Desenvolvimento, implementação e avaliação do clube de ciência em física aplicada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/76543 |
Resumo: | Orientador: Prof.ª Dr.ª Mara Fernanda Parisoto |
id |
UFPR_5184a4c6cc8ea05d417ca7906315be4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/76543 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Almeida, Wesley Dias de, 1998-Rosa, Valdir, 1970-Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências ExatasParisoto, Mara Fernanda, 1985-2022-07-13T20:00:41Z2022-07-13T20:00:41Z2020https://hdl.handle.net/1884/76543Orientador: Prof.ª Dr.ª Mara Fernanda ParisotoCoorientador: Prof. Dr. Valdir RosaMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências ExatasInclui referências: p.43-45Resumo : o presente trabalho apresenta o desenvolvimento, implantação e avaliação de um Clube de Ciências em Física Aplicada, no qual a construção de minifoguetes foi utilizada como tema gerador, norteado pela experiência de um membro de uma equipe profissional e premiada. O proposito foi implementar o Clube em colégio público com o 1º ano do Ensino Médio, avaliá-lo em relação à mudança da motivação e com isso elaborar matérias que propiciem a criação de novos Clubes de Ciência. Tal iniciativa se faz necessária devido à baixa motivação dos alunos em relação à área das exatas como observado nos estágios obrigatórios. É fundamentada principalmente nos trabalhos em relação ao Clube com espaço informal de ensino, sobre o ensino tradicional e de como trata da motivação e utilizado na avaliação no Clube. O trabalho é justificado devido à necessidade de atividades práticas no ensino de Física e Ciências e a falta de materiais específicos para facilitar a implementação de Clubes de Ciência. Para tratar devidamente as problemáticas foi utilizada a pesquisa-ação, e as aulas foram realizadas no Clube sendo estruturadas considerando o contexto histórico da evolução dos minifoguetes onde a teoria foi desenvolvida por meio de aulas expositivas dialogadas, sendo o modelo de minifoguete utilizado adaptado da equipe Palorocket. Os dados colhidos da implementação são oriundos da Escala de Avaliação da Motivação para Aprendizagem aplicados na forma de pré-teste e pósteste aos alunos do Clube, validados por análise estatística, usando Teste t de Student, para analisar devidamente a variação da motivação. Tendo como resultado um aumento de 7,14% da motivação dos alunos respondentes dos testes, essa variação foi observada em relação à motivação proveniente da vontade de se destacar em relação aos colegas. Após essa análise foi desenvolvido materiais que irão nortear e Clubes que possam promover um aumento maior da motivação, sendo estes já foram utilizados em formações inicial e continuada de professores e de monitores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, além de ser tratado em disciplina optativa em colégios de tempo integral do Paraná e também como norteador de trabalho que conquistou menção honrosa no concurso "Respostas para o Amanhã". Sendo 200 pessoas aproximadamente atendidas com uso do material elaborado.1 recurso online : PDF.application/pdfCiências - Estudo e ensinoFísica - Estudo e ensinoCiencia - ExperiênciasDesenvolvimento, implementação e avaliação do clube de ciência em física aplicadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR-G- WESLEY DIAS DE ALMEIDA.pdfapplication/pdf1936811https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76543/1/R-G-%20WESLEY%20DIAS%20DE%20ALMEIDA.pdfd1ae5ecdd0724cd9f0b01146036f8065MD51open access1884/765432022-07-13 17:00:41.109open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/76543Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-13T20:00:41Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento, implementação e avaliação do clube de ciência em física aplicada |
title |
Desenvolvimento, implementação e avaliação do clube de ciência em física aplicada |
spellingShingle |
Desenvolvimento, implementação e avaliação do clube de ciência em física aplicada Almeida, Wesley Dias de, 1998- Ciências - Estudo e ensino Física - Estudo e ensino Ciencia - Experiências |
title_short |
Desenvolvimento, implementação e avaliação do clube de ciência em física aplicada |
title_full |
Desenvolvimento, implementação e avaliação do clube de ciência em física aplicada |
title_fullStr |
Desenvolvimento, implementação e avaliação do clube de ciência em física aplicada |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento, implementação e avaliação do clube de ciência em física aplicada |
title_sort |
Desenvolvimento, implementação e avaliação do clube de ciência em física aplicada |
author |
Almeida, Wesley Dias de, 1998- |
author_facet |
Almeida, Wesley Dias de, 1998- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Rosa, Valdir, 1970- Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Wesley Dias de, 1998- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Parisoto, Mara Fernanda, 1985- |
contributor_str_mv |
Parisoto, Mara Fernanda, 1985- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências - Estudo e ensino Física - Estudo e ensino Ciencia - Experiências |
topic |
Ciências - Estudo e ensino Física - Estudo e ensino Ciencia - Experiências |
description |
Orientador: Prof.ª Dr.ª Mara Fernanda Parisoto |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-13T20:00:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-13T20:00:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/76543 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/76543 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76543/1/R-G-%20WESLEY%20DIAS%20DE%20ALMEIDA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d1ae5ecdd0724cd9f0b01146036f8065 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860810325098496 |