Os riscos corporais do brincar : o que dizem crianças da educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/73698 |
Resumo: | Orientadora: Profª. Drª. Marynelma Camargo Garanhani |
id |
UFPR_5664792c480eb28248051f861ec17f5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/73698 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Sartori, Emanuelle, 1995-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGaranhani, Marynelma Camargo, 1967-2022-03-07T14:48:03Z2022-03-07T14:48:03Z2021https://hdl.handle.net/1884/73698Orientadora: Profª. Drª. Marynelma Camargo GaranhaniDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 15/06/2021Inclui referências: p. 116-122Resumo: O presente estudo trata de uma investigação interpretativa, realizada com 12 crianças de 4-5 anos em uma escola particular de criança pequena, localizada no município de Curitiba/PR. A pesquisa foi construída a partir da seguinte pergunta: como as crianças de 4 e 5 anos compreendem os riscos corporais nas situações de brincadeira? E os referenciais teóricos são autores da sociologia da infância como Corsaro e Sarmento e, para a perspectiva sobre o risco: Le Breton, Bernstein e Sandseter. Devido às especificidades das pesquisas com crianças, faz-se uso dos seguintes procedimentos/instrumentos para a produção de dados: a roda de conversa com disparadores de imagens de brincadeiras consideradas arriscadas, trechos de filmes infantis, arquivos da professora das crianças participantes da pesquisa e visita monitorada no quintal da escola. A análise por triangulação foi utilizada e os dados foram organizados em três categorias temáticas, sendo elas: Tipos de Risco, A Criança Diante do Risco e Quando a Criança se Arrisca. Como conclusões, o risco foi compreendido como um componente do brincar e elemento presente nos espaços externos. Já o espaço externo foi reconhecido como mobilizador do brincar arriscado e as brincadeiras arriscadas como componente da cultura lúdica infantil. As relações com o adulto e/ou com os pares como necessárias nas experiências com o brincar arriscado e a conversa como promotora da tomada de consciência frente ao risco, onde, o corpo criança em movimento pôde ser entendido como brinquedo nas brincadeiras arriscadas.Abstract: The present study deals with an interpretative research, carried out with 12 children aged 4-5 years in a private school for young children, located in the municipality of Curitiba/PR. The research was built from the following question: how do 4 and 5 year old children understand body risks in play situations? And the theoretical references are authors of the sociology of childhood as Corsaro and Sarmento and, for the perspective on risk: Le Breton, Bernstein and Sandseter. Due to the specificities of the research with children, the following procedures/instruments were used for data production: a conversation circle with triggers for images of games considered risky, excerpts from children's movies, files from the teacher of the children participating in the research, and a monitored visit to the school yard. Triangulation analysis was used and the data were organized into three thematic categories, these being: Types of Risk, The Child Facing Risk, and When the Child Risks. As conclusions, risk was understood as a component of play and an element present in the external spaces. The outdoor space was recognized as a mobilizer of risky play, and risky play as a component of children's play culture. Relationships with adults and/or peers were seen as necessary in the experiences of risky play, and conversation as a promoter of awareness of risk, where the child's body in movement could be understood as a toy in risky play.1 arquivo (122 p.) : PDF.application/pdfEducação infantilEducação pre-escolarBrincadeiras infantisCriancas - RecreaçãoEducaçãoExercícios físicos para criançasOs riscos corporais do brincar : o que dizem crianças da educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - EMANUELLE SARTORI DOS SANTOS.pdfapplication/pdf8103715https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73698/1/R%20-%20D%20-%20EMANUELLE%20SARTORI%20DOS%20SANTOS.pdf5f11084b51f3ccdcb88621f82d066171MD51open access1884/736982022-03-07 11:48:03.808open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73698Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-03-07T14:48:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os riscos corporais do brincar : o que dizem crianças da educação infantil |
title |
Os riscos corporais do brincar : o que dizem crianças da educação infantil |
spellingShingle |
Os riscos corporais do brincar : o que dizem crianças da educação infantil Sartori, Emanuelle, 1995- Educação infantil Educação pre-escolar Brincadeiras infantis Criancas - Recreação Educação Exercícios físicos para crianças |
title_short |
Os riscos corporais do brincar : o que dizem crianças da educação infantil |
title_full |
Os riscos corporais do brincar : o que dizem crianças da educação infantil |
title_fullStr |
Os riscos corporais do brincar : o que dizem crianças da educação infantil |
title_full_unstemmed |
Os riscos corporais do brincar : o que dizem crianças da educação infantil |
title_sort |
Os riscos corporais do brincar : o que dizem crianças da educação infantil |
author |
Sartori, Emanuelle, 1995- |
author_facet |
Sartori, Emanuelle, 1995- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sartori, Emanuelle, 1995- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Garanhani, Marynelma Camargo, 1967- |
contributor_str_mv |
Garanhani, Marynelma Camargo, 1967- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Educação pre-escolar Brincadeiras infantis Criancas - Recreação Educação Exercícios físicos para crianças |
topic |
Educação infantil Educação pre-escolar Brincadeiras infantis Criancas - Recreação Educação Exercícios físicos para crianças |
description |
Orientadora: Profª. Drª. Marynelma Camargo Garanhani |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-07T14:48:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-07T14:48:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/73698 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/73698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (122 p.) : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73698/1/R%20-%20D%20-%20EMANUELLE%20SARTORI%20DOS%20SANTOS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5f11084b51f3ccdcb88621f82d066171 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860577388134400 |