Perspectiva dos desafios e caminhos para a inclusão social, conforme os beneficiários do Programa Bolsa Família da escola Municipal 31 de Março em Telêmaco Borba/PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53772 |
Resumo: | Orientador : Ms. Ramon de Oliveira Bieco Braga |
id |
UFPR_447102ea0f86b76f7f0ff92a7ef5736e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53772 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Teixeira, Rosilda AntunesUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialBraga, Ramon de Oliveira Bieco2021-07-01T19:15:50Z2021-07-01T19:15:50Z2016https://hdl.handle.net/1884/53772Orientador : Ms. Ramon de Oliveira Bieco BragaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : A presente pesquisa discorre sobre a importância do Programa Bolsa Família, no contexto dos beneficiários do Programa Bolsa Família da Escola Municipal 31 de Março, onde 60% das famílias são cadastradas. A mesma está inserida na periferia do município de Telêmaco Borba/PR, tendo como realidade uma comunidade carente, ou seja, as maiorias desses alunos vivem em situação de pobreza e extrema pobreza. Assim sendo, objetivou-se identificar as famílias beneficiadas, para compreender como as mesmas administram o dinheiro, em prol da melhoria do rendimento escolar dos discentes. Com base na matriz metodológica quantitativa dedutiva, foram entrevistadas de forma anônima e voluntária, com base em um questionário semiestruturado, 10% das famílias cadastradas no sistema do Programa Bolsa Família. Na análise das respostas obtidas, percebeu-se que algumas famílias consideram esse benefício de grande valor, pois é com base dele que as mesmas sobrevivem e muitas vezes se sentem envergonhadas por receberem o benefício, acreditando que não possuem outra forma de sobrevivência sem o mesmo, produzindo um sentimento de serem sujeitos excluídos da sociedade. Salienta-se ainda que as mesmas vivem em situação de pobreza e extrema pobreza. Conclui-se que o Programa Bolsa Família vem de encontro para suprir, e até mesmo sanar, as necessidades dessas famílias, pois o mesmo é de suma importância para a sobrevivência dessas famílias. Compreendeu-se que as famílias entrevistadas acreditam que a melhor condição para se mudar de vida é via a educação. Portanto, a escola como um uma instituição privilegiada, deve pensar e refletir sobre o seu verdadeiro papel que é o de formar pessoas capazes de enfrentar os desafios que a sociedade futuramente lhe oferecerá.1 arquivo (16 p.).application/pdfProgramas de sustentaçao de rendaExclusão socialPobrezaPerspectiva dos desafios e caminhos para a inclusão social, conforme os beneficiários do Programa Bolsa Família da escola Municipal 31 de Março em Telêmaco Borba/PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ROSILDA ANTUNES TEIXEIRA.pdfapplication/pdf213149https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53772/1/R%20-%20E%20-%20ROSILDA%20ANTUNES%20TEIXEIRA.pdfeb5c22b792e9bb96ff86a0fb319d7226MD51open access1884/537722021-07-01 16:15:51.047open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53772Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-07-01T19:15:51Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Perspectiva dos desafios e caminhos para a inclusão social, conforme os beneficiários do Programa Bolsa Família da escola Municipal 31 de Março em Telêmaco Borba/PR |
title |
Perspectiva dos desafios e caminhos para a inclusão social, conforme os beneficiários do Programa Bolsa Família da escola Municipal 31 de Março em Telêmaco Borba/PR |
spellingShingle |
Perspectiva dos desafios e caminhos para a inclusão social, conforme os beneficiários do Programa Bolsa Família da escola Municipal 31 de Março em Telêmaco Borba/PR Teixeira, Rosilda Antunes Programas de sustentaçao de renda Exclusão social Pobreza |
title_short |
Perspectiva dos desafios e caminhos para a inclusão social, conforme os beneficiários do Programa Bolsa Família da escola Municipal 31 de Março em Telêmaco Borba/PR |
title_full |
Perspectiva dos desafios e caminhos para a inclusão social, conforme os beneficiários do Programa Bolsa Família da escola Municipal 31 de Março em Telêmaco Borba/PR |
title_fullStr |
Perspectiva dos desafios e caminhos para a inclusão social, conforme os beneficiários do Programa Bolsa Família da escola Municipal 31 de Março em Telêmaco Borba/PR |
title_full_unstemmed |
Perspectiva dos desafios e caminhos para a inclusão social, conforme os beneficiários do Programa Bolsa Família da escola Municipal 31 de Março em Telêmaco Borba/PR |
title_sort |
Perspectiva dos desafios e caminhos para a inclusão social, conforme os beneficiários do Programa Bolsa Família da escola Municipal 31 de Março em Telêmaco Borba/PR |
author |
Teixeira, Rosilda Antunes |
author_facet |
Teixeira, Rosilda Antunes |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Rosilda Antunes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Braga, Ramon de Oliveira Bieco |
contributor_str_mv |
Braga, Ramon de Oliveira Bieco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programas de sustentaçao de renda Exclusão social Pobreza |
topic |
Programas de sustentaçao de renda Exclusão social Pobreza |
description |
Orientador : Ms. Ramon de Oliveira Bieco Braga |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-01T19:15:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-01T19:15:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53772 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53772 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (16 p.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53772/1/R%20-%20E%20-%20ROSILDA%20ANTUNES%20TEIXEIRA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eb5c22b792e9bb96ff86a0fb319d7226 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898729357312000 |