O ensino da compreensão leitora : concepções dos professores sobre a leitura e o desenvolvimento da proficiência dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Terezinha das Graças Laguardia, 1970-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/63028
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Sandra Regina Kirchner Guimarães
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spelling Oliveira, Terezinha das Graças Laguardia, 1970-Guimarães, Sandra Regina Kirchner, 1954-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2019-09-09T14:00:29Z2019-09-09T14:00:29Z2017https://hdl.handle.net/1884/63028Orientadora: Prof.ª Dr.ª Sandra Regina Kirchner GuimarãesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/09/2017Inclui referências: p. 146-151Resumo: Este estudo focalizou a compreensão leitora em alunos do 4.° ano do ensino fundamental. O desenho metodológico dividiu-se em duas etapas: a primeira investigou como os professores entendem e colocam em prática o trabalho em prol do desenvolvimento da competência leitora, por meio da aplicação de um questionário a quinze (15) docentes, do 4.° ano do ensino fundamental, de dez (10) escolas da cidade de Curitiba (Paraná/BR). Esse continha 4 blocos de perguntas - formuladas conforme o conjunto de fatores que interferem na compreensão, conforme Viana et al. (2010): o texto, o leitor e o contexto, considerando as dimensões social, linguística e cognitiva da leitura, propostas por Spinillo (2013) - que incitavam tais profissionais a explicitar o modo como abordam o ensino da compreensão nas suas aulas. Na segunda etapa, foi elaborada uma intervenção com atividades de ensino explícito da compreensão leitora que foi aplicada aos estudantes, contendo atividades que visavam contribuir para o desenvolvimento da compreensão tanto no que se refere à compreensão literal como inferencial. Essa intervenção foi precedida de um pré-teste, e ao cabo desta foi aplicado um pós-teste. Para avaliação do desempenho dos participantes - grupo experimental e de controle - no pré e pós-teste foram utilizados dois (2) textos (um narrativo e um expositivo) com oito perguntas de compreensão cada. Os resultados da coleta de dados do questionário (estudo 1) revelaram que, embora o conteúdo relativo ao ensino da compreensão seja quase todo do conhecimento dos docentes, há conceitos que os professores não demonstram clareza, mais especificamente os relacionados â dimensão cognitiva da leitura. Há indícios de que não consideram adequadamente os fatores texto, leitor e contexto nos encaminhamentos pedagógicos, o que os impede de manipular tais fatores de forma a encaminhar um processo de ensino-aprendizagem eficaz. Conclui-se pela necessidade de os professores entrevistados participarem de programas de formação continuada, de forma a obterem mais e melhores subsídios que instrumentalizem suas práticas pedagógicas. Já os resultados da segunda etapa (estudo 2) mostraram avanços no desempenho da compreensão leitora dos estudantes que participaram da intervenção. Contudo, mesmo melhorando seu desempenho geral em compreensão, o grupo experimental, obteve desempenho significativamente maior apenas nas questões de compreensão literal, tanto no texto narrativo como no expositivo. Contatou-se, pelos resultados obtidos neste estudo, que os participantes não desenvolveram competências suficientes para captar o que era essencial nos textos e construir significados que ultrapassassem o nível das informações explícitas nos textos, ou seja, apesar de participarem da intervenção não demonstraram ter ampliado sua capacidade de leitura crítico-reflexiva. Desse modo, sugere-se que propostas de ensino explícito da compreensão leitora devem, acima de tudo, focalizar as estratégias metacognitivas que estão relacionadas ao desenvolvimento de competências de ordem superior, responsáveis pelo monitoramento e controle da própria compreensão. Palavras-chave: compreensão leitora; prática docente; metacompreensão; habilidades linguísticas e cognitivas.Abstract: This study focuses on the reading comprehension of 4th grade students. The methodological design was divided into two stages: in the first stage, we investigated how teachers understand and operationalize work intended to develop students' reading skills by applying a questionnaire to fifteen (15) 4th grade teachers from ten (10) schools located in Curitiba, PR, Brazil. The questionnaire contained four blocks of questions based on a set of factors that, according Viana et al. (2010), interfere in comprehension, namely text, reader, and context, considering the social, linguistic, and cognitive dimensions of reading, proposed by Spinillo (2013). These questions prompted interviewees to explicate how they approach the teaching of reading comprehension in their classes. An intervention with explicit teaching activities concerning reading comprehension was developed and applied to students in the second stage, addressing activities intended to contribute to the development of both literal and inferential comprehension. This intervention was preceded by a pretest and followed by a posttest. To assess the participant's performance - experimental and control groups - two (2) texts (one narrative and one expository) were used with eight comprehension questions each. The results concerning data collected with the questionnaire (study 1) revealed that, even though content concerning the teaching of comprehension skills is known by almost all teachers, there are concepts concerning which teachers lack clarity, more specifically those related to the cognitive dimension of reading. There is evidence these teachers do not properly consider the factors of text, reader and context in their educational practice, which prevents them from efficiently manipulating such factors in the teaching-learning process. The conclusion is that the interviewed teachers need to take part in continuing education programs in order to obtain more and improved support for their educational practices. The results concerning the second stage (study 2) revealed that the students who participated in the intervention improved their performance regarding reading comprehension. Nonetheless, even though their comprehension performance improved in general, only performance in questions concerning literal comprehension, in either the narrative or expository texts, presented significant improvement. This study's results show that the participants did not develop sufficient skills to capture what was essential in the texts and then construct meanings beyond the level of explicit information; that is, even though they took part in the intervention, they were not able to acquire critical-reflexive reading capacity. Therefore, the teaching of reading comprehension should primarily focus on metacognitive strategies related to the development of higher order competencies, responsible for the monitoring and controlling of comprehension itself. Keywords: reading comprehension; teaching practice; metacomprehension; linguistic and cognitive skills.151 p. : il. (algumas color.).application/pdfLeitura - Estudo e ensinoCompreensão na leituraEducaçãoO ensino da compreensão leitora : concepções dos professores sobre a leitura e o desenvolvimento da proficiência dos alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - TEREZINHA DAS GRACAS LAGUARDIA OLIVEIRA.pdfapplication/pdf61475170https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/63028/1/R%20-%20D%20-%20TEREZINHA%20DAS%20GRACAS%20LAGUARDIA%20OLIVEIRA.pdf817b263f8124bf4c4a302c147a0692faMD51open access1884/630282019-09-09 11:00:29.209open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/63028Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-09-09T14:00:29Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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