Desenho e modelo físico realizados pelas crianças como registro de produção e apropriação do conhecimento na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gois, Francisca Martins de, 1963-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/70246
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Anderson Roges Teixeira Góes
id UFPR_434a21b9614bac2d46316a8f4b08ea96
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/70246
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Gois, Francisca Martins de, 1963-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGóes, Anderson Roges Teixeira, 1979-2021-05-10T21:46:47Z2021-05-10T21:46:47Z2020https://hdl.handle.net/1884/70246Orientador: Prof. Dr. Anderson Roges Teixeira GóesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 09/11/2020Inclui referências: p. 133-136Resumo: O presente trabalho teve o objetivo de compreender como a Expressão Gráfica, por meio do desenho e do modelo físico, contribui para a apropriação do conhecimento na educação infantil. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo intervenção pedagógica, em que as práticas foram desenvolvidas com vinte e um participantes, crianças na faixa etária de três e quatro anos, da turma do Pré I de um Centro Municipal de Educação Infantil de Curitiba. Para sustentar as discussões e análises realizadas sobre desenho e modelo físico, como recursos para aprendizagem na educação infantil, elementos do campo de estudos da Expressão Gráfica, foram utilizados textos de Góes (2013), Góes e Góes (2015, 2016, 2018), Iavelberg (2013, 2017), Brittain e Lowenfeld (1977), Luquet (1969), Simielli (1991) e Smole (1996). O Espaço de Brincar e a Expressão Gráfica permearam o processo de intervenção pedagógica utilizando dos seus recursos metodológicos para a aprendizagem das crianças, em que as práticas possibilitaram o desenvolvimento da criatividade, imaginação e fantasia, por meio de diferentes linguagens. A metodologia desenvolvida foi composta de sequência de atividades, realizadas em seis encontros, priorizando o diálogo e as experiências das crianças, bem como, possibilitando a ampliação de repertório delas. As atividades desenvolvidas, contemplaram: roda de conversa, apresentação de vídeo, construção do Espaço de Brincar "Trem" para momentos lúdicos, desenho, coloração e construção de modelos físicos, sendo este subdividido em dois momentos: prática de colorir e decoração no modelo e a construção "maquete" representando os acontecimentos dos fatos presenciados. Foram definidas duas unidades de análise, sendo observados os seguintes aspectos: Desenho como recurso para aprendizagem na educação infantil - em que se discute como a produção do desenho registra o conhecimento apropriado pelas crianças, por meio da linguagem vivenciada; e o modelo físico como recurso para aprendizagem na educação infantil - em que é discutida a representação as situações vivenciadas com construção do modelo reduzido pelas crianças. Desta forma, é possível afirmar que o desenho e o modelo físico, como recursos para aprendizagem na educação infantil, ampliam, fortalecem e desenvolvem as potencialidades e o protagonismo das crianças nas diferentes vivências, pois percebeu-se o desenvolvimento das linguagens, da autonomia, da criatividade, da imaginação, do faz de conta, da oralidade, da visualização das imagens e vídeos e do brincar, explorando os Espaços de Brincar, aspectos que contribuem para a compreensão e apropriação do conhecimento na educação infantil. Palavras-Chave: Educação Infantil. Espaço de Brincar. Expressão Gráfica. Desenho. Modelo Físico.Abstract: This work aims to understand how Graphic Expression, through drawing and physical model, contributes to the appropriation of knowledge in early childhood education. For this, a qualitative research, of the pedagogical intervention type, is developed, in which the practices were developed with twenty-one participants, children between the ages of three and four, from the Pre I class of a Municipal Childhood Education Center from Curitiba. To support the discussions and analyzes carried out on design and physical model, as resources for learning in early childhood education, elements of the Graphic Expression study field, texts from Góes (2013), Góes and Góes (2015, 2016, 2018), Iavelberg were used (2013, 2017), Brittain e Lowenfeld (1977), Luquet (1969) Simielli (1991) and Smole (1996). The Play Space and Graphic Expression permeated the process of pedagogical intervention using its methodological resources for children's learning, in which practices enabled the development of creativity, imagination and fantasy, through different languages. The methodology developed consists of a sequence of activities, carried out in six meetings, prioritizing the dialogue and the children's experiences, as well as expanding their repertoire. Among the activities developed are the conversation wheel, video presentation, construction of the "Trem" Play Space for playful moments, design, coloring and construction of physical models, which is subdivided into two moments: practice of coloring and decoration on the model and the construction "model" representing the events of the facts witnessed. Two units of analysis were defined, observing the following aspects: Drawing as a resource for learning in early childhood education - in which it is discussed how the production of drawing registers the appropriate knowledge by children, through the experienced language; and the physical model as a resource for learning in early childhood education - in which the representation of situations experienced with the construction of the reduced model by children is discussed. In this way, it is possible to affirm that the design and the physical model, as resources for learning in early childhood education, expand, strengthen and develop the potential and the protagonism of children in different experiences, as the development of languages, autonomy, creativity, imagination, make-believe, orality, viewing images and videos and playing exploring the Play Spaces, aspects that contribute to the understanding and appropriation of knowledge in early childhood education. Keywords: Early Childhood Education. Play Space. Graphic Expression. Drawing. Physical Model.1 arquivo (140 p.) : il. (algumas color.).application/pdfEducação infantilExpressão gráficaDesenho infantilEducaçãoDesenho e modelo físico realizados pelas crianças como registro de produção e apropriação do conhecimento na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FRANCISCA MARTINS DE GOIS.pdfapplication/pdf2226112https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70246/1/R%20-%20D%20-%20FRANCISCA%20MARTINS%20DE%20GOIS.pdfb8d6d37c7855e513a81a4cac1931a8b4MD51open access1884/702462021-05-10 18:46:47.337open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70246Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-05-10T21:46:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenho e modelo físico realizados pelas crianças como registro de produção e apropriação do conhecimento na educação infantil
title Desenho e modelo físico realizados pelas crianças como registro de produção e apropriação do conhecimento na educação infantil
spellingShingle Desenho e modelo físico realizados pelas crianças como registro de produção e apropriação do conhecimento na educação infantil
Gois, Francisca Martins de, 1963-
Educação infantil
Expressão gráfica
Desenho infantil
Educação
title_short Desenho e modelo físico realizados pelas crianças como registro de produção e apropriação do conhecimento na educação infantil
title_full Desenho e modelo físico realizados pelas crianças como registro de produção e apropriação do conhecimento na educação infantil
title_fullStr Desenho e modelo físico realizados pelas crianças como registro de produção e apropriação do conhecimento na educação infantil
title_full_unstemmed Desenho e modelo físico realizados pelas crianças como registro de produção e apropriação do conhecimento na educação infantil
title_sort Desenho e modelo físico realizados pelas crianças como registro de produção e apropriação do conhecimento na educação infantil
author Gois, Francisca Martins de, 1963-
author_facet Gois, Francisca Martins de, 1963-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Gois, Francisca Martins de, 1963-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Góes, Anderson Roges Teixeira, 1979-
contributor_str_mv Góes, Anderson Roges Teixeira, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Expressão gráfica
Desenho infantil
Educação
topic Educação infantil
Expressão gráfica
Desenho infantil
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Anderson Roges Teixeira Góes
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-10T21:46:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-10T21:46:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/70246
url https://hdl.handle.net/1884/70246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (140 p.) : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70246/1/R%20-%20D%20-%20FRANCISCA%20MARTINS%20DE%20GOIS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b8d6d37c7855e513a81a4cac1931a8b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860830113824768