HQ bilíngue multidisciplinar como uma proposta de sequência didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/58958 |
Resumo: | Orientadora: Kelly Priscilla Lóddo Cezar |
id |
UFPR_4147858ae92b571926485e30bb8f42be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/58958 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Almeida, Luiz Gustavo Paulino deCezar, Kelly Priscilla Lóddo, 1983-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras2021-12-09T18:44:52Z2021-12-09T18:44:52Z2018https://hdl.handle.net/1884/58958Orientadora: Kelly Priscilla Lóddo CezarMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras LibrasResumo: O uso de gêneros textuais no espaço escolar se constitui uma excelente ferramenta para o ensino. Nos últimos anos observamos que a geração jovem dedica-se em passatempos como games, animês e mangás. Pensando nesse novo cenário social, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de sequência didática bilíngue (SDB) de caráter multidisciplinar utilizando a criação de uma história em quadrinhos bilíngue de estilo mangá para aprendizes surdos. Optou-se por utilizar o modelo de proposta de SDB na perspectiva bilíngue para surdos posta por Cezar (2018) que tem como aporte teórico os gêneros textuais (Marcuschi, 2005); sequência didática (Dolz, Noverraz e Schneuwly, 2004); bilinguismo (Fernandes, 2005). O instrumento de pesquisa para criação da SDB foi a HQ bilíngue para surdos (Cezar e Almeida, 2018), organizada da seguinte forma: 1) Quebra da barreira linguística: a) levantamento de conceitos, b) levantamento de sinais, c) criação de sinalário e de glossário; 2) Sinalização (Libras como L1): apresentação do gênero HQ; 3) Apresentação do tema histórico (aspectos históricos, sociais, culturais e linguísticos) e proposta de uma HQ; 4) Produção inicial: exploração do gênero e da história; 5) Sequência histórica: danos linguísticos; análise dos desenhos; 6) Linguagem dos quadrinhos: aspectos linguísticos e visuais das línguas sinalizadas e 7) Produção final: trabalho com a escrita; criação de uma HQ e divulgação do material criado. Assim, consideramos que a SDB criada destaca os elementos visuais que confluem com os aspectos linguísticos das línguas de sinais podendo se transformar em um recurso disponível para o ensino multidisciplinar.21 f.application/pdf application/daisyDisponível em formato digitalLIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais)Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - BrasilSurdos - Meios de comunicaçãoGêneros textuaisHQ bilíngue multidisciplinar como uma proposta de sequência didáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC Luiz.pdfapplication/pdf700899https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58958/1/TCC%20Luiz.pdfd14a62e23d6f569f5485fc7e69a80f2dMD51open accessResumo Luiz.mp4video/mp417474154https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58958/2/Resumo%20Luiz.mp4a94d81472d5dd01efa0fe305f296e8a0MD52open access1884/589582021-12-09 15:44:52.724open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58958Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-12-09T18:44:52Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
HQ bilíngue multidisciplinar como uma proposta de sequência didática |
title |
HQ bilíngue multidisciplinar como uma proposta de sequência didática |
spellingShingle |
HQ bilíngue multidisciplinar como uma proposta de sequência didática Almeida, Luiz Gustavo Paulino de LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - Brasil Surdos - Meios de comunicação Gêneros textuais |
title_short |
HQ bilíngue multidisciplinar como uma proposta de sequência didática |
title_full |
HQ bilíngue multidisciplinar como uma proposta de sequência didática |
title_fullStr |
HQ bilíngue multidisciplinar como uma proposta de sequência didática |
title_full_unstemmed |
HQ bilíngue multidisciplinar como uma proposta de sequência didática |
title_sort |
HQ bilíngue multidisciplinar como uma proposta de sequência didática |
author |
Almeida, Luiz Gustavo Paulino de |
author_facet |
Almeida, Luiz Gustavo Paulino de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Cezar, Kelly Priscilla Lóddo, 1983- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Luiz Gustavo Paulino de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - Brasil Surdos - Meios de comunicação Gêneros textuais |
topic |
LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) Lingua brasileira de sinais - Estudo e ensino - Brasil Surdos - Meios de comunicação Gêneros textuais |
description |
Orientadora: Kelly Priscilla Lóddo Cezar |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-09T18:44:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-12-09T18:44:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/58958 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/58958 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
21 f. application/pdf application/daisy |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58958/1/TCC%20Luiz.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58958/2/Resumo%20Luiz.mp4 |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d14a62e23d6f569f5485fc7e69a80f2d a94d81472d5dd01efa0fe305f296e8a0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860532353892352 |