O pensamento composicional de Georges Aperghis e suas aplicações na performance musical contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, André Alves da, 1985-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/76762
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Felipe de Almeida Ribeiro
id UFPR_53e6090cdcda1a06b3ece8601b2f7985
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/76762
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, André Alves da, 1985-Yampolschi, Roseane, 1956-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em MúsicaRibeiro, Felipe de Almeida, 1980-2022-08-19T14:59:44Z2022-08-19T14:59:44Z2022https://hdl.handle.net/1884/76762Orientador: Prof. Dr. Felipe de Almeida RibeiroCoorientadora: Prof. Dra. Roseane YampolschiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ates, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 28/03/2022Inclui referênciasResumo: A partir da contextualização sobre repertório vocal de obras dos séculos XX e dos pensamentos sobre performance e linguagem propostos pela estética do teatro pós-guerra, tendo como representantes Samuel Beckett e Antonin Artaud, foi realizada a análise de três peças da série Récitations (1978-79), do compositor Georges Aperghis. Estas análises têm como objetivo fornecer ferramentas ao intérprete para a construção da performance para o repertório de música vocal contemporânea. Para os procedimentos de análise, nos baseamos nos estudos analíticos de Jason Thorpe Buchanan, Daniel Durney e Eleni Ralli com o objetivo de detalhar algumas características técnicas da obra do compositor e de sua poética. Récitations, uma série de pequenas peças para voz não acompanhada, é um bom exemplo de como o trabalho com a voz, não somente em relação à sua consistência técnica, mas também no que se refere aos recursos expressivos e gestuais utilizados pelo compositor, resulta em uma força poética que amplia o contexto sonoro familiar de seus ouvintes.Abstract: Based in a contextualization on the vocal repertoire of the 20th century and a series of thoughts on performance and language proposed by the aesthetics of Post-War Theater, with Samuel Beckett and Antonin Artaud as representatives, an analysis of three pieces from Récitations (1978 -79), by composer Georges Aperghis. These combinations aim to provide tools for the performer to the construction of a contemporary vocal music repertoire performance. For the analysis procedures, we based this work on the analytical studies of Jason Thorpe Buchanan, Daniel Durney and Eleni Ralli with the aim of detailing some technical characteristics of the composer's work and his poetics. Récitations, a series of short pieces for unaccompanied voice, is a good example of how working with the voice, not only in relation to its technical consistency, but also with regards to the expressive and gestural resources used by the composer, results in a poetic force that expands the familiar sound context of its listeners.1 recurso online : PDF.application/pdfAperghis, Georges, 1945-VozMusica vocalComposição (Música)Voz - Representação teatralMúsicaO pensamento composicional de Georges Aperghis e suas aplicações na performance musical contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANDRE ALVES DA SILVA.pdfapplication/pdf4875709https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76762/1/R%20-%20D%20-%20ANDRE%20ALVES%20DA%20SILVA.pdfef956c77a9b287e8de3c2dd3cbe431d9MD51open access1884/767622022-08-19 11:59:44.941open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/76762Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-19T14:59:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O pensamento composicional de Georges Aperghis e suas aplicações na performance musical contemporânea
title O pensamento composicional de Georges Aperghis e suas aplicações na performance musical contemporânea
spellingShingle O pensamento composicional de Georges Aperghis e suas aplicações na performance musical contemporânea
Silva, André Alves da, 1985-
Aperghis, Georges, 1945-
Voz
Musica vocal
Composição (Música)
Voz - Representação teatral
Música
title_short O pensamento composicional de Georges Aperghis e suas aplicações na performance musical contemporânea
title_full O pensamento composicional de Georges Aperghis e suas aplicações na performance musical contemporânea
title_fullStr O pensamento composicional de Georges Aperghis e suas aplicações na performance musical contemporânea
title_full_unstemmed O pensamento composicional de Georges Aperghis e suas aplicações na performance musical contemporânea
title_sort O pensamento composicional de Georges Aperghis e suas aplicações na performance musical contemporânea
author Silva, André Alves da, 1985-
author_facet Silva, André Alves da, 1985-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Yampolschi, Roseane, 1956-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, André Alves da, 1985-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Felipe de Almeida, 1980-
contributor_str_mv Ribeiro, Felipe de Almeida, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Aperghis, Georges, 1945-
Voz
Musica vocal
Composição (Música)
Voz - Representação teatral
Música
topic Aperghis, Georges, 1945-
Voz
Musica vocal
Composição (Música)
Voz - Representação teatral
Música
description Orientador: Prof. Dr. Felipe de Almeida Ribeiro
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-19T14:59:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-19T14:59:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/76762
url https://hdl.handle.net/1884/76762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76762/1/R%20-%20D%20-%20ANDRE%20ALVES%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ef956c77a9b287e8de3c2dd3cbe431d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860376775622656