O pensamento composicional de Georges Aperghis e suas aplicações na performance musical contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/76762 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Felipe de Almeida Ribeiro |
id |
UFPR_53e6090cdcda1a06b3ece8601b2f7985 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/76762 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Silva, André Alves da, 1985-Yampolschi, Roseane, 1956-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em MúsicaRibeiro, Felipe de Almeida, 1980-2022-08-19T14:59:44Z2022-08-19T14:59:44Z2022https://hdl.handle.net/1884/76762Orientador: Prof. Dr. Felipe de Almeida RibeiroCoorientadora: Prof. Dra. Roseane YampolschiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ates, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 28/03/2022Inclui referênciasResumo: A partir da contextualização sobre repertório vocal de obras dos séculos XX e dos pensamentos sobre performance e linguagem propostos pela estética do teatro pós-guerra, tendo como representantes Samuel Beckett e Antonin Artaud, foi realizada a análise de três peças da série Récitations (1978-79), do compositor Georges Aperghis. Estas análises têm como objetivo fornecer ferramentas ao intérprete para a construção da performance para o repertório de música vocal contemporânea. Para os procedimentos de análise, nos baseamos nos estudos analíticos de Jason Thorpe Buchanan, Daniel Durney e Eleni Ralli com o objetivo de detalhar algumas características técnicas da obra do compositor e de sua poética. Récitations, uma série de pequenas peças para voz não acompanhada, é um bom exemplo de como o trabalho com a voz, não somente em relação à sua consistência técnica, mas também no que se refere aos recursos expressivos e gestuais utilizados pelo compositor, resulta em uma força poética que amplia o contexto sonoro familiar de seus ouvintes.Abstract: Based in a contextualization on the vocal repertoire of the 20th century and a series of thoughts on performance and language proposed by the aesthetics of Post-War Theater, with Samuel Beckett and Antonin Artaud as representatives, an analysis of three pieces from Récitations (1978 -79), by composer Georges Aperghis. These combinations aim to provide tools for the performer to the construction of a contemporary vocal music repertoire performance. For the analysis procedures, we based this work on the analytical studies of Jason Thorpe Buchanan, Daniel Durney and Eleni Ralli with the aim of detailing some technical characteristics of the composer's work and his poetics. Récitations, a series of short pieces for unaccompanied voice, is a good example of how working with the voice, not only in relation to its technical consistency, but also with regards to the expressive and gestural resources used by the composer, results in a poetic force that expands the familiar sound context of its listeners.1 recurso online : PDF.application/pdfAperghis, Georges, 1945-VozMusica vocalComposição (Música)Voz - Representação teatralMúsicaO pensamento composicional de Georges Aperghis e suas aplicações na performance musical contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANDRE ALVES DA SILVA.pdfapplication/pdf4875709https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76762/1/R%20-%20D%20-%20ANDRE%20ALVES%20DA%20SILVA.pdfef956c77a9b287e8de3c2dd3cbe431d9MD51open access1884/767622022-08-19 11:59:44.941open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/76762Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-19T14:59:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O pensamento composicional de Georges Aperghis e suas aplicações na performance musical contemporânea |
title |
O pensamento composicional de Georges Aperghis e suas aplicações na performance musical contemporânea |
spellingShingle |
O pensamento composicional de Georges Aperghis e suas aplicações na performance musical contemporânea Silva, André Alves da, 1985- Aperghis, Georges, 1945- Voz Musica vocal Composição (Música) Voz - Representação teatral Música |
title_short |
O pensamento composicional de Georges Aperghis e suas aplicações na performance musical contemporânea |
title_full |
O pensamento composicional de Georges Aperghis e suas aplicações na performance musical contemporânea |
title_fullStr |
O pensamento composicional de Georges Aperghis e suas aplicações na performance musical contemporânea |
title_full_unstemmed |
O pensamento composicional de Georges Aperghis e suas aplicações na performance musical contemporânea |
title_sort |
O pensamento composicional de Georges Aperghis e suas aplicações na performance musical contemporânea |
author |
Silva, André Alves da, 1985- |
author_facet |
Silva, André Alves da, 1985- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Yampolschi, Roseane, 1956- Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, André Alves da, 1985- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ribeiro, Felipe de Almeida, 1980- |
contributor_str_mv |
Ribeiro, Felipe de Almeida, 1980- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aperghis, Georges, 1945- Voz Musica vocal Composição (Música) Voz - Representação teatral Música |
topic |
Aperghis, Georges, 1945- Voz Musica vocal Composição (Música) Voz - Representação teatral Música |
description |
Orientador: Prof. Dr. Felipe de Almeida Ribeiro |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-19T14:59:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-19T14:59:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/76762 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/76762 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76762/1/R%20-%20D%20-%20ANDRE%20ALVES%20DA%20SILVA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ef956c77a9b287e8de3c2dd3cbe431d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860376775622656 |