Movimento de subjetivação da criança na escrita de textos : entre o texto do outro e o texto próprio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aspilicueta, Patricia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/36843
Resumo: Orientadora : Profª Drª Claudia Mendes Campos
id UFPR_5a6280725b0e712f076064d10c0937cd
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/36843
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Campos, Claudia Mendes, 1969-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasAspilicueta, Patricia2022-12-12T15:34:23Z2022-12-12T15:34:23Z2014https://hdl.handle.net/1884/36843Orientadora : Profª Drª Claudia Mendes CamposTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 09/09/2014Inclui referênciasResumo: As dificuldades enfrentadas por crianças na aquisição da escrita demarcam uma linha tênue entre o normal e o patológico. Como a escrita está em constituição, falhas são esperadas e decorrem da própria entrada da criança na escrita, entrada essa que não se dissocia da subjetividade e da intersubjetividade, nem da própria língua, estabelecendo trajetórias singulares. O estudo focaliza o processo de inscrição da criança na escrita sob um enfoque teórico interacionista, como proposto por Cláudia de Lemos, investigando os movimentos em direção à enunciação de textos de crianças que apresentam dificuldades no processo de aquisição da escrita. O corpus foi constituído por textos escritos por crianças, entre oito e dez anos de idade, que cursavam as duas últimas séries do primeiro segmento do Ensino Fundamental, encaminhadas para atendimento fonoaudiológico. O aspecto eleito para análise foi a situação, recorrente nos dados coletados, em que ao serem solicitados a escrever um texto, os sujeitos da pesquisa recorreram à cópia ou à repetição de um texto do outro. Discuto a cópia como um movimento de alienação ao outro e de diferenciação do outro, necessário para que a criança ocupe um lugar na enunciação escrita. Desse modo, busquei interpretar a cópia não como um movimento mecânico de reprodução de um texto já dado, mas como a repetição de outros textos. Esse movimento é constitutivo do sujeito da aquisição da escrita e pode possibilitar a sua entrada nesse funcionamento. Os sujeitos aparecem nos erros e rasuras das cópias, ou seja, por entre a cópia, há indícios da relação da criança com a língua, com a escrita do outro e com a própria escrita. Palavras-chave: Aquisição de Escrita, Interacionismo, Fracasso escolar.Abstract: The difficulties faced by children in the acquisition of writing demarcate a fine line between the normal and the pathological. As the writing is being composed, failures are expected and derive from the entrance of the child in writing, entry that does not dissociate of subjectivity and intersubjectivity, neither the language itself, establishing singular trajectories. The study focuses on the process of enrollment of the child in writing under an interactionist theoretical approach, as proposed by Claudia de Lemos, investigating the movements toward the enunciation of texts from children with difficulties in the acquisition of the writing process. The corpus consists of texts written by children between eight and ten years old, who attended the last two series of the first segment of Elementary Education, referred to speech therapy. The aspect chosen for analysis was the situation, recurrent from the collected data, in which, when asked to write a text, the subjects resorted to copying or repetition of a text from the other. I discuss the copy as a movement between the alienation to the other and differentiation from the other necessary, for the child to occupy a place in the written enuntiation. Thus, I sought to interpret the copy not as a mechanical reproduction of a text already given, but as the repetition of other texts. This movement is constitutive of subjectivity in the acquisition of writing and can allow their entry in this functioning. The subjects appear through the errors and erasures of copies, ie, along the copy, there is evidence of the children's relationship with the language, the texts from the other and their own writting. Keywords: Writting Acquisicion, Interacionism, School failure.138f. : il. algumas color, tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesLetrasFracasso escolarCrianças - EscritaInteração social em criançasMovimento de subjetivação da criança na escrita de textos : entre o texto do outro e o texto próprioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - PATRICIA ASPILICUETA.pdfapplication/pdf5359855https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36843/1/R%20-%20T%20-%20PATRICIA%20ASPILICUETA.pdf55985d758438100041030ec473cfd459MD51open accessTEXTR - T - PATRICIA ASPILICUETA.pdf.txtExtracted Texttext/plain236841https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36843/2/R%20-%20T%20-%20PATRICIA%20ASPILICUETA.pdf.txta04c6c61525f1eed3f2e7acdb077ee8eMD52open accessTHUMBNAILR - T - PATRICIA ASPILICUETA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1301https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36843/3/R%20-%20T%20-%20PATRICIA%20ASPILICUETA.pdf.jpg8c27b285096e127b089116aab14a7947MD53open access1884/368432022-12-12 12:34:23.986open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/36843Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-12T15:34:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Movimento de subjetivação da criança na escrita de textos : entre o texto do outro e o texto próprio
title Movimento de subjetivação da criança na escrita de textos : entre o texto do outro e o texto próprio
spellingShingle Movimento de subjetivação da criança na escrita de textos : entre o texto do outro e o texto próprio
Aspilicueta, Patricia
Teses
Letras
Fracasso escolar
Crianças - Escrita
Interação social em crianças
title_short Movimento de subjetivação da criança na escrita de textos : entre o texto do outro e o texto próprio
title_full Movimento de subjetivação da criança na escrita de textos : entre o texto do outro e o texto próprio
title_fullStr Movimento de subjetivação da criança na escrita de textos : entre o texto do outro e o texto próprio
title_full_unstemmed Movimento de subjetivação da criança na escrita de textos : entre o texto do outro e o texto próprio
title_sort Movimento de subjetivação da criança na escrita de textos : entre o texto do outro e o texto próprio
author Aspilicueta, Patricia
author_facet Aspilicueta, Patricia
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Campos, Claudia Mendes, 1969-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Aspilicueta, Patricia
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Letras
Fracasso escolar
Crianças - Escrita
Interação social em crianças
topic Teses
Letras
Fracasso escolar
Crianças - Escrita
Interação social em crianças
description Orientadora : Profª Drª Claudia Mendes Campos
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-12T15:34:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-12T15:34:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/36843
url https://hdl.handle.net/1884/36843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 138f. : il. algumas color, tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36843/1/R%20-%20T%20-%20PATRICIA%20ASPILICUETA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36843/2/R%20-%20T%20-%20PATRICIA%20ASPILICUETA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36843/3/R%20-%20T%20-%20PATRICIA%20ASPILICUETA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 55985d758438100041030ec473cfd459
a04c6c61525f1eed3f2e7acdb077ee8e
8c27b285096e127b089116aab14a7947
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860789076754432