Processo de aquisição do sistema da escrita alfabética de alunos em defasagem idade/série

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Eliana Ferreira de, 1977-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/66024
Resumo: Orientadora: Prof. (a). Dr. (a). Veronica Branco
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spelling Mattos, Eliana Ferreira de, 1977-Branco, Veronica, 1947-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino2020-04-03T19:46:58Z2020-04-03T19:46:58Z2019https://hdl.handle.net/1884/66024Orientadora: Prof. (a). Dr. (a). Veronica BrancoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 30/08/2019Inclui referências: p. 123-125Resumo: Esse estudo teve como tema norteador a análise do processo de aquisição do sistema de escrita alfabética de educandos do 4º ano que apresentavam defasagem idade/série. Uma turma de 20 alunos que, por variados motivos, não consolidou os pré-requisitos que os caracterizassem alfabetizados-letrados, visto que as dificuldades evidenciadas envolviam principalmente a escrita e a leitura. O presente estudo qualitativo utilizou pesquisa do tipo intervenção e estratégias desenvolvidas com o uso de gêneros textuais. Para tal, essa pesquisa analisou os diagnósticos das produções textuais, sendo que o primeiro diagnóstico foi realizado no final do primeiro bimestre e como na tentativa de produção textual não obtivemos o desempenho esperado, optou-se por fazer a análise sobre a atividade de ditado, o que permitiu observar os níveis de hipóteses de escrita. No segundo bimestre, as intervenções sobre a leitura e escrita foram realizadas, após observação e, visto os poucos avanços alcançados, os diagnósticos não foram aqui computados, ainda que alguns alunos estivessem no processo condizente à idade/série, relativos tanto a estrutura textual quanto a escrita alfabética, ainda assim optou-se por fazer a análise dos diagnósticos dos terceiro e quarto bimestres. A análise dos textos produzidos pelos alunos, após intervenção, revela que os participantes apresentaram melhor desempenho na produção textual referente aos estágios em que se encontravam quanto ao nível de hipótese de escrita, ou seja, classificados em três grupos, os présilábicos, os silábico-alfabéticos e os alfabéticos. Nesse sentido, ainda que as intervenções tenham ajudado a melhorar o desempenho dos estudantes nas produções textuais, o grupo de alunos pré-silábicos, mesmo com avanços, demonstrou que era preciso mais tempo para ajustar e melhor concretizar todas as informações apreendidas naquele ano letivo. Os demais alunos demonstraram maior entendimento ao produzir os textos com coesão, coerência, argumentação, legibilidade da letra, aspectos gramaticais, notacionais e por fim a forma de discurso. Nesses termos, destaca-se que o trabalho da intervenção, associados aos variados recursos textuais, corroborou para a ampliação e a promoção do processo de leitura e escrita, visto que a aprendizagem significativa pode servir de parâmetros para propiciar maior controle da repetência e evasão escolar. Palavras-chave: Leitura e escrita, Alfabetização-Letramento, Produção textual, Distorção idade/série.Abstract: These studies showed their issues of array by looking in to the acquisition process of the written alphabet for the 4th gradation students in their elementary schools. A group of 20 students, so that a plenty of reasons they don't filled up the requirements that could have them done alphabetized and with knowledges of written, as long as their investigated difficulties involved mainly their writtens and readings. The updated qualified studies used researches in a way of intervention and developed strategies with the use of contexts of genders. These researches showed the an open way for the texts productions. The first diagnostic was done in the end of the first bimester and as an attempt to the texts productions, which they were primitive, therefore chosing to do the samples about the quotation activities, so that allowed to see the level of the written hypothesis. On the second bimester the written interventions and readings were done, however after looking them over and coming around the facts there were little results. The diagnostics were not here typed down, a few students were in the process waiting for so long for the nomenclatures of the texts when the orthography then chosing to do the diagnostics of the 3th and 4th bimester though. The samples produced by the students after interventions reveal that the participants show a better development in the productions of the texts depending on the hypothisis level of writtens that they are in. In other words classified in three distincts groups. The pre - syllabicals the alphabetic syllabicals and the alphabetical. In this way although the interventions have had helped them to be better in their texts productions. This means that the pre - syllabicals group even with development demonstrated that more time was necessary to acquaint for assimilating all of the information that were learned in that year of studies the other students demonstrated a bigger understanding in producing the texts with cohesion and coherence, arguments, legibility of the cursive written, grammar aspects, notable and in the end the way of speeches. In these terms highlight the interventions work embedded with several resources texts contributing for the appliance and magnitude of the process and its promotions in the readings and writtens as long as meaningful learnings that helped and backed up as a parameters for appropriating bigger control of reprovements and giving up the school. Key- words: readings and writtens, alphabetizing and learnings, texts productions, distortion age and gradation year125 p. : il. (algumas color.).application/pdfLeitura - Estudo e ensinoEscritaAlfabetizaçãoLetramentoAvaliação educacionalEducaçãoProcesso de aquisição do sistema da escrita alfabética de alunos em defasagem idade/sérieinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ELIANA FERREIRA DE MATTOS.pdfapplication/pdf5474536https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66024/1/R%20-%20D%20-%20ELIANA%20FERREIRA%20DE%20MATTOS.pdf2a8043f83681b77c4c26b18c9496ff6eMD51open access1884/660242020-04-03 16:46:58.125open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/66024Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-04-03T19:46:58Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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