Ensino da compreensão leitora : práticas pedagógicas e programa de intervenção
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/62006 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Sandra Regina Kirchner Guimarães |
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Braz, Elaine Doroteia Hellwig, 1972-Guimarães, Sandra Regina Kirchner, 1954-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2019-08-26T19:41:46Z2019-08-26T19:41:46Z2018https://hdl.handle.net/1884/62006Orientadora: Profa. Dra. Sandra Regina Kirchner GuimarãesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 26/09/2018Inclui referências: p. 131-136Resumo: Cada leitor constrói o significado do texto a partir do conhecimento da língua e conhecimento de mundo que possui. Dessa forma, pode-se afirmar que leitura é uma habilidade complexa, pois não basta transformar as letras em sons (decodificação) ela envolve também, e principalmente, os processos de compreensão. Com base na concepção de que a compreensão de textos é um processo contínuo de interação entre o leitor e o texto, e a ideia de que o desenvolvimento da proficiência em compreensão leitora depende de um ensino explícito, que aborde os diferentes componentes da compreensão da leitura, é que este trabalho de dissertação foi realizado. Em um primeiro momento (estudo 1), efetuou-se uma observação de práticas pedagógicas para o ensino da compreensão da leitura adotadas por professoras de 3.° e 4.° ano do ensino fundamental, em uma escola municipal de Curitiba-PR. Como instrumento para coleta/registro das informações foi utilizada uma pauta de observação contendo 33 itens, organizada para registrar as estratégias didáticas utilizadas pelas professoras antes, durante e após a leitura de texto. Verificou-se que a maior parte das estratégias de ensino são realizadas após a leitura e que, normalmente, essas atividades são voltadas para a compreensão literal das informações veiculadas pelos textos. Conclui-se pela necessidade de aprimoramento do ensino da compreensão leitora, o qual deve focalizar a capacidade de o leitor reorganizar as informações do texto e alcançar uma compreensão inferencial e crítica. No segundo estudo foi realizada uma intervenção, baseada no Programa "O Ensino da Compreensão Leitora. Da teoria à prática pedagógica". Participaram desse estudo cinco turmas com estudantes do 3° e do 4° ano do ensino fundamental, sendo três turmas intervenção e duas turmas controle (uma de cada ano de escolaridade). A intervenção pedagógica foi constituída por três blocos de atividades, sendo um bloco inicial onde foram trabalhados 5 textos para ensinar os participantes estratégias de compreensão leitora, e outros dois blocos de intervenção propriamente dita, onde foram trabalhados 10 textos. Todos os participantes foram avaliados antes e após a intervenção, tendo sido aplicado 3 pós-testes, dois logo após o termino da intervenção e um pós-teste postergado. Os estudantes que participaram da intervenção realizaram também uma avaliação processual, entre o bloco I e o bloco II. Os dados obtidos nestas avaliações foram analisados quantitativamente por meio de testes estatísticos. As análises estatísticas realizadas mostraram que antes da intervenção o desempenho em compreensão leitora era igual em ambos os grupos (intervenção e controle), mas que nos pós-testes imediatos ao final da intervenção o grupo de participantes do programa de ensino apresentou um desempenho significativamente maior que o grupo controle. No pós-teste postergado o desempenho do grupo intervenção permaneceu maior do que o do grupo controle, mas a diferença entre eles não se mostrou estatisticamente significativa. Contudo, mesmo melhorando seu desempenho geral em compreensão, o grupo que participou da intervenção, obteve desempenho significativamente maior apenas em compreensão literal e compreensão crítica sugerindo que os participantes não adquiriram competências suficientes para analisar e integrar o que era essencial nos textos de forma a possibilitar uma compreensão mais abrangente. Conclui-se que propostas de ensino explícito da compreensão leitora devem, acima de tudo, focalizar processos direcionados a construção de significados que não estão explicitamente presentes no texto, bem como processos metacognitivos que, por meio da reflexão e controle deliberado, possibilitam ao leitor a gestão consciente da sua compreensão. Palavras-chave: ensino da compreensão da leitura, intervenção, estratégias de leitura.Abstract: Each reader builds the meaning of the text from the knowledge of the language and world knowledge that he/she has. Thus, it can be assumed that reading is a complex skill, because it is not enough to transform the letters into sounds (decoding) it also involves, and mainly, the processes of comprehension. Based on the conception that text comprehension is a continuous process of interaction between the reader and the text, and the idea that the development of proficiency in reading comprehension depends on explicit teaching to approach the different components of reading comprehension that this dissertation was realized. The first (study 1), an observation was made of pedagogical practices for the teaching of reading comprehension adopted by teachers of 3rd and 4rd grade elementary school, in a city hall school in Curitiba-PR. As an instrument for collecting / recording the information, an observation list containing 33 items was used, organized to record the didactic strategies used by the teachers before, during and after the reading of the text. It was identified that most teaching strategies are carried out after reading and that, usually, these activities are focused on the literal understanding of the information conveyed by the texts. It concludes by the need to improve the teaching of reading comprehension, which should focus on the reader's ability to reorganize text information and achieve inferential and critical understanding. In the second study an intervention was carried out, based on the Program "The Teaching of Reading Comprehension. From theory to pedagogical practice". Five classes with students from the 3rd and 4th grade of elementary school participated in this study, with three intervention groups and two control groups (one from each year of schooling). The pedagogical intervention was constituted by three blocks of activities, wherein an initial block which 5 texts were used out to teach the participants strategies of reading comprehension, and two other blocks of intervention, which 10 texts were used. All participants were evaluated before and after the intervention, with 3 post-tests, 2 soon after the intervention and one postponed post-test. The students who participated in the intervention also performed a procedural evaluation, between block I and block II. The data obtained from these evaluations were quantitatively analyzed by means of statistical tests. Statistical analyzes showed that before the intervention the performance in reading comprehension was equal in both groups (intervention and control), but that in the immediate post-tests at the end of the intervention the group of participants in the teaching program presented a significantly higher performance than the control group. In the delayed post-test the performance of the intervention group remained higher than the control group, but the difference between them was not statistically significant. However, even improving overall comprehension performance, the intervention group achieved significantly better performance only in literal understanding and critical understanding suggesting that participants did not acquire enough skills to analyze and integrate what was essential in the texts in order to enable understanding. It is concluded that proposals for explicit teaching of reading comprehension must, above all, focus on processes aimed to the construction of meanings that are not explicitly present in the text, as well as metacognitive processes that, through reflection and deliberate control, enable the reader to conscious management of their understanding. Keyw ords: Teaching reading comprehension; intervention; Reading strategies;192 p. : il. (algumas color.).application/pdfLeitura - Estudo e ensinoCompreensão na leituraEducaçãoEnsino da compreensão leitora : práticas pedagógicas e programa de intervençãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ELAINE DOROTEIA HELLWIG BRAZ.pdfapplication/pdf106404867https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62006/1/R%20-%20D%20-%20ELAINE%20DOROTEIA%20HELLWIG%20BRAZ.pdfbf65543cb8a17945531fbd68f9349f10MD51open access1884/620062019-08-26 16:41:46.69open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/62006Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-08-26T19:41:46Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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