Deutsch als Fremdsprache nach Englisch in Brasilien

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gabriel Caesar Antunes dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/36196
Resumo: Orientadora : Profª Drª Ruth Bohunovsky
id UFPR_4890c39b2ecbdc862ed3c85681673b57
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/36196
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Santos, Gabriel Caesar Antunes dosUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasBohunovsky, Ruth, 1972-2020-06-25T18:10:54Z2020-06-25T18:10:54Z2013https://hdl.handle.net/1884/36196Orientadora : Profª Drª Ruth BohunovskyDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 27/02/2014Inclui referênciasLinha de pesquisa: Alemão como lígua estrangeiraResumo: Objeto de discussão do presente trabalho são os conceitos da Didática do Multilinguismo, da Aprendizagem de Línguas Terciárias e da Intercompreensão aplicados ao Ensino de Alemão como Língua Estrangeira no contexto brasileiro. Através de uma relação entre publicações acadêmicas e pesquisas com opiniões coletadas em um questionário entre alunos do Centro de Línguas e Interculturalidade (CELIN) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), procura-se associar impressões pessoais da aprendizagem aos conceitos discutidos no trabalho e comparar as opiniões pessoais sobre a aprendizagem e o Estudo de Alemão após Inglês. Busca-se apresentar aos colegas da Área Docente de Alemão no contexto nacional novas perspectivas para o Ensino de Alemão após o Inglês, que muito são discutidas na Europa e em outros países onde o inglês é a Língua Oficial ou geralmente aprendida como primeira Língua Estrangeira. Apontados são prós e contras trazidos por essa metodologia de trabalho, porém também confusões ou dificuldades que podem ser apresentadas pelos aprendizes dentro da referida constelação didática. Uma análise de materiais e atividades didáticos ilustra essa situação.Abstract: This thesis discusses concepts such as the didactics of multilingualism, tertiary language learning and intercomprehension applied to learning German as a foreign language in the Brazilian Context. By means of the relationship among publications, previous research and language learner opinions collected in a questionnaire at the Centro de Línguas e Interculturalidade (CELIN) of the Universidade Federal do Paraná (UFPR) a panorama is presented. The discussed concepts are compared with the learners' personal opinions about German language learning after English. It is aimed at showing colleagues in the field of German teaching in a national context, new perspectives on the teaching of German after English, which is already a point of discussion in Europe and in countries where English is either an official language or the first foreign language in the curriculum. Contributions made by working with this methodology are presented, but also the possibility obstacles and difficulties, which could emerge within this didactic constellation. An analysis of the didactic materials and activities illustrates the situation.101f : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertaçõesMultilinguismoDidaticaLínguas - AprendizagemLetrasDeutsch als Fremdsprache nach Englisch in BrasilienAlemão como língua estrangeira após inglês no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GABRIEL CAESAR ANTUNES DOS SANTOS.pdfapplication/pdf6310574https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36196/1/R%20-%20D%20-%20GABRIEL%20CAESAR%20ANTUNES%20DOS%20SANTOS.pdf71bf6dc053346cf05259969b226c9390MD51open accessTEXTR - D - GABRIEL CAESAR ANTUNES DOS SANTOS.pdf.txtExtracted Texttext/plain147386https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36196/2/R%20-%20D%20-%20GABRIEL%20CAESAR%20ANTUNES%20DOS%20SANTOS.pdf.txt2cc729fad092079690a0a107c0020c58MD52open accessnull.txtExtracted Texttext/plain147386https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36196/3/null.txt2cc729fad092079690a0a107c0020c58MD53open accessTHUMBNAILR - D - GABRIEL CAESAR ANTUNES DOS SANTOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1200https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36196/4/R%20-%20D%20-%20GABRIEL%20CAESAR%20ANTUNES%20DOS%20SANTOS.pdf.jpg7768410cabae38ca4ddc61a0634e2abfMD54open accessnull.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1200https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36196/5/null.jpg7768410cabae38ca4ddc61a0634e2abfMD55open access1884/361962020-06-25 15:10:55.002open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/36196Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-25T18:10:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Deutsch als Fremdsprache nach Englisch in Brasilien
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Alemão como língua estrangeira após inglês no Brasil
title Deutsch als Fremdsprache nach Englisch in Brasilien
spellingShingle Deutsch als Fremdsprache nach Englisch in Brasilien
Santos, Gabriel Caesar Antunes dos
Dissertações
Multilinguismo
Didatica
Línguas - Aprendizagem
Letras
title_short Deutsch als Fremdsprache nach Englisch in Brasilien
title_full Deutsch als Fremdsprache nach Englisch in Brasilien
title_fullStr Deutsch als Fremdsprache nach Englisch in Brasilien
title_full_unstemmed Deutsch als Fremdsprache nach Englisch in Brasilien
title_sort Deutsch als Fremdsprache nach Englisch in Brasilien
author Santos, Gabriel Caesar Antunes dos
author_facet Santos, Gabriel Caesar Antunes dos
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gabriel Caesar Antunes dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bohunovsky, Ruth, 1972-
contributor_str_mv Bohunovsky, Ruth, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações
Multilinguismo
Didatica
Línguas - Aprendizagem
Letras
topic Dissertações
Multilinguismo
Didatica
Línguas - Aprendizagem
Letras
description Orientadora : Profª Drª Ruth Bohunovsky
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-25T18:10:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-25T18:10:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/36196
url https://hdl.handle.net/1884/36196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 101f : il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36196/1/R%20-%20D%20-%20GABRIEL%20CAESAR%20ANTUNES%20DOS%20SANTOS.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36196/2/R%20-%20D%20-%20GABRIEL%20CAESAR%20ANTUNES%20DOS%20SANTOS.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36196/3/null.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36196/4/R%20-%20D%20-%20GABRIEL%20CAESAR%20ANTUNES%20DOS%20SANTOS.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36196/5/null.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 71bf6dc053346cf05259969b226c9390
2cc729fad092079690a0a107c0020c58
2cc729fad092079690a0a107c0020c58
7768410cabae38ca4ddc61a0634e2abf
7768410cabae38ca4ddc61a0634e2abf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860908086984704