Experimentação no ensino de física : desenvolvimento de uma sequencia didática sobre dilatação térmica na educação de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/68767 |
Resumo: | Orientador : William Júnior do Nascimento |
id |
UFPR_40267304c140becc6bf3413f3fa51b7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68767 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Torres, Tatiane Gilio, 1996-Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Ciências ExatasNascimento, William Junior do2020-10-02T17:17:29Z2020-10-02T17:17:29Z2018https://hdl.handle.net/1884/68767Orientador : William Júnior do NascimentoMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia., Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Extas.Inclui referênciasResumo : A experimentação no ensino de Física tem por objetivo propiciar uma discussão e reflexão em sala de aula, a partir da qual o conhecimento científico é confrontado com os conhecimentos do senso comum, possibilitando assim a construção do saber, a compreensão de determinados assuntos científicos e o favorecimento da aprendizagem significativa. Com base neste pressuposto, este trabalho possui como objetivo elaborar uma sequência didática, que se utiliza da experimentação, com materiais de baixo custo, de simulações computacionais, de vídeos e imagens, para o ensino de Dilatação Térmica, com vistas a desenvolver uma metodologia mais significativa e diferenciada do modelo de ensino tradicional, resgatando o interesse dos alunos da EJA pelos conteúdos de Física. A sequência didática foi desenvolvida em duas turmas de EJA, localizadas em uma cidade do interior do Paraná, na disciplina de Física, com duração de dez horas aulas, no período noturno. Inicialmente aplicou-se um questionário diagnóstico para analisar os conhecimentos prévios dos alunos e realizou-se uma conversa introdutória sobre o conteúdo. Em seguida, explicou-se os tipos, as características e algumas aplicações práticas referentes à Dilatação Térmica, além de atividades diversificadas, envolvendo experimentos e simulações, relacionados com situações do cotidiano. Por fim, aplicou-se novamente um questionário com intuito de verificar os conceitos assimilados e compreendidos pelos estudantes. Os resultados sugerem que o uso da experimentação e de metodologias diversificadas torna os alunos da EJA mais ativos no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando um conhecimento mais significativo, pois relaciona a teoria com a prática do cotidiano, interligando a vivência que o estudante já possui com os saberes científicos.129 p. : il.application/pdfFísica - Estudo e ensinoEducação de adultosEnsino - MetodologiaExperimentação no ensino de física : desenvolvimento de uma sequencia didática sobre dilatação térmica na educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTATIANE GILIO TORRES.pdfapplication/pdf8425533https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68767/1/TATIANE%20GILIO%20TORRES.pdfbabfd91b5233b9454c640a13befa92dbMD51open access1884/687672020-10-02 14:17:29.324open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68767Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-02T17:17:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Experimentação no ensino de física : desenvolvimento de uma sequencia didática sobre dilatação térmica na educação de jovens e adultos |
title |
Experimentação no ensino de física : desenvolvimento de uma sequencia didática sobre dilatação térmica na educação de jovens e adultos |
spellingShingle |
Experimentação no ensino de física : desenvolvimento de uma sequencia didática sobre dilatação térmica na educação de jovens e adultos Torres, Tatiane Gilio, 1996- Física - Estudo e ensino Educação de adultos Ensino - Metodologia |
title_short |
Experimentação no ensino de física : desenvolvimento de uma sequencia didática sobre dilatação térmica na educação de jovens e adultos |
title_full |
Experimentação no ensino de física : desenvolvimento de uma sequencia didática sobre dilatação térmica na educação de jovens e adultos |
title_fullStr |
Experimentação no ensino de física : desenvolvimento de uma sequencia didática sobre dilatação térmica na educação de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Experimentação no ensino de física : desenvolvimento de uma sequencia didática sobre dilatação térmica na educação de jovens e adultos |
title_sort |
Experimentação no ensino de física : desenvolvimento de uma sequencia didática sobre dilatação térmica na educação de jovens e adultos |
author |
Torres, Tatiane Gilio, 1996- |
author_facet |
Torres, Tatiane Gilio, 1996- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Ciências Exatas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Tatiane Gilio, 1996- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nascimento, William Junior do |
contributor_str_mv |
Nascimento, William Junior do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - Estudo e ensino Educação de adultos Ensino - Metodologia |
topic |
Física - Estudo e ensino Educação de adultos Ensino - Metodologia |
description |
Orientador : William Júnior do Nascimento |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-10-02T17:17:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-10-02T17:17:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/68767 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/68767 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
129 p. : il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68767/1/TATIANE%20GILIO%20TORRES.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
babfd91b5233b9454c640a13befa92db |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898763144527872 |