Escola e cidade : territórios para o desenvolvimento profissional docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Caren Regina Adur de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/83247
Resumo: Orientadora: Professora Drª Adriane Knoblauch
id UFPR_4cea11c0442fe025b86fa55a3e01684d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/83247
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoKnoblauch, Adriane, 1975-Souza, Caren Regina Adur de2023-06-28T13:48:49Z2023-06-28T13:48:49Z2023https://hdl.handle.net/1884/83247Orientadora: Professora Drª Adriane KnoblauchTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 31/03/2023Inclui referências: p. 172-180Resumo: Neste estudo, buscou-se entrelaçar os conceitos de educação, cidade, território e desenvolvimento profissional docente, com vistas a desvelar o potencial educativo dos diferentes espaços que a cidade oferece e a relevância de assumi-los como lócus para a formação de professores. A pesquisa teve como objetivo discutir se profissionais atuantes em uma escola de Ensino Fundamental público municipal de Curitiba percebem a cidade como um lócus de educação, empregando os recursos por ela oferecidos em suas escolhas metodológicas e em sua prática docente para ampliação das vivências correlatas ao currículo escolar. A pesquisa empírica de base qualitativa envolveu seis profissionais de uma escola municipal de Curitiba/PR. Para a produção de dados utilizou-se de entrevistas semiestruturadas e questionário socioeconômico. Os pressupostos teóricos que embasaram a pesquisa no que se refere ao estudo sobre a formação continuada partem dos estudos de Marcelo Garcia (1999, 2009), Day (2001), Nóvoa (1992, 2008, 2019, 2020), Imbernón (2000, 2010), Charlot (2000, 2005) e Gimeno Sacristán (1999, 2017). Sobre cidade e espaço, foram considerados os estudos de Lefebvre (1999, 2000, 2001, 2004, 2008), sobre territórios, os estudos de Haesbaert (2004, 2006) e territórios educativos a partir de Faria (2009, 2012). Para discutir cultura utilizou-se das percepções de Forquin (1993) e cultura/práticas escolares/curriculares, Gimeno Sacristán (1999, 2017). Sobre a educação, as ideias de Paulo Freire (1980, 1999, 2018, 2019, 2021) alimentaram as reflexões na busca de sentido para o tema proposto. A teoria sociológica de Bourdieu (1974, 1983, 1989, 1992, 2001, 2004, 2009, 2013, 2014) sustentou a análise dos dados produzidos na pesquisa empírica, principalmente a partir dos conceitos de habitus, campo e capitais. A análise das entrevistas foi realizada a partir da identificação de nove unidades de registro e depois a organização em três categorias: formação continuada, teoria praxiológica e território apropriado. Os resultados confirmam a tese de que os profissionais que passam por experiências formativas em diferentes espaços da cidade e apresentam disposições a partir do conjunto de capital social, econômico e cultural adquirido, tendem a olhar para a cidade como um lócus de educação, porém, esta não é uma percepção evidente e nem imediata, ela precisa ser impulsionada por meio de práticas formativas e da construção e efetivação de um currículo escolar que considere a relação entre os saberes escolares e o entorno.Abstract: In this study, we sought to interweave the concepts of education, city, territory and teacher professional development, in order to unveil the educational potential of the different spaces that a city offers and the relevance of assuming them as a locus for teacher education. The research aimed to discuss whether professionals working in a public elementary school in Curitiba perceive the city as a locus of education, using the resources it offers in their methodological choices and in their teaching practice to expand the experiences related to the school curriculum. The empirical qualitative research involved six professionals from a municipal school in Curitiba, Paraná. For data production, semi-structured interviews and a socioeconomic questionnaire were used. The theoretical assumptions that supported the research regarding the study on continuing education are based on the studies of Marcelo Garcia (1999, 2009), Day (2001), Nóvoa (1992, 2008, 2019, 2020), Imbernón (2000, 2010), Charlot (2000, 2005), and Gimeno Sacristán (1999, 2017). About city and space, the studies of Lefebvre (1999, 2000, 2001, 2004, 2008) were considered, about territories, the studies of Haesbaert (2004, 2006) and educational territories from Faria (2009, 2012). To discuss culture we used the insights of Forquin (1993) and culture/school/curriculum practices, Gimeno Sacristán (1999, 2017). On education, the ideas of Paulo Freire (1980, 1999, 2018, 2019, 2021) fueled the reflections in the search for meaning for the proposed theme. The sociological theory of Bourdieu (1974, 1983, 1989, 1992, 2001, 2004, 2009, 2013, 2014) supported the analysis of the data produced in the empirical research, mainly from the concepts of habitus, field, and capitals. The analysis of the interviews was performed from the identification of nine units of record and then the organization into three categories: continuing education, praxeological theory and appropriate territory. The results confirm the thesis that professionals who go through formative experiences in different spaces of the city and present dispositions from the set of social, economic and cultural capital acquired, tend to look at the city as a locus of education; however, this is not an evident nor immediate perception, it needs to be driven through formative practices and the construction and effectiveness of a school curriculum that considers the relationship between school knowledge and the environment.Resumen: En esta tesis, se ha buscado entrelazar los conceptos de educación, ciudad, territorio y desarrollo profesional docente, con miras a revelar el potencial educativo de los diferentes espacios que la ciudad ofrece y la pertinencia de asumirlos como locus para la formación docente. La investigación tuvo como objetivo discutir si los profesionales que trabajan en una escuela primaria pública municipal de Curitiba perciben la ciudad como un locus de educación, utilizando los recursos que ofrece en sus elecciones metodológicas y en su práctica docente para ampliar las experiencias relacionadas con el currículo escolar. La investigación empírica cualitativa involucró a seis profesionales de una escuela municipal de Curitiba/PR. Para la producción de datos se utilizaron entrevistas semiestructuradas y un cuestionario socioeconómico. Los presupuestos teóricos que fundamentaron la investigación sobre la formación continua se basan en los estudios de Marcelo García (1999, 2009), Day (2001), Nóvoa (1992, 2008, 2019, 2020), Imbernón (2000, 2010), Charlot (2000, 2005) y Gimeno Sacristán (1999, 2017). Sobre ciudad y espacio se consideraron los estudios de Lefebvre (1999, 2000, 2001, 2004, 2008), sobre territorios los estudios de Haesbaert (2004, 2006) y los territorios educativos de Faria (2009, 2012). Para hablar de cultura se utilizaron las percepciones de Forquin (1993) y cultura/escuela/prácticas curriculares de Gimeno Sacristán (1999, 2017). Sobre la educación, las ideas de Paulo Freire (1980, 1999, 2018, 2019, 2021) alimentaron las reflexiones en la búsqueda de sentido para el tema propuesto. La teoría sociológica de Bourdieu (1974, 1983, 1989, 1992, 2001, 2004, 2009, 2013, 2014) apoyó el análisis de los datos producidos en la investigación empírica, principalmente a partir de los conceptos de habitus, campo y capitales. El análisis de las entrevistas se realizó a partir de la identificación de nueve unidades de registro y luego la organización en tres categorías: formación continua, teoría praxeológica y territorio apropiado. Los resultados confirman la tesis de que los profesionales que pasan por experiencias formativas en diferentes espacios de la ciudad y presentan disposiciones a partir del conjunto de capital social, económico y cultural adquirido, tienden a mirar a la ciudad como un locus de educación, sin embargo, esto no es una percepción evidente o inmediata, necesita ser impulsada a través de prácticas formativas y de la construcción e implementación de un currículo escolar que considere la relación entre el saber escolar y el entorno.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoProfessores de ensino fundamental - FormaçãoEnsino - MetodologiaFormação continuada - ProfessoresEducaçãoEscola e cidade : territórios para o desenvolvimento profissional docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - CAREN REGINA ADUR DE SOUZA HELPA.pdfapplication/pdf4677661https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83247/1/R%20-%20T%20-%20CAREN%20REGINA%20ADUR%20DE%20SOUZA%20HELPA.pdfcedfec355dcc471db0bc9363eb69eb5fMD51open access1884/832472023-06-28 10:48:49.554open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/83247Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-06-28T13:48:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escola e cidade : territórios para o desenvolvimento profissional docente
title Escola e cidade : territórios para o desenvolvimento profissional docente
spellingShingle Escola e cidade : territórios para o desenvolvimento profissional docente
Souza, Caren Regina Adur de
Educação - Estudo e ensino
Professores - Formação
Professores de ensino fundamental - Formação
Ensino - Metodologia
Formação continuada - Professores
Educação
title_short Escola e cidade : territórios para o desenvolvimento profissional docente
title_full Escola e cidade : territórios para o desenvolvimento profissional docente
title_fullStr Escola e cidade : territórios para o desenvolvimento profissional docente
title_full_unstemmed Escola e cidade : territórios para o desenvolvimento profissional docente
title_sort Escola e cidade : territórios para o desenvolvimento profissional docente
author Souza, Caren Regina Adur de
author_facet Souza, Caren Regina Adur de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Knoblauch, Adriane, 1975-
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Caren Regina Adur de
contributor_str_mv Knoblauch, Adriane, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Professores - Formação
Professores de ensino fundamental - Formação
Ensino - Metodologia
Formação continuada - Professores
Educação
topic Educação - Estudo e ensino
Professores - Formação
Professores de ensino fundamental - Formação
Ensino - Metodologia
Formação continuada - Professores
Educação
description Orientadora: Professora Drª Adriane Knoblauch
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-28T13:48:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-28T13:48:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/83247
url https://hdl.handle.net/1884/83247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83247/1/R%20-%20T%20-%20CAREN%20REGINA%20ADUR%20DE%20SOUZA%20HELPA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cedfec355dcc471db0bc9363eb69eb5f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860462338375680