Dificuldades enfrentadas pelos alunos na transição do 5º para o 6º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53321 |
Resumo: | Orientadora : Profª Dra Vanisse Simone Alves Corrêa |
id |
UFPR_50a45b8b072891845f18f14203914c4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53321 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Cunha, Jurema Maria Gomes daCorrêa, Vanisse Simone AlvesUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-12-04T19:51:36Z2019-12-04T19:51:36Z2016https://hdl.handle.net/1884/53321Orientadora : Profª Dra Vanisse Simone Alves CorrêaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : A pesquisa tem a finalidade de destacar os problemas que comprometem o ensino aprendizagem dos alunos dos 6° anos, e através de motivações e possíveis planos de ações para tentar superar as dificuldades perante os problemas levantados na Instituição de ensino estadual Primavera e assim ajudar no desenvolvimento intelectual e social desses alunos, para que eles possam estar preparados para os próximos anos escolares. Observou-se que a transição do 5° para o 6° ano tem demonstrado algumas falhas que refletem no desenvolvimento ensino aprendizagem dos alunos do 6° ano. A pesquisa iniciou-se com a revisão de literatura e a abordagem na escola estudada, por meio de várias ações que motivaram os alunos do 5° e 6°ano a irem mais confortáveis e seguros para as séries seguintes. O suporte teórico baseou-se principalmente em Cortella (2008), Rios (2011) e Saviani (2000). Foi ofertado um questionário aos alunos e seus responsáveis, professores e funcionários de três instituições escolares que ofertam matrículas para o 5° e 6° ano. A pesquisa concluiu que é possível reduzir as dificuldades dos alunos se for feito um trabalho de conscientização e motivação junto aos professores, alunos e responsáveis, por meio da orientação pedagógica.20 p.application/pdfEducação de basePsicologia da aprendizagemDificuldades enfrentadas pelos alunos na transição do 5º para o 6º anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - JUREMA MARIA GOMES DA CUNHA.pdfapplication/pdf323703https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53321/1/R%20-%20E%20-%20JUREMA%20MARIA%20GOMES%20DA%20CUNHA.pdf9ad2c9de8b92ad77fe5fa550dfe8619aMD51open access1884/533212019-12-04 16:51:36.922open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53321Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-04T19:51:36Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dificuldades enfrentadas pelos alunos na transição do 5º para o 6º ano |
title |
Dificuldades enfrentadas pelos alunos na transição do 5º para o 6º ano |
spellingShingle |
Dificuldades enfrentadas pelos alunos na transição do 5º para o 6º ano Cunha, Jurema Maria Gomes da Educação de base Psicologia da aprendizagem |
title_short |
Dificuldades enfrentadas pelos alunos na transição do 5º para o 6º ano |
title_full |
Dificuldades enfrentadas pelos alunos na transição do 5º para o 6º ano |
title_fullStr |
Dificuldades enfrentadas pelos alunos na transição do 5º para o 6º ano |
title_full_unstemmed |
Dificuldades enfrentadas pelos alunos na transição do 5º para o 6º ano |
title_sort |
Dificuldades enfrentadas pelos alunos na transição do 5º para o 6º ano |
author |
Cunha, Jurema Maria Gomes da |
author_facet |
Cunha, Jurema Maria Gomes da |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Corrêa, Vanisse Simone Alves Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Jurema Maria Gomes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de base Psicologia da aprendizagem |
topic |
Educação de base Psicologia da aprendizagem |
description |
Orientadora : Profª Dra Vanisse Simone Alves Corrêa |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-04T19:51:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-04T19:51:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53321 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
20 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53321/1/R%20-%20E%20-%20JUREMA%20MARIA%20GOMES%20DA%20CUNHA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9ad2c9de8b92ad77fe5fa550dfe8619a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860293098209280 |