Movimento de subjetivação da criança na escrita de textos : entre o texto do outro e o texto próprio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/36843 |
Resumo: | Orientadora : Profª Drª Claudia Mendes Campos |
id |
UFPR_5a6280725b0e712f076064d10c0937cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/36843 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Campos, Claudia Mendes, 1969-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasAspilicueta, Patricia2022-12-12T15:34:23Z2022-12-12T15:34:23Z2014https://hdl.handle.net/1884/36843Orientadora : Profª Drª Claudia Mendes CamposTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 09/09/2014Inclui referênciasResumo: As dificuldades enfrentadas por crianças na aquisição da escrita demarcam uma linha tênue entre o normal e o patológico. Como a escrita está em constituição, falhas são esperadas e decorrem da própria entrada da criança na escrita, entrada essa que não se dissocia da subjetividade e da intersubjetividade, nem da própria língua, estabelecendo trajetórias singulares. O estudo focaliza o processo de inscrição da criança na escrita sob um enfoque teórico interacionista, como proposto por Cláudia de Lemos, investigando os movimentos em direção à enunciação de textos de crianças que apresentam dificuldades no processo de aquisição da escrita. O corpus foi constituído por textos escritos por crianças, entre oito e dez anos de idade, que cursavam as duas últimas séries do primeiro segmento do Ensino Fundamental, encaminhadas para atendimento fonoaudiológico. O aspecto eleito para análise foi a situação, recorrente nos dados coletados, em que ao serem solicitados a escrever um texto, os sujeitos da pesquisa recorreram à cópia ou à repetição de um texto do outro. Discuto a cópia como um movimento de alienação ao outro e de diferenciação do outro, necessário para que a criança ocupe um lugar na enunciação escrita. Desse modo, busquei interpretar a cópia não como um movimento mecânico de reprodução de um texto já dado, mas como a repetição de outros textos. Esse movimento é constitutivo do sujeito da aquisição da escrita e pode possibilitar a sua entrada nesse funcionamento. Os sujeitos aparecem nos erros e rasuras das cópias, ou seja, por entre a cópia, há indícios da relação da criança com a língua, com a escrita do outro e com a própria escrita. Palavras-chave: Aquisição de Escrita, Interacionismo, Fracasso escolar.Abstract: The difficulties faced by children in the acquisition of writing demarcate a fine line between the normal and the pathological. As the writing is being composed, failures are expected and derive from the entrance of the child in writing, entry that does not dissociate of subjectivity and intersubjectivity, neither the language itself, establishing singular trajectories. The study focuses on the process of enrollment of the child in writing under an interactionist theoretical approach, as proposed by Claudia de Lemos, investigating the movements toward the enunciation of texts from children with difficulties in the acquisition of the writing process. The corpus consists of texts written by children between eight and ten years old, who attended the last two series of the first segment of Elementary Education, referred to speech therapy. The aspect chosen for analysis was the situation, recurrent from the collected data, in which, when asked to write a text, the subjects resorted to copying or repetition of a text from the other. I discuss the copy as a movement between the alienation to the other and differentiation from the other necessary, for the child to occupy a place in the written enuntiation. Thus, I sought to interpret the copy not as a mechanical reproduction of a text already given, but as the repetition of other texts. This movement is constitutive of subjectivity in the acquisition of writing and can allow their entry in this functioning. The subjects appear through the errors and erasures of copies, ie, along the copy, there is evidence of the children's relationship with the language, the texts from the other and their own writting. Keywords: Writting Acquisicion, Interacionism, School failure.138f. : il. algumas color, tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesLetrasFracasso escolarCrianças - EscritaInteração social em criançasMovimento de subjetivação da criança na escrita de textos : entre o texto do outro e o texto próprioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - PATRICIA ASPILICUETA.pdfapplication/pdf5359855https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36843/1/R%20-%20T%20-%20PATRICIA%20ASPILICUETA.pdf55985d758438100041030ec473cfd459MD51open accessTEXTR - T - PATRICIA ASPILICUETA.pdf.txtExtracted Texttext/plain236841https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36843/2/R%20-%20T%20-%20PATRICIA%20ASPILICUETA.pdf.txta04c6c61525f1eed3f2e7acdb077ee8eMD52open accessTHUMBNAILR - T - PATRICIA ASPILICUETA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1301https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36843/3/R%20-%20T%20-%20PATRICIA%20ASPILICUETA.pdf.jpg8c27b285096e127b089116aab14a7947MD53open access1884/368432022-12-12 12:34:23.986open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/36843Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-12T15:34:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Movimento de subjetivação da criança na escrita de textos : entre o texto do outro e o texto próprio |
title |
Movimento de subjetivação da criança na escrita de textos : entre o texto do outro e o texto próprio |
spellingShingle |
Movimento de subjetivação da criança na escrita de textos : entre o texto do outro e o texto próprio Aspilicueta, Patricia Teses Letras Fracasso escolar Crianças - Escrita Interação social em crianças |
title_short |
Movimento de subjetivação da criança na escrita de textos : entre o texto do outro e o texto próprio |
title_full |
Movimento de subjetivação da criança na escrita de textos : entre o texto do outro e o texto próprio |
title_fullStr |
Movimento de subjetivação da criança na escrita de textos : entre o texto do outro e o texto próprio |
title_full_unstemmed |
Movimento de subjetivação da criança na escrita de textos : entre o texto do outro e o texto próprio |
title_sort |
Movimento de subjetivação da criança na escrita de textos : entre o texto do outro e o texto próprio |
author |
Aspilicueta, Patricia |
author_facet |
Aspilicueta, Patricia |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Campos, Claudia Mendes, 1969- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aspilicueta, Patricia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teses Letras Fracasso escolar Crianças - Escrita Interação social em crianças |
topic |
Teses Letras Fracasso escolar Crianças - Escrita Interação social em crianças |
description |
Orientadora : Profª Drª Claudia Mendes Campos |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-12T15:34:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-12T15:34:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/36843 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/36843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
138f. : il. algumas color, tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36843/1/R%20-%20T%20-%20PATRICIA%20ASPILICUETA.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36843/2/R%20-%20T%20-%20PATRICIA%20ASPILICUETA.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36843/3/R%20-%20T%20-%20PATRICIA%20ASPILICUETA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
55985d758438100041030ec473cfd459 a04c6c61525f1eed3f2e7acdb077ee8e 8c27b285096e127b089116aab14a7947 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898867704332288 |