Políticas de ações afirmativas para acesso à pós-graduação : perfil e narrativas autobiográficas de mulheres negras concluintes do Curso de Formação Pré-Acadêmica - Afirmação na pós UFPR (pré-pós)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Babiuk, Graciele Alves, 1989-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/77721
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da Silva
id UFPR_467562fae31dcb04b6a225eeeb37822d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/77721
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Babiuk, Graciele Alves, 1989-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSilva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-2022-08-26T17:51:38Z2022-08-26T17:51:38Z2021https://hdl.handle.net/1884/77721Orientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 17/12/2021Inclui referênciasResumo: O presente trabalho objetivou analisar o perfil e narrativas autobiográficas de mulheres negras que participaram da turma 2/2020 no programa Pré-Pós UFPR. Para tanto, utilizou-se como metodologia pesquisa qualitativa com recursos da pesquisa quantitativa, tendo as narrativas autobiográficas como fonte de dados. Em um primeiro momento foi analisado o perfil das pessoas inscritas, de concluintes e de mulheres negras que concluiram o Curso de Formação Pré-Acadêmica: Afirmação na Pós UFPR (Pré-Pós) na Turma 2/2020 por meio de levantamento de dados. No segundo momento e tendo como respaldo a pesquisa qualitativa, foram analisada 20 Cartas de Apresentação que mulheres negras elaboraram no ato da inscrição do Pré-pós e 7 Escritas Autobiográficas que integraram Oficina de Escrita Criativa. Os resultados apontam que as raízes dessas mulheres, as relações familiares e a ancestralidade são aspectos importantes na construção da identidade racial das interlocutoras Quanto às vivências, sobrevivências, superações e resistências, verifica-se que as interlocutoras constroem em seus cotidianos estratégias de sobrevivência, por meio de superação e resistências forjadas por meio da ocupação do espaço acadêmico, trazendo suas contranarrativas quanto a relevância que dar continuidade aos seus estudos têm para as mulheres negras e, em suas vivências, reconhecem o Pré-pós como importante ferramenta e oportunidade para avançar etapas acadêmicas posteriores a conclusão do Ensino Superior, como os cursos de mestrado e doutorado.Abstract: This study aimed to analyze the profile and autobiographical narratives of black women who participated in the 2/2020 class in the Pre-Post UFPR program. Therefore, qualitative research is used as a methodology with quantitative research resources, having autobiographical narratives as a data source. At first, the profile of people enrolled, graduates and black women who completed the Pre-Academic Training Course: Affirmation in Post UFPR (Pre-Post) in Class 2/2020 was analyzed through data collection. In the second moment, and having as support the qualitative research, 20 Presentation Letters that black women elaborated in the act of registering the Pre-post and 7 Autobiographical Writings that were part of the Creative Writing Workshop were analyzed. The results show that the roots of these women, family relationships and ancestry are important aspects in the construction of the interlocutors' racial identity. As for the experiences, survivals, overcomings and resistances, it appears that the interlocutors build in their daily lives of overcoming and forged resistance through the occupation of the academic space, bringing its counter-narratives in terms of providing that continuing studies have for black women and, in their experiences, recognizing the Pre-Post as an important tool and opportunity to advance academic activities after the conclusion of Higher Education , such as master's and doctoral courses.1 recurso online : PDF.application/pdfMulheres negras - América LatinaUniversidades e faculdades - Pos-graduaçãoMulheres - Identidade étnicaMulheres na educaçãoEducaçãoPolíticas de ações afirmativas para acesso à pós-graduação : perfil e narrativas autobiográficas de mulheres negras concluintes do Curso de Formação Pré-Acadêmica - Afirmação na pós UFPR (pré-pós)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GRACIELE ALVES BABIUK.pdfapplication/pdf2392561https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77721/1/R%20-%20D%20-%20GRACIELE%20ALVES%20BABIUK.pdfa57a946cb3cd184de0104f6db41cac8cMD51open access1884/777212022-08-26 14:51:38.58open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/77721Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-26T17:51:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Políticas de ações afirmativas para acesso à pós-graduação : perfil e narrativas autobiográficas de mulheres negras concluintes do Curso de Formação Pré-Acadêmica - Afirmação na pós UFPR (pré-pós)
title Políticas de ações afirmativas para acesso à pós-graduação : perfil e narrativas autobiográficas de mulheres negras concluintes do Curso de Formação Pré-Acadêmica - Afirmação na pós UFPR (pré-pós)
spellingShingle Políticas de ações afirmativas para acesso à pós-graduação : perfil e narrativas autobiográficas de mulheres negras concluintes do Curso de Formação Pré-Acadêmica - Afirmação na pós UFPR (pré-pós)
Babiuk, Graciele Alves, 1989-
Mulheres negras - América Latina
Universidades e faculdades - Pos-graduação
Mulheres - Identidade étnica
Mulheres na educação
Educação
title_short Políticas de ações afirmativas para acesso à pós-graduação : perfil e narrativas autobiográficas de mulheres negras concluintes do Curso de Formação Pré-Acadêmica - Afirmação na pós UFPR (pré-pós)
title_full Políticas de ações afirmativas para acesso à pós-graduação : perfil e narrativas autobiográficas de mulheres negras concluintes do Curso de Formação Pré-Acadêmica - Afirmação na pós UFPR (pré-pós)
title_fullStr Políticas de ações afirmativas para acesso à pós-graduação : perfil e narrativas autobiográficas de mulheres negras concluintes do Curso de Formação Pré-Acadêmica - Afirmação na pós UFPR (pré-pós)
title_full_unstemmed Políticas de ações afirmativas para acesso à pós-graduação : perfil e narrativas autobiográficas de mulheres negras concluintes do Curso de Formação Pré-Acadêmica - Afirmação na pós UFPR (pré-pós)
title_sort Políticas de ações afirmativas para acesso à pós-graduação : perfil e narrativas autobiográficas de mulheres negras concluintes do Curso de Formação Pré-Acadêmica - Afirmação na pós UFPR (pré-pós)
author Babiuk, Graciele Alves, 1989-
author_facet Babiuk, Graciele Alves, 1989-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Babiuk, Graciele Alves, 1989-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-
contributor_str_mv Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres negras - América Latina
Universidades e faculdades - Pos-graduação
Mulheres - Identidade étnica
Mulheres na educação
Educação
topic Mulheres negras - América Latina
Universidades e faculdades - Pos-graduação
Mulheres - Identidade étnica
Mulheres na educação
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da Silva
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-26T17:51:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-26T17:51:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/77721
url https://hdl.handle.net/1884/77721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77721/1/R%20-%20D%20-%20GRACIELE%20ALVES%20BABIUK.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a57a946cb3cd184de0104f6db41cac8c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860851840319488