Leitura literária : entre o discurso e a prática do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roters, Geni Alberini
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/20265
Resumo: Inclui apendices
id UFPR_487d8c632caf747a258c62cde6345509
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/20265
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Roters, Geni AlberiniBufrem, Leilah Santiago, 1942-Breda, Sonia MariaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-09-18T13:46:42Z2020-09-18T13:46:42Z2009https://hdl.handle.net/1884/20265Inclui apendicesOrientadora: Profa. Dra. Leilah Santiago BufremCo-orientadora: Profa. Dra. Sonia Maria BredaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 22/05/2009Inclui bibliografia e anexoResumo: Estudo sobre a leitura literária no âmbito da educação de jovens, adultos e idosos (EJA). Dissertação de mestrado que objetiva refletir sobre as práticas pedagógicas no ensino de leitura literária na educação de jovens, adultos e idosos e os obstáculos impeditivos de um ensino de leitura literária voltado à prática social. Verifica se os professores de Língua Portuguesa valorizam o texto literário ou têm preferência por outro tipo de texto, se se consideram leitores ou apenas ledores de textos. Busca também investigar qual o objetivo que desejam alcançar ao incentivar os estudantes a ler, o que consideram mais importante nesta prática e se seguem o que estabelecem as Diretrizes Estaduais de Educação em sua prática cotidiana. Elege Mikhail Bakhtin para interlocução devido ao enfoque social que imprime à linguagem. À luz da concepção interacionista de Bakhtin, realiza uma investigação qualitativa com ênfase na observação crítica e reflexiva sobre o discurso e a prática dos professores de uma escola de EJA de Curitiba a partir de material recolhido mediante questionários, entrevistas e aulas de observação. Dentre outras constatações, a análise desvela práticas pedagógicas que dificultam e até impedem a formação do aluno leitor. Evidencia que a maioria dos professores trabalha leitura literária com intuito de desenvolver o "gosto" pela leitura e não como prática social. Constata a preocupação em ensinar a história da literatura e não a literatura em si. Demonstra que o professor fala muito sobre literatura, mas, paradoxalmente, nas aulas de literatura não há espaço para que o aluno leia. Observa que a leitura literária que o aluno faz fora da escola é ignorada, e, principalmente, considerada de menor valor se comparada à leitura de clássicos indicados e incentivados nas aulas. Atesta que, no plano do discurso, esse professor incentiva o aluno a ler, mas sua prática cotidiana conflita com o que apregoa.Abstract: Study on the literary reading in education of young people, adults and elderly (EJA). Masters dissertation that aims to reflect on the pedagogical practices in teaching reading in the literary aimed at the social practice. It verifies if the teachers of Portuguese language value the literary text or have a preference for another kind of text, if we consider readers of texts or not. Search also to investigate which the objective that desires to reach when stimulating the students to read, what they consider more important in this practical and if they follow what they stablich the State lines of direction of Education in their daily practice. Elect Mikhail Bakhtin for dialogue because of the social focus that gives the language. To the light of the interacionist conception of Bakhtin, conducts a qualitative research with emphasis on critical and reflective observation about the discourse and practice of teachers from a school of EJA of Curitiba from material collects by means of questionnaires, interviews and classes of observation. In the analysis, among other findings reveal pedagogical practices that hinder and even prevent the formation of the student reader. Shows that most teachers reading literary works in order to develop a "taste" for reading and not as social practice.Notes the concern in teaching the history of literature rather than literature itself. Shows that the teacher speaks a lot about literature, but, paradoxically, the lessons of literature there is no room for the student read. Notes that reading literature that the student does outside of school is ignored, and, especially, considered of lesser value when compared to reading the classics and encouraged in the classes indicated. Certifies that, in terms of speech, the teacher encourages the student to read, but their daily practice that conflicts with the pretend.119 f. : grafs.application/pdfDisponível em formato digitalLiteratura - Estudo e ensinoEducação do adolescenteJovens - Livros e leituraEducação de adultosIdosos - Educação - LeituraLeitura - Estudo e ensinoEducaçãoLeitura literária : entre o discurso e a prática do professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLEITURA LITERARIA - ENTRE O DISURSO E PRATICA DO PROFESSOR.pdfapplication/pdf599932https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20265/1/LEITURA%20LITERARIA%20-%20ENTRE%20O%20DISURSO%20E%20PRATICA%20DO%20PROFESSOR.pdf39dbb0882fb3e47e4d3c4aa92282e195MD51open accessTEXTLEITURA LITERARIA - ENTRE O DISURSO E PRATICA DO PROFESSOR.pdf.txtExtracted Texttext/plain213965https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20265/2/LEITURA%20LITERARIA%20-%20ENTRE%20O%20DISURSO%20E%20PRATICA%20DO%20PROFESSOR.pdf.txt89564dd7b99997ec3b385e6927acbc5cMD52open accessTHUMBNAILLEITURA LITERARIA - ENTRE O DISURSO E PRATICA DO PROFESSOR.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1238https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20265/3/LEITURA%20LITERARIA%20-%20ENTRE%20O%20DISURSO%20E%20PRATICA%20DO%20PROFESSOR.pdf.jpgb52a012431a796c5fcf53d04c7ae9b95MD53open access1884/202652020-09-18 10:46:42.686open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/20265Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-18T13:46:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura literária : entre o discurso e a prática do professor
title Leitura literária : entre o discurso e a prática do professor
spellingShingle Leitura literária : entre o discurso e a prática do professor
Roters, Geni Alberini
Literatura - Estudo e ensino
Educação do adolescente
Jovens - Livros e leitura
Educação de adultos
Idosos - Educação - Leitura
Leitura - Estudo e ensino
Educação
title_short Leitura literária : entre o discurso e a prática do professor
title_full Leitura literária : entre o discurso e a prática do professor
title_fullStr Leitura literária : entre o discurso e a prática do professor
title_full_unstemmed Leitura literária : entre o discurso e a prática do professor
title_sort Leitura literária : entre o discurso e a prática do professor
author Roters, Geni Alberini
author_facet Roters, Geni Alberini
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Bufrem, Leilah Santiago, 1942-
Breda, Sonia Maria
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Roters, Geni Alberini
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura - Estudo e ensino
Educação do adolescente
Jovens - Livros e leitura
Educação de adultos
Idosos - Educação - Leitura
Leitura - Estudo e ensino
Educação
topic Literatura - Estudo e ensino
Educação do adolescente
Jovens - Livros e leitura
Educação de adultos
Idosos - Educação - Leitura
Leitura - Estudo e ensino
Educação
description Inclui apendices
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-18T13:46:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-18T13:46:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/20265
url https://hdl.handle.net/1884/20265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 119 f. : grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20265/1/LEITURA%20LITERARIA%20-%20ENTRE%20O%20DISURSO%20E%20PRATICA%20DO%20PROFESSOR.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20265/2/LEITURA%20LITERARIA%20-%20ENTRE%20O%20DISURSO%20E%20PRATICA%20DO%20PROFESSOR.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/20265/3/LEITURA%20LITERARIA%20-%20ENTRE%20O%20DISURSO%20E%20PRATICA%20DO%20PROFESSOR.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 39dbb0882fb3e47e4d3c4aa92282e195
89564dd7b99997ec3b385e6927acbc5c
b52a012431a796c5fcf53d04c7ae9b95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860691421822976