Perspectiva dos desafios e caminhos para a inclusão social, conforme os beneficiários do Programa Bolsa Família da escola Municipal 31 de Março em Telêmaco Borba/PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Rosilda Antunes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53772
Resumo: Orientador : Ms. Ramon de Oliveira Bieco Braga
id UFPR_447102ea0f86b76f7f0ff92a7ef5736e
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53772
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Teixeira, Rosilda AntunesUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialBraga, Ramon de Oliveira Bieco2021-07-01T19:15:50Z2021-07-01T19:15:50Z2016https://hdl.handle.net/1884/53772Orientador : Ms. Ramon de Oliveira Bieco BragaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : A presente pesquisa discorre sobre a importância do Programa Bolsa Família, no contexto dos beneficiários do Programa Bolsa Família da Escola Municipal 31 de Março, onde 60% das famílias são cadastradas. A mesma está inserida na periferia do município de Telêmaco Borba/PR, tendo como realidade uma comunidade carente, ou seja, as maiorias desses alunos vivem em situação de pobreza e extrema pobreza. Assim sendo, objetivou-se identificar as famílias beneficiadas, para compreender como as mesmas administram o dinheiro, em prol da melhoria do rendimento escolar dos discentes. Com base na matriz metodológica quantitativa dedutiva, foram entrevistadas de forma anônima e voluntária, com base em um questionário semiestruturado, 10% das famílias cadastradas no sistema do Programa Bolsa Família. Na análise das respostas obtidas, percebeu-se que algumas famílias consideram esse benefício de grande valor, pois é com base dele que as mesmas sobrevivem e muitas vezes se sentem envergonhadas por receberem o benefício, acreditando que não possuem outra forma de sobrevivência sem o mesmo, produzindo um sentimento de serem sujeitos excluídos da sociedade. Salienta-se ainda que as mesmas vivem em situação de pobreza e extrema pobreza. Conclui-se que o Programa Bolsa Família vem de encontro para suprir, e até mesmo sanar, as necessidades dessas famílias, pois o mesmo é de suma importância para a sobrevivência dessas famílias. Compreendeu-se que as famílias entrevistadas acreditam que a melhor condição para se mudar de vida é via a educação. Portanto, a escola como um uma instituição privilegiada, deve pensar e refletir sobre o seu verdadeiro papel que é o de formar pessoas capazes de enfrentar os desafios que a sociedade futuramente lhe oferecerá.1 arquivo (16 p.).application/pdfProgramas de sustentaçao de rendaExclusão socialPobrezaPerspectiva dos desafios e caminhos para a inclusão social, conforme os beneficiários do Programa Bolsa Família da escola Municipal 31 de Março em Telêmaco Borba/PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ROSILDA ANTUNES TEIXEIRA.pdfapplication/pdf213149https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53772/1/R%20-%20E%20-%20ROSILDA%20ANTUNES%20TEIXEIRA.pdfeb5c22b792e9bb96ff86a0fb319d7226MD51open access1884/537722021-07-01 16:15:51.047open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53772Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-07-01T19:15:51Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Perspectiva dos desafios e caminhos para a inclusão social, conforme os beneficiários do Programa Bolsa Família da escola Municipal 31 de Março em Telêmaco Borba/PR
title Perspectiva dos desafios e caminhos para a inclusão social, conforme os beneficiários do Programa Bolsa Família da escola Municipal 31 de Março em Telêmaco Borba/PR
spellingShingle Perspectiva dos desafios e caminhos para a inclusão social, conforme os beneficiários do Programa Bolsa Família da escola Municipal 31 de Março em Telêmaco Borba/PR
Teixeira, Rosilda Antunes
Programas de sustentaçao de renda
Exclusão social
Pobreza
title_short Perspectiva dos desafios e caminhos para a inclusão social, conforme os beneficiários do Programa Bolsa Família da escola Municipal 31 de Março em Telêmaco Borba/PR
title_full Perspectiva dos desafios e caminhos para a inclusão social, conforme os beneficiários do Programa Bolsa Família da escola Municipal 31 de Março em Telêmaco Borba/PR
title_fullStr Perspectiva dos desafios e caminhos para a inclusão social, conforme os beneficiários do Programa Bolsa Família da escola Municipal 31 de Março em Telêmaco Borba/PR
title_full_unstemmed Perspectiva dos desafios e caminhos para a inclusão social, conforme os beneficiários do Programa Bolsa Família da escola Municipal 31 de Março em Telêmaco Borba/PR
title_sort Perspectiva dos desafios e caminhos para a inclusão social, conforme os beneficiários do Programa Bolsa Família da escola Municipal 31 de Março em Telêmaco Borba/PR
author Teixeira, Rosilda Antunes
author_facet Teixeira, Rosilda Antunes
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Rosilda Antunes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Braga, Ramon de Oliveira Bieco
contributor_str_mv Braga, Ramon de Oliveira Bieco
dc.subject.por.fl_str_mv Programas de sustentaçao de renda
Exclusão social
Pobreza
topic Programas de sustentaçao de renda
Exclusão social
Pobreza
description Orientador : Ms. Ramon de Oliveira Bieco Braga
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-01T19:15:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-01T19:15:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53772
url https://hdl.handle.net/1884/53772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (16 p.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53772/1/R%20-%20E%20-%20ROSILDA%20ANTUNES%20TEIXEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv eb5c22b792e9bb96ff86a0fb319d7226
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898729357312000