Dificuldades enfrentadas pelos alunos na transição do 5º para o 6º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Jurema Maria Gomes da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53321
Resumo: Orientadora : Profª Dra Vanisse Simone Alves Corrêa
id UFPR_50a45b8b072891845f18f14203914c4d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53321
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Cunha, Jurema Maria Gomes daCorrêa, Vanisse Simone AlvesUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-12-04T19:51:36Z2019-12-04T19:51:36Z2016https://hdl.handle.net/1884/53321Orientadora : Profª Dra Vanisse Simone Alves CorrêaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : A pesquisa tem a finalidade de destacar os problemas que comprometem o ensino aprendizagem dos alunos dos 6° anos, e através de motivações e possíveis planos de ações para tentar superar as dificuldades perante os problemas levantados na Instituição de ensino estadual Primavera e assim ajudar no desenvolvimento intelectual e social desses alunos, para que eles possam estar preparados para os próximos anos escolares. Observou-se que a transição do 5° para o 6° ano tem demonstrado algumas falhas que refletem no desenvolvimento ensino aprendizagem dos alunos do 6° ano. A pesquisa iniciou-se com a revisão de literatura e a abordagem na escola estudada, por meio de várias ações que motivaram os alunos do 5° e 6°ano a irem mais confortáveis e seguros para as séries seguintes. O suporte teórico baseou-se principalmente em Cortella (2008), Rios (2011) e Saviani (2000). Foi ofertado um questionário aos alunos e seus responsáveis, professores e funcionários de três instituições escolares que ofertam matrículas para o 5° e 6° ano. A pesquisa concluiu que é possível reduzir as dificuldades dos alunos se for feito um trabalho de conscientização e motivação junto aos professores, alunos e responsáveis, por meio da orientação pedagógica.20 p.application/pdfEducação de basePsicologia da aprendizagemDificuldades enfrentadas pelos alunos na transição do 5º para o 6º anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - JUREMA MARIA GOMES DA CUNHA.pdfapplication/pdf323703https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53321/1/R%20-%20E%20-%20JUREMA%20MARIA%20GOMES%20DA%20CUNHA.pdf9ad2c9de8b92ad77fe5fa550dfe8619aMD51open access1884/533212019-12-04 16:51:36.922open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53321Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-04T19:51:36Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dificuldades enfrentadas pelos alunos na transição do 5º para o 6º ano
title Dificuldades enfrentadas pelos alunos na transição do 5º para o 6º ano
spellingShingle Dificuldades enfrentadas pelos alunos na transição do 5º para o 6º ano
Cunha, Jurema Maria Gomes da
Educação de base
Psicologia da aprendizagem
title_short Dificuldades enfrentadas pelos alunos na transição do 5º para o 6º ano
title_full Dificuldades enfrentadas pelos alunos na transição do 5º para o 6º ano
title_fullStr Dificuldades enfrentadas pelos alunos na transição do 5º para o 6º ano
title_full_unstemmed Dificuldades enfrentadas pelos alunos na transição do 5º para o 6º ano
title_sort Dificuldades enfrentadas pelos alunos na transição do 5º para o 6º ano
author Cunha, Jurema Maria Gomes da
author_facet Cunha, Jurema Maria Gomes da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Corrêa, Vanisse Simone Alves
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Jurema Maria Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de base
Psicologia da aprendizagem
topic Educação de base
Psicologia da aprendizagem
description Orientadora : Profª Dra Vanisse Simone Alves Corrêa
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-04T19:51:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-04T19:51:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53321
url https://hdl.handle.net/1884/53321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 20 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53321/1/R%20-%20E%20-%20JUREMA%20MARIA%20GOMES%20DA%20CUNHA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9ad2c9de8b92ad77fe5fa550dfe8619a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860293098209280