Políticas educacionais de ampliação do tempo e espaço para a infância em territórios urbanos : uma análise a partir do Bairro do Pilarzinho da Cidade de Curitiba.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Solange Pacheco
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/43525
Resumo: Orientadora: Profª Drª Valéria M. Rohrich Ferreira
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spelling Ferreira, Solange PachecoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoFerreira, Valéria Milena Röhrich2016-08-12T18:38:55Z2016-08-12T18:38:55Z2016http://hdl.handle.net/1884/43525Orientadora: Profª Drª Valéria M. Rohrich FerreiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/03/2016Inclui referências : f. 184-189Área de concentração: Políticas educacionaisResumo: Esta pesquisa relaciona o campo das Políticas Educacionais e o da Infância. Apresenta como problema, a seguinte questão: Quais são as políticas educacionais de Educação Integral/Integrada desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba e como estas influenciam as redes de interdependência de crianças no bairro Pilarzinho e principalmente, segundo a opinião das próprias crianças? Tratou-se de uma pesquisa qualitativa realizada a partir de: análise de documentos da política nacional de Educação Integral (Programa Mais Educação) e da Prefeitura Municipal de Curitiba, relacionados à Educação Integral/Integrada do município; entrevistas com 2 diretores, 3 gerentes e 4 profissionais da administração da Rede Municipal de Ensino; entrevistas com 4 diretoras das quatros escolas (denominadas de Perfil 1, 2, 3 e 4) selecionadas para a realização da pesquisa que ofertam diferentes programas de ampliação do tempo escolar (CEI, UEI e Educação Integrada); e conversas com quarenta crianças dos quintos anos do Ensino Fundamental para saber como vivenciam o bairro e a cidade e o que pensam da escola em que estudam (sobre o tempo ampliado, visitas e passeios com a escola). Como referencial teórico baseou-se na sociologia (Elias), na sociologia da infância (Sarmento, Qvortrup, Corsaro e Mollo Bouvier) e também na sociologia urbana e geografia (Authier e Santos). Quanto aos resultados, evidenciou-se de modo geral, que as crianças fazem grande uso do comércio e o pouco uso dos espaços culturais como museus e teatros, apesar do bairro Pilarzinho ofertar diferentes tipos de espaços culturais e de lazer. Ficou claro, que o uso de tais espaços, se relaciona às condições econômicas das famílias, ao tipo de espaço do bairro onde se mora e se estuda (se em regiões vulneráveis ou seguras do bairro) e até ao tipo de organização de tempo/espaço de cada escola e suas propostas de saídas, visitas, relação com a região do bairro em que se situam. Pôde-se também verificar que são as crianças das escolas dos Perfis 1 e 2, que se deslocam mais tanto no bairro como fora dele, apresentando uma rede mais elástica, móvel e variada. Em contrapartida, as crianças dos Perfis 3 e 4 têm suas redes mais restritas, mais limitadas espacialmente e economicamente, ou seja, utilizam menos os espaços do bairro e da cidade. E sobre a política de Educação Integral (CEI e UEI) parece que essa não contribui mais do que as escolas de tempo regular, e justamente a quem mais precisa, para a apropriação espacial e cultural do bairro e da cidade. Palavras-chave: Política Educacional. Infância. Educação Integral. Cidade. Redes de Interdependência.Abstract: This research relates both the fields of Educational Policies and Childhood. It presents the following issue as a problem: which are the educational policies on full-time/integrated education developed by the Municipal Secretary of Education in Curitiba and how do they influence the nets of interdependence of children in the neighborhood of Pilarzinho also according to the children's opinions? The research was qualitative and it was done based on: analysis of documents regarding the national policy of full-time education (Program Mais Educação) and also others written in the city hall of Curitiba, related to full-time/integrated education in the city; interviews with 2 principals, 3 managers, and 4 professionals who work at the city education system administration; interviews with 4 principals from the 4 schools (named Profile 1, 2, 3 and 4) selected for the research execution and which offered different programs of extending the school time period (CEI, UEI and Integrated Education); and conversations with forty children from the fifth grade groups in Elementary school to discover how they experience the neighborhood and the city and what they think about the school in which they study (about the extended school time period, visits and tours with the school). The theoretical referential was based on sociology (Elias), in childhood sociology (Sarmento, Ovortrup, Corsaro and Mollo Bouvier) and also in urban sociology and geography (Authier and Santos). Regarding the results, there were evidences that children go to the markets often but not as often to cultural spaces such as museums and theaters, despite the fact that the neighborhood Pilarzinho offers different types of cultural and leisure spaces. It was clear that the use of such spaces not only is related to the economical conditions of the family, but also to the type of space in the neighborhood where the students live and study (whether they live in vulnerable or safe regions in the neighborhood), and even to the type of organization of time/space of each school and their propositions on leaving time, visits, relationship with the region in the neighborhood where they are located. It was also possible to verify that the children of schools with Profiles 1 and 2 are the ones who move more throughout the neighborhood and outside of it, presenting a more elastic, moving and varied net. In contrast, the children from Profiles 3 and 4 have more restrictive, spatial and economically limited net, that is, they do not use the spaces in the neighborhood and the city very often. About the full-time education policy (CEI and UEI), it seems that it does not contribute more than the schools with the regular school time period, and exactly for the ones which need it more, to the spatial and cultural appropriation of the neighborhood and the city. Keywords: Educational Policy. Childhood. Full-time Education. City. Interdependence Nets.245 f. : il., algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalPolíticas educacionais de ampliação do tempo e espaço para a infância em territórios urbanos : uma análise a partir do Bairro do Pilarzinho da Cidade de Curitiba.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SOLANGE PACHECO FERREIRA.pdfapplication/pdf12882165https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43525/1/R%20-%20D%20-%20SOLANGE%20PACHECO%20FERREIRA.pdf0f98b1cd3d9823aa1bdc1df223c6ed24MD51open accessTEXTR - D - SOLANGE PACHECO FERREIRA.pdf.txtR - D - SOLANGE PACHECO FERREIRA.pdf.txtExtracted Texttext/plain467657https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43525/2/R%20-%20D%20-%20SOLANGE%20PACHECO%20FERREIRA.pdf.txtff0ecda38d843e25183812065fbbaeb6MD52open accessTHUMBNAILR - D - SOLANGE PACHECO FERREIRA.pdf.jpgR - D - SOLANGE PACHECO FERREIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1187https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43525/3/R%20-%20D%20-%20SOLANGE%20PACHECO%20FERREIRA.pdf.jpg064dd5e890e56621a19087c73b8d1e77MD53open access1884/435252016-08-13 03:03:27.241open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/43525Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-08-13T06:03:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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