Livros didáticos com atividades musicais para crianças de cinco anos : uma avaliação de professoras da rede pública de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massambani, Ana Caroline Barbosa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80412
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Guilherme Gabriel Ballande Romanelli
id UFPR_3d453e71fa8e91c27195942a3eea6e1b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80412
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em MúsicaRomanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975-Massambani, Ana Caroline Barbosa2022-12-06T13:54:11Z2022-12-06T13:54:11Z2022https://hdl.handle.net/1884/80412Orientador: Prof. Dr. Guilherme Gabriel Ballande RomanelliDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 07/10/2022Inclui referências: p. 72-77Resumo: O livro didático é um instrumento culturalmente utilizado em todo o mundo como apoio ao trabalho dos professores em maior ou menor grau. O Brasil investe um grande volume de recursos públicos na aquisição e distribuição gratuita de livros didáticos. Porém, é preciso entender como eles são utilizados e se correspondem às expectativas e necessidades dos professores. A partir do edital n° 02/2020 do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), a Educação Infantil foi incluída para receber, no ano de 2022, livros didáticos não só para professores, mas também para os estudantes, gerando críticas de várias instituições e da sociedade civil. O presente estudo está voltado para as expectativas e necessidades das professoras da Educação Infantil da Rede Pública com relação aos livros didáticos com atividades musicais. O artigo 26 § 2° da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) inclui o ensino da arte como componente curricular obrigatório da Educação Básica, e a música está inserida nessa obrigatoriedade. Levando em conta que, em sua maioria, os profissionais docentes de Educação Infantil não têm uma formação musical formal, esta pesquisa procura investigar como se sentem em relação às atividades musicais e os livros didáticos, quando disponíveis, e como o livro poderia ajudá-los. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa de opinião com aplicação de questionário virtual a professoras da Educação Infantil da rede pública de ensino. Os resultados apontam que a maior parte das entrevistadas não tem acesso a livros didáticos com atividades musicais, mas que gostariam de ter e acreditam que os livros ajudam no fazer musical da escola, mas que não substituem a formação continuada das professoras.Abstract: The textbook is an instrument culturally used all over the world to support the work of teachers to a greater or lesser extent. Brazil invests a large volume of public resources in the purchase and free distribution of textbooks. However, it is necessary to understand how they are used and whether they meet the expectations and needs of teachers. As from the Edict No. 02/2020 of the National Plan for Textbooks (PNLD), Early Childhood Education was included to receive, in the year 2022, textbooks not only for teachers, but also for students, generating criticism from several institutions and civil society. The present study is focused on the expectations and needs of Preschool Education teachers in the Public School System regarding textbooks with musical activities. The article 26 § 2 of the Law of Directives and Bases of National Education (LDBEN) includes the teaching of art as a mandatory curricular component of Basic Education, and music is inserted in this obligation. Taking into account that, for the most part, preschool teachers do not have a formal musical education, this research seeks to investigate how they feel about musical activities and textbooks, when available, and how the book could help them. This study was carried out by means of an opinion poll with the application of a virtual questionnaire to kindergarten teachers from the public school system. The results show that most of the interviewees do not have access to textbooks with musical activities, but would like to have them and believe that the books help in the musical practice at school, but that they do not replace the teachers' continuing education.1 recurso online : PDF.application/pdfMúsica - Instrução e estudoMúsica - Livros didaticosEducação infantilMúsicaLivros didáticos com atividades musicais para crianças de cinco anos : uma avaliação de professoras da rede pública de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANA CAROLINE BARBOSA MASSAMBANI KARAM.pdfapplication/pdf11164008https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80412/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20CAROLINE%20BARBOSA%20MASSAMBANI%20KARAM.pdfbc32334ea48dce35eb49377ddc869164MD51open access1884/804122022-12-06 10:54:11.097open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80412Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-06T13:54:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Livros didáticos com atividades musicais para crianças de cinco anos : uma avaliação de professoras da rede pública de ensino
title Livros didáticos com atividades musicais para crianças de cinco anos : uma avaliação de professoras da rede pública de ensino
spellingShingle Livros didáticos com atividades musicais para crianças de cinco anos : uma avaliação de professoras da rede pública de ensino
Massambani, Ana Caroline Barbosa
Música - Instrução e estudo
Música - Livros didaticos
Educação infantil
Música
title_short Livros didáticos com atividades musicais para crianças de cinco anos : uma avaliação de professoras da rede pública de ensino
title_full Livros didáticos com atividades musicais para crianças de cinco anos : uma avaliação de professoras da rede pública de ensino
title_fullStr Livros didáticos com atividades musicais para crianças de cinco anos : uma avaliação de professoras da rede pública de ensino
title_full_unstemmed Livros didáticos com atividades musicais para crianças de cinco anos : uma avaliação de professoras da rede pública de ensino
title_sort Livros didáticos com atividades musicais para crianças de cinco anos : uma avaliação de professoras da rede pública de ensino
author Massambani, Ana Caroline Barbosa
author_facet Massambani, Ana Caroline Barbosa
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Romanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975-
dc.contributor.author.fl_str_mv Massambani, Ana Caroline Barbosa
contributor_str_mv Romanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Música - Instrução e estudo
Música - Livros didaticos
Educação infantil
Música
topic Música - Instrução e estudo
Música - Livros didaticos
Educação infantil
Música
description Orientador: Prof. Dr. Guilherme Gabriel Ballande Romanelli
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-06T13:54:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-06T13:54:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/80412
url https://hdl.handle.net/1884/80412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80412/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20CAROLINE%20BARBOSA%20MASSAMBANI%20KARAM.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bc32334ea48dce35eb49377ddc869164
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898840392073216