Boborleta é coisa de menina, né? : fatores que podem influenciar as crianças no momento em que desenham
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/139559 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso trata da temática do desenho na Educação Infantil, tendo, como questão problematizadora, que fatores podem intervir nas decisões das crianças no momento em que desenham. Para seu desenvolvimento, foi utilizado o método de pesquisa qualitativa, ancorado, principalmente, nos estudos de Pillar e Rangel, tendo também contribuições de estudos de Piaget. A coleta de dados aconteceu através de cinco encontros estruturados realizados com quatro crianças do Jardim A de uma Escola de Educação Infantil de Porto Alegre. Através dos dados obtidos nesses encontros, a partir de desenhos e falas das crianças, foi possível perceber que, nesse grupo, três fatores principais interviram nas suas decisões enquanto desenhavam: o gênero e a mídia, a família, e a cooperação entre os pares. Foi possível, também, perceber uma necessidade de romper com a prática estereotipada do uso do desenho, bem como a necessidade de ampliar o repertório de imagens e de materiais sobre expressão gráfica para as crianças. |
id |
UFRGS-2_9196c48e40b5931bfa8d23656d874b76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139559 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Prasdio, Paula da SilvaCollares, Darli2016-04-26T02:07:48Z2015http://hdl.handle.net/10183/139559000990560O presente trabalho de conclusão de curso trata da temática do desenho na Educação Infantil, tendo, como questão problematizadora, que fatores podem intervir nas decisões das crianças no momento em que desenham. Para seu desenvolvimento, foi utilizado o método de pesquisa qualitativa, ancorado, principalmente, nos estudos de Pillar e Rangel, tendo também contribuições de estudos de Piaget. A coleta de dados aconteceu através de cinco encontros estruturados realizados com quatro crianças do Jardim A de uma Escola de Educação Infantil de Porto Alegre. Através dos dados obtidos nesses encontros, a partir de desenhos e falas das crianças, foi possível perceber que, nesse grupo, três fatores principais interviram nas suas decisões enquanto desenhavam: o gênero e a mídia, a família, e a cooperação entre os pares. Foi possível, também, perceber uma necessidade de romper com a prática estereotipada do uso do desenho, bem como a necessidade de ampliar o repertório de imagens e de materiais sobre expressão gráfica para as crianças.application/pdfporEducação infantilDesenhoDesenho infantilBoborleta é coisa de menina, né? : fatores que podem influenciar as crianças no momento em que desenhaminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990560.pdf000990560.pdfTexto completoapplication/pdf712196http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139559/1/000990560.pdf8123cdb875f5dbadfc2277d27ae77dd9MD51TEXT000990560.pdf.txt000990560.pdf.txtExtracted Texttext/plain49481http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139559/2/000990560.pdf.txt3257049680c032ba51ffbab81d4407baMD52THUMBNAIL000990560.pdf.jpg000990560.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139559/3/000990560.pdf.jpg97e3f475aa2e7fe2af48aefdea50a443MD5310183/1395592018-10-25 09:17:08.939oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139559Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:17:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Boborleta é coisa de menina, né? : fatores que podem influenciar as crianças no momento em que desenham |
title |
Boborleta é coisa de menina, né? : fatores que podem influenciar as crianças no momento em que desenham |
spellingShingle |
Boborleta é coisa de menina, né? : fatores que podem influenciar as crianças no momento em que desenham Prasdio, Paula da Silva Educação infantil Desenho Desenho infantil |
title_short |
Boborleta é coisa de menina, né? : fatores que podem influenciar as crianças no momento em que desenham |
title_full |
Boborleta é coisa de menina, né? : fatores que podem influenciar as crianças no momento em que desenham |
title_fullStr |
Boborleta é coisa de menina, né? : fatores que podem influenciar as crianças no momento em que desenham |
title_full_unstemmed |
Boborleta é coisa de menina, né? : fatores que podem influenciar as crianças no momento em que desenham |
title_sort |
Boborleta é coisa de menina, né? : fatores que podem influenciar as crianças no momento em que desenham |
author |
Prasdio, Paula da Silva |
author_facet |
Prasdio, Paula da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prasdio, Paula da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Collares, Darli |
contributor_str_mv |
Collares, Darli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Desenho Desenho infantil |
topic |
Educação infantil Desenho Desenho infantil |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso trata da temática do desenho na Educação Infantil, tendo, como questão problematizadora, que fatores podem intervir nas decisões das crianças no momento em que desenham. Para seu desenvolvimento, foi utilizado o método de pesquisa qualitativa, ancorado, principalmente, nos estudos de Pillar e Rangel, tendo também contribuições de estudos de Piaget. A coleta de dados aconteceu através de cinco encontros estruturados realizados com quatro crianças do Jardim A de uma Escola de Educação Infantil de Porto Alegre. Através dos dados obtidos nesses encontros, a partir de desenhos e falas das crianças, foi possível perceber que, nesse grupo, três fatores principais interviram nas suas decisões enquanto desenhavam: o gênero e a mídia, a família, e a cooperação entre os pares. Foi possível, também, perceber uma necessidade de romper com a prática estereotipada do uso do desenho, bem como a necessidade de ampliar o repertório de imagens e de materiais sobre expressão gráfica para as crianças. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-26T02:07:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/139559 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000990560 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/139559 |
identifier_str_mv |
000990560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139559/1/000990560.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139559/2/000990560.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139559/3/000990560.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8123cdb875f5dbadfc2277d27ae77dd9 3257049680c032ba51ffbab81d4407ba 97e3f475aa2e7fe2af48aefdea50a443 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447170573139968 |