Estudantes com altas habilidades/superdotação : uma proposta de intervenção a partir de conflitos sociopedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valentim, Bernadete de Fátima Bastos, 1971-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/66430
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dra. Carla Luciane Blum Vestena
id UFPR_4e42c1156ce04eb46469c42e2a64e1d6
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/66430
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Valentim, Bernadete de Fátima Bastos, 1971-Vestena, Carla Luciane BlumCosta-Lobo, Cristina, 1975-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-04-22T17:46:02Z2020-04-22T17:46:02Z2019https://hdl.handle.net/1884/66430Orientadora: Prof.ª Dra. Carla Luciane Blum VestenaCoorientadora: Prof.ª Dra. Cristina Costa LoboTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 09/12/2019Inclui referências: p. 204-220Resumo: Estudantes com altas habilidades/superdotação vivenciam um modo diferenciado de aprender e de se desenvolver. Esse modo difere daquele dos demais estudantes por estarem à frente do seu tempo em comparação aos padrões comuns apresentados por colegas da mesma idade. No que se refere à dimensão social, é necessário desafiá-los para que desenvolvam interação de qualidade. A pesquisa investigou a tomada de consciência de estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD), a partir da resolução de conflitos sociopedagógicos. A amostra configurou-se com 7 estudantes da sala de recursos multifuncional de um colégio estadual do município de Guarapuava/PR, entre dez e treze anos de idade, identificados com AH/SD por meio de avaliação psicoeducacional e participantes do atendimento educacional especializado (AEE). Tomou-se por base o conceito de superdotação descrito na Teoria dos Três Anéis de Joseph Renzulli e a compreensão de tomada de consciência no aporte teórico-metodológico da epistemologia genética. Adotou-se a pesquisa qualitativa exploratória, do tipo pesquisa ação, na qual foram usados observação e entrevista contendo histórias de conflitos sociopedagógicos, como instrumentos principais para a coleta de dados. Os resultados revelaram três níveis de tomada de consciência, a partir da resolução dos conflitos apresentados demonstrando que o envolvimento, a interação social de qualidade, a cooperação, o interesse, a presença de conflitos e a ausência de isolamento são elementos presentes no comportamento daqueles participantes que tiveram níveis mais elaborados de tomada de consciência. Em decorrência desses resultados, afirma-se que a discussão dos conflitos sociopedagógicos com esses estudantes promoveu liberdade e autonomia para expressarem o pensamento, fazerem generalizações, formarem esquemas e construírem estruturas de interação social de qualidade para o envolvimento uns com os outros. É imprescindível, portanto, promover, a esses estudantes com AH/SD, experiências de envolvimento mútuo, para que possam cooperar, conflitar, manter trocas sociais, reconhecer-se e reconhecer o outro. Sendo assim, conclui-se, a partir dos resultados, que um trabalho pedagógico de intervenção construído e organizado coletivamente, contribui para o desenvolvimento da tomada de consciência nos estudantes com altas habilidades/superdotação. E há que se destacar que, para que ocorra uma tomada de consciência do cotidiano escolar desses estudantes, é necessário que o ambiente escolar seja cooperativo, que lhes permita o exercício da autonomia e o desenvolvimento da interação e do conhecimento social das questões sociopedagógicas. Palavras-chave: Altas habilidades; superdotação; conflitos sociopedagógicos; tomada de consciência; atendimento educacional especializado (AEE).Abstract: Gifted/high ability students experience a different way of learning and developing. This mode differs from that of the other students because they are ahead of their time in comparison to the common standards presented by colleagues of the same age. With regard to the social dimension, it is necessary to challenge them to develop quality social interaction. The study investigated the consciousness of gifted/high ability students participating in a multifunctional resource classroom that was gotten from socio-pedagogical conflict resolution. The sample had seven students with ten to thirteen years old from a multifunctional resource classroom of a public school in the municipality of Guarapuava (Paraná state, Brazil) who had been identified as gifted/high ability by psychoeducational evaluation and employees of the Specialized Educational Service, named in Brazil as AEE. It was based on the concept of giftedness described in Joseph Renzulli's Theory of Three Rings and the understanding of consciousness in the theoretical-methodological contribution of genetic epistemology. Qualitative exploratory research, of the action research type, was adopted, in which observation and interview containing histories of sociopedagogical conflicts were used as the main instruments for data collection. The results revealed three levels of consciousness, based on the resolution of the conflicts presented showing that involvement, quality social interaction, cooperation, interest, the presence of conflicts and the absence of isolation are elements present in the behavior of those participants who had more elaborate levels of consciousness. As a result of these results, it is stated that the discussion of socio-pedagogical conflicts with these students promoted freedom and autonomy to express their thoughts, make generalizations, form schemes and build quality social interaction structures for involvement with each other. It is essential, therefore, to promote these gifted/high ability students, experiences of mutual involvement, so that they can cooperate, conflict, maintain social exchanges, recognize themselves and recognize the other. Thus, it is concluded, from the results, that a pedagogical intervention work built and organized collectively, contributes to the development of consciousness in gifted/high ability students. And it should be noted that, in order for the students to become aware of their school routine, it is necessary that the school environment is cooperative, allowing them to exercise autonomy and to develop interaction and social knowledge of socio-educational issues. Key words: Gifted/high ability; socio-pedagogical conflicts; consciousness; specialized educational service (AEE).233 p. : il.application/pdfEducação especialSuperdotados - EducaçãoInteração socialEducaçãoEstudantes com altas habilidades/superdotação : uma proposta de intervenção a partir de conflitos sociopedagógicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - BERNADETE DE FATIMA BASTOS VALENTIM.pdfapplication/pdf3699609https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66430/1/R%20-%20T%20-%20BERNADETE%20DE%20FATIMA%20BASTOS%20VALENTIM.pdfe495c9a3a0ab08b1a70fb4add395ec30MD51open access1884/664302020-04-22 14:46:02.747open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/66430Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-04-22T17:46:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudantes com altas habilidades/superdotação : uma proposta de intervenção a partir de conflitos sociopedagógicos
title Estudantes com altas habilidades/superdotação : uma proposta de intervenção a partir de conflitos sociopedagógicos
spellingShingle Estudantes com altas habilidades/superdotação : uma proposta de intervenção a partir de conflitos sociopedagógicos
Valentim, Bernadete de Fátima Bastos, 1971-
Educação especial
Superdotados - Educação
Interação social
Educação
title_short Estudantes com altas habilidades/superdotação : uma proposta de intervenção a partir de conflitos sociopedagógicos
title_full Estudantes com altas habilidades/superdotação : uma proposta de intervenção a partir de conflitos sociopedagógicos
title_fullStr Estudantes com altas habilidades/superdotação : uma proposta de intervenção a partir de conflitos sociopedagógicos
title_full_unstemmed Estudantes com altas habilidades/superdotação : uma proposta de intervenção a partir de conflitos sociopedagógicos
title_sort Estudantes com altas habilidades/superdotação : uma proposta de intervenção a partir de conflitos sociopedagógicos
author Valentim, Bernadete de Fátima Bastos, 1971-
author_facet Valentim, Bernadete de Fátima Bastos, 1971-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Vestena, Carla Luciane Blum
Costa-Lobo, Cristina, 1975-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Valentim, Bernadete de Fátima Bastos, 1971-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Superdotados - Educação
Interação social
Educação
topic Educação especial
Superdotados - Educação
Interação social
Educação
description Orientadora: Prof.ª Dra. Carla Luciane Blum Vestena
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-22T17:46:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-22T17:46:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/66430
url https://hdl.handle.net/1884/66430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 233 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66430/1/R%20-%20T%20-%20BERNADETE%20DE%20FATIMA%20BASTOS%20VALENTIM.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e495c9a3a0ab08b1a70fb4add395ec30
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898866069602304