A avaliação de crianças e jovens sobre os livros didáticos utilizados no ensino da música na disciplina de arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Harada, Paula do Amaral
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80796
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Guilherme Ballande Romanelli
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em MúsicaRomanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975-Harada, Paula do Amaral2023-01-18T15:53:45Z2023-01-18T15:53:45Z2022https://hdl.handle.net/1884/80796Orientador: Prof. Dr. Guilherme Ballande RomanelliDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 08/11/2022Inclui referênciasÁrea de concentração: Educação Musical e CogniçãoResumo: O ponto central deste trabalho foi reconhecer quais são as avaliações de crianças e jovens, sobre os livros de Arte/Música. Participaram da pesquisa 11 sujeitos, entre 9 e 18 anos, que avaliaram comparativamente 2 livros didáticos do PNLD Arte. Os sujeitos da pesquisa são participantes de um programa extracurricular de Educação Musical ativo no Município de Curitiba, o Programa MusicaR. Objetivouse ainda verificar a presença ou não do interesse dos sujeitos sobre os livros, e compreender de que forma as avaliações dos alunos podem contribuir com os livros didáticos, sendo eles seus usuários finais. O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) tem grande abrangência nacional, sendo o PNLD Arte responsável pela produção, circulação e distribuição de livros de Arte/Música, neste sentido, esta pesquisa é justificada pelo impacto social destes materiais, pelo qual, a maior parte da população brasileira tem seus primeiros contatos, senão exclusivos, com o ensino formal da Música. Outra justificativa é a constatação de que ainda são escassas as pesquisas da Manualística e Educação Musical que envolvem os alunos, seus usos e percepções. Portanto, visou-se contribuir para o desenvolvimento da Manualística como o campo do conhecimento que se dedica ao estudo dos livros e manuais didáticos, considerados aqui como um objeto fonte e síntese de múltiplos fatores da cultura escolar, não apenas nos seus aspectos físicos, mas nas várias relações que transcorrem a constituição deste artefato cultural (CHOPPIN, 2002,2004; ESCOLANO BENITO, 2012; FORQUIN, 1993; GARCIA, 2013). Para a pesquisa, foram selecionados sujeitos participantes do MusicaR em uma Regional localizada na região periférica da cidade. Assim, a pesquisa foi fundamentada na teoria bourdieusiana para compreender as relações entre cultura e escola, bem como o capital simbólico, econômico, cultural e social (BOURDIEU, 1987, 2003 [1993], 1998, 2015; NOGUEIRA; NOGUEIRA, 2016). As metodologias de pesquisa envolveram: I. Pesquisa bibliográfica; II. Análise documental; III. Pesquisa de levantamento, com questionários de resposta fechada e aberta. A metodologia de análise documental proporcionou ainda um objetivo específico da pesquisa em contribuir com o desenvolvimento do Protocolo Valcárcel Arte, o PVA, como método de análise dos livros didáticos de Arte, ainda em construção. Por fim, reconhece-se que crianças e jovens, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, são usuários competentes dos livros didáticos de Arte/Música, mostrando interesse e defendendo seu uso em sala de aula, o que justifica os grandes investimentos públicos na produção e circulação dos livros didáticos e a possibilidade de melhorias contínuas dos materiais, considerando as percepções de seus usuários.Abstract: The focus of this paper was to identify the evaluation of children and youth about Art/Music textbooks. Eleven subjects, between 9 and 18 years old, participated in the research and comparatively evaluated two PNLD Art textbooks. The research subjects are participants in an extracurricular program of Music Education of Curitiba, the MusicaR Program. The research also aimed to verify the presence ir not of the subjects' interest in the books, and to understand how the students’ evaluation can contribute to the textbooks, being their final users. In Brazil, the National Program for Books and Teaching Material (PNLD) has a wide coverage, and the PNLD Arte is responsible for the production, circulation and distribution of Art/Music textbooks. Therefore, this research is justified by the social impact, through which most of the Brazilian population has its first contacts, if not the only ones, with the formal teaching of Music. Another reason for The present paper is the fact that research in Manualistics and Music Education involving students, their uses and perceptions is still scarce. Therefore, this study aims to contribute to the development of Manualistics as the field of knowledge dedicated to the study of textbooks and manuals, considered here as a resource object and synthesis of multiple factors of school culture, not only in its physical aspects, but also in the various relationships that transcend the constitution of this cultural artifact (CHOPPIN, 2002, 2004; ESCOLANO BENITO, 2012; FORQUIN, 1993; GARCIA, 2013). For the research, MusicaR participants from a regional office located in the outskirts of the city were selected. Thus, the research was based on Bourdieusian theory to understand the relationships between culture and school, as well as symbolic, economic, cultural and social capital (BOURDIEU, 1987, 2003 [1993], 1998, 2015; NOGUEIRA; NOGUEIRA, 2016). The research methodologies involved: I. Bibliographic research; II. Documentary analysis; III. Survey research, with closed and open-response questionnaires. The documentary analysis methodology also provided a specific research objective to contribute to the development of the Valcárcel Art Protocol, the PVA, as a method of analyzing Art textbooks, still in development. Finally, it is recognized that children and young people, since the early years of elementary school, are competent users of Art/Music textbooks, showing interest and defending their use in the classroom, which justifies the large public investments in the production and circulation of textbooks and the possibility of improvement of the materials, considering the perceptions of its users.1 recurso online : PDF.application/pdfMúsica - Instrução e estudoLivros didáticos - AvaliaçãoMúsicaA avaliação de crianças e jovens sobre os livros didáticos utilizados no ensino da música na disciplina de arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - PAULA DO AMARAL HARADA.pdfapplication/pdf9442653https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80796/1/R%20-%20D%20-%20PAULA%20DO%20AMARAL%20HARADA.pdf9f0c50fc3d13570d1697fce66274ae5bMD51open access1884/807962023-01-18 12:53:45.353open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80796Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-01-18T15:53:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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