Políticas de ações afirmativas para acesso à pós-graduação : perfil e narrativas autobiográficas de mulheres negras concluintes do Curso de Formação Pré-Acadêmica - Afirmação na pós UFPR (pré-pós)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/77721 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da Silva |
id |
UFPR_467562fae31dcb04b6a225eeeb37822d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/77721 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Babiuk, Graciele Alves, 1989-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSilva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-2022-08-26T17:51:38Z2022-08-26T17:51:38Z2021https://hdl.handle.net/1884/77721Orientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 17/12/2021Inclui referênciasResumo: O presente trabalho objetivou analisar o perfil e narrativas autobiográficas de mulheres negras que participaram da turma 2/2020 no programa Pré-Pós UFPR. Para tanto, utilizou-se como metodologia pesquisa qualitativa com recursos da pesquisa quantitativa, tendo as narrativas autobiográficas como fonte de dados. Em um primeiro momento foi analisado o perfil das pessoas inscritas, de concluintes e de mulheres negras que concluiram o Curso de Formação Pré-Acadêmica: Afirmação na Pós UFPR (Pré-Pós) na Turma 2/2020 por meio de levantamento de dados. No segundo momento e tendo como respaldo a pesquisa qualitativa, foram analisada 20 Cartas de Apresentação que mulheres negras elaboraram no ato da inscrição do Pré-pós e 7 Escritas Autobiográficas que integraram Oficina de Escrita Criativa. Os resultados apontam que as raízes dessas mulheres, as relações familiares e a ancestralidade são aspectos importantes na construção da identidade racial das interlocutoras Quanto às vivências, sobrevivências, superações e resistências, verifica-se que as interlocutoras constroem em seus cotidianos estratégias de sobrevivência, por meio de superação e resistências forjadas por meio da ocupação do espaço acadêmico, trazendo suas contranarrativas quanto a relevância que dar continuidade aos seus estudos têm para as mulheres negras e, em suas vivências, reconhecem o Pré-pós como importante ferramenta e oportunidade para avançar etapas acadêmicas posteriores a conclusão do Ensino Superior, como os cursos de mestrado e doutorado.Abstract: This study aimed to analyze the profile and autobiographical narratives of black women who participated in the 2/2020 class in the Pre-Post UFPR program. Therefore, qualitative research is used as a methodology with quantitative research resources, having autobiographical narratives as a data source. At first, the profile of people enrolled, graduates and black women who completed the Pre-Academic Training Course: Affirmation in Post UFPR (Pre-Post) in Class 2/2020 was analyzed through data collection. In the second moment, and having as support the qualitative research, 20 Presentation Letters that black women elaborated in the act of registering the Pre-post and 7 Autobiographical Writings that were part of the Creative Writing Workshop were analyzed. The results show that the roots of these women, family relationships and ancestry are important aspects in the construction of the interlocutors' racial identity. As for the experiences, survivals, overcomings and resistances, it appears that the interlocutors build in their daily lives of overcoming and forged resistance through the occupation of the academic space, bringing its counter-narratives in terms of providing that continuing studies have for black women and, in their experiences, recognizing the Pre-Post as an important tool and opportunity to advance academic activities after the conclusion of Higher Education , such as master's and doctoral courses.1 recurso online : PDF.application/pdfMulheres negras - América LatinaUniversidades e faculdades - Pos-graduaçãoMulheres - Identidade étnicaMulheres na educaçãoEducaçãoPolíticas de ações afirmativas para acesso à pós-graduação : perfil e narrativas autobiográficas de mulheres negras concluintes do Curso de Formação Pré-Acadêmica - Afirmação na pós UFPR (pré-pós)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GRACIELE ALVES BABIUK.pdfapplication/pdf2392561https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77721/1/R%20-%20D%20-%20GRACIELE%20ALVES%20BABIUK.pdfa57a946cb3cd184de0104f6db41cac8cMD51open access1884/777212022-08-26 14:51:38.58open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/77721Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-26T17:51:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Políticas de ações afirmativas para acesso à pós-graduação : perfil e narrativas autobiográficas de mulheres negras concluintes do Curso de Formação Pré-Acadêmica - Afirmação na pós UFPR (pré-pós) |
title |
Políticas de ações afirmativas para acesso à pós-graduação : perfil e narrativas autobiográficas de mulheres negras concluintes do Curso de Formação Pré-Acadêmica - Afirmação na pós UFPR (pré-pós) |
spellingShingle |
Políticas de ações afirmativas para acesso à pós-graduação : perfil e narrativas autobiográficas de mulheres negras concluintes do Curso de Formação Pré-Acadêmica - Afirmação na pós UFPR (pré-pós) Babiuk, Graciele Alves, 1989- Mulheres negras - América Latina Universidades e faculdades - Pos-graduação Mulheres - Identidade étnica Mulheres na educação Educação |
title_short |
Políticas de ações afirmativas para acesso à pós-graduação : perfil e narrativas autobiográficas de mulheres negras concluintes do Curso de Formação Pré-Acadêmica - Afirmação na pós UFPR (pré-pós) |
title_full |
Políticas de ações afirmativas para acesso à pós-graduação : perfil e narrativas autobiográficas de mulheres negras concluintes do Curso de Formação Pré-Acadêmica - Afirmação na pós UFPR (pré-pós) |
title_fullStr |
Políticas de ações afirmativas para acesso à pós-graduação : perfil e narrativas autobiográficas de mulheres negras concluintes do Curso de Formação Pré-Acadêmica - Afirmação na pós UFPR (pré-pós) |
title_full_unstemmed |
Políticas de ações afirmativas para acesso à pós-graduação : perfil e narrativas autobiográficas de mulheres negras concluintes do Curso de Formação Pré-Acadêmica - Afirmação na pós UFPR (pré-pós) |
title_sort |
Políticas de ações afirmativas para acesso à pós-graduação : perfil e narrativas autobiográficas de mulheres negras concluintes do Curso de Formação Pré-Acadêmica - Afirmação na pós UFPR (pré-pós) |
author |
Babiuk, Graciele Alves, 1989- |
author_facet |
Babiuk, Graciele Alves, 1989- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Babiuk, Graciele Alves, 1989- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965- |
contributor_str_mv |
Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mulheres negras - América Latina Universidades e faculdades - Pos-graduação Mulheres - Identidade étnica Mulheres na educação Educação |
topic |
Mulheres negras - América Latina Universidades e faculdades - Pos-graduação Mulheres - Identidade étnica Mulheres na educação Educação |
description |
Orientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da Silva |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-26T17:51:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-26T17:51:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/77721 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/77721 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77721/1/R%20-%20D%20-%20GRACIELE%20ALVES%20BABIUK.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a57a946cb3cd184de0104f6db41cac8c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860851840319488 |