Experimentação no ensino de física : desenvolvimento de uma sequencia didática sobre dilatação térmica na educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Tatiane Gilio, 1996-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/68767
Resumo: Orientador : William Júnior do Nascimento
id UFPR_40267304c140becc6bf3413f3fa51b7c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68767
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Torres, Tatiane Gilio, 1996-Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Ciências ExatasNascimento, William Junior do2020-10-02T17:17:29Z2020-10-02T17:17:29Z2018https://hdl.handle.net/1884/68767Orientador : William Júnior do NascimentoMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia., Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Extas.Inclui referênciasResumo : A experimentação no ensino de Física tem por objetivo propiciar uma discussão e reflexão em sala de aula, a partir da qual o conhecimento científico é confrontado com os conhecimentos do senso comum, possibilitando assim a construção do saber, a compreensão de determinados assuntos científicos e o favorecimento da aprendizagem significativa. Com base neste pressuposto, este trabalho possui como objetivo elaborar uma sequência didática, que se utiliza da experimentação, com materiais de baixo custo, de simulações computacionais, de vídeos e imagens, para o ensino de Dilatação Térmica, com vistas a desenvolver uma metodologia mais significativa e diferenciada do modelo de ensino tradicional, resgatando o interesse dos alunos da EJA pelos conteúdos de Física. A sequência didática foi desenvolvida em duas turmas de EJA, localizadas em uma cidade do interior do Paraná, na disciplina de Física, com duração de dez horas aulas, no período noturno. Inicialmente aplicou-se um questionário diagnóstico para analisar os conhecimentos prévios dos alunos e realizou-se uma conversa introdutória sobre o conteúdo. Em seguida, explicou-se os tipos, as características e algumas aplicações práticas referentes à Dilatação Térmica, além de atividades diversificadas, envolvendo experimentos e simulações, relacionados com situações do cotidiano. Por fim, aplicou-se novamente um questionário com intuito de verificar os conceitos assimilados e compreendidos pelos estudantes. Os resultados sugerem que o uso da experimentação e de metodologias diversificadas torna os alunos da EJA mais ativos no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando um conhecimento mais significativo, pois relaciona a teoria com a prática do cotidiano, interligando a vivência que o estudante já possui com os saberes científicos.129 p. : il.application/pdfFísica - Estudo e ensinoEducação de adultosEnsino - MetodologiaExperimentação no ensino de física : desenvolvimento de uma sequencia didática sobre dilatação térmica na educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTATIANE GILIO TORRES.pdfapplication/pdf8425533https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68767/1/TATIANE%20GILIO%20TORRES.pdfbabfd91b5233b9454c640a13befa92dbMD51open access1884/687672020-10-02 14:17:29.324open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68767Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-02T17:17:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experimentação no ensino de física : desenvolvimento de uma sequencia didática sobre dilatação térmica na educação de jovens e adultos
title Experimentação no ensino de física : desenvolvimento de uma sequencia didática sobre dilatação térmica na educação de jovens e adultos
spellingShingle Experimentação no ensino de física : desenvolvimento de uma sequencia didática sobre dilatação térmica na educação de jovens e adultos
Torres, Tatiane Gilio, 1996-
Física - Estudo e ensino
Educação de adultos
Ensino - Metodologia
title_short Experimentação no ensino de física : desenvolvimento de uma sequencia didática sobre dilatação térmica na educação de jovens e adultos
title_full Experimentação no ensino de física : desenvolvimento de uma sequencia didática sobre dilatação térmica na educação de jovens e adultos
title_fullStr Experimentação no ensino de física : desenvolvimento de uma sequencia didática sobre dilatação térmica na educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Experimentação no ensino de física : desenvolvimento de uma sequencia didática sobre dilatação térmica na educação de jovens e adultos
title_sort Experimentação no ensino de física : desenvolvimento de uma sequencia didática sobre dilatação térmica na educação de jovens e adultos
author Torres, Tatiane Gilio, 1996-
author_facet Torres, Tatiane Gilio, 1996-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Ciências Exatas
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Tatiane Gilio, 1996-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nascimento, William Junior do
contributor_str_mv Nascimento, William Junior do
dc.subject.por.fl_str_mv Física - Estudo e ensino
Educação de adultos
Ensino - Metodologia
topic Física - Estudo e ensino
Educação de adultos
Ensino - Metodologia
description Orientador : William Júnior do Nascimento
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-02T17:17:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-02T17:17:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/68767
url https://hdl.handle.net/1884/68767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 129 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68767/1/TATIANE%20GILIO%20TORRES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv babfd91b5233b9454c640a13befa92db
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898763144527872