Utilização do método Jigsaw de ensino com a temática nanociência e nanotecnologia para a contextualização do conteúdo de coloides

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borsato, Giovanni de Oliveira, 1992-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/73450
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Lauro Camargo Dias Júnior
id UFPR_5afcbd318ea31f72c05c725448600bd2
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/73450
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Borsato, Giovanni de Oliveira, 1992-Sakae, George Hideki, 1987-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede NacionalDias Junior, Lauro Camargo, 1967-2022-04-18T18:35:54Z2022-04-18T18:35:54Z2021https://hdl.handle.net/1884/73450Orientador: Prof. Dr. Lauro Camargo Dias JúniorCoorientador: Prof. Dr. George Hideki SakaeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 19/08/2021Inclui referênciasResumo: Na literatura são descritas diferentes metodologias de ensino para despertar no aluno a curiosidade, motivação e o pensamento crítico, tornando as aulas mais atrativas e interessantes. Dentre esses métodos destaca-se o método cooperativo Jigsaw como uma alternativa para o ensino de Química. Considerando tal fato esse trabalho propõe a aplicação desse método para analisar o uso da temática Nanociência e Nanotecnologia a fim de contextualizar o ensino do conteúdo de Coloides em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio. Analisando-se os dados coletados por meio de questionários concluiu-se que os alunos avaliaram positivamente o método aplicado. Além disso observou-se uma maior compreensão do tema em comparação com o método tradicional de ensino (mesmo tendo sido o método aplicado de forma remota).Abstract: In literature different teaching methodologies are described to awaken the student's curiosity, motivation, and critical thinking, making the classes more attractive and interesting. Among these methodologies the Jigsaw cooperative method stands out as an alternative for teaching Chemistry. Considering such a fact this work applies this method in order to verify the contributions of Nanoscience and Nanotechnology in order to contextualize the teaching of Colloids content in the third year of high school. By analysing the data collected through questionnaires it was concluded that the students positively evaluated the applied method. Moreover, it was observed a greater comprehension of the contents in comparison with the traditional teaching method (even though the method was virtually applied).1 recurso eletronico : PDF.application/pdfQuímica - Estudo e ensinoNanotecnologiaColoidesQuímicaUtilização do método Jigsaw de ensino com a temática nanociência e nanotecnologia para a contextualização do conteúdo de coloidesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GIOVANNI DE OLIVEIRA BORSATO.pdfapplication/pdf1807808https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73450/1/R%20-%20D%20-%20GIOVANNI%20DE%20OLIVEIRA%20BORSATO.pdf58fc7b984ff56fb205745ae4a2e3a9ccMD51open access1884/734502022-04-18 15:35:54.371open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73450Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-04-18T18:35:54Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Utilização do método Jigsaw de ensino com a temática nanociência e nanotecnologia para a contextualização do conteúdo de coloides
title Utilização do método Jigsaw de ensino com a temática nanociência e nanotecnologia para a contextualização do conteúdo de coloides
spellingShingle Utilização do método Jigsaw de ensino com a temática nanociência e nanotecnologia para a contextualização do conteúdo de coloides
Borsato, Giovanni de Oliveira, 1992-
Química - Estudo e ensino
Nanotecnologia
Coloides
Química
title_short Utilização do método Jigsaw de ensino com a temática nanociência e nanotecnologia para a contextualização do conteúdo de coloides
title_full Utilização do método Jigsaw de ensino com a temática nanociência e nanotecnologia para a contextualização do conteúdo de coloides
title_fullStr Utilização do método Jigsaw de ensino com a temática nanociência e nanotecnologia para a contextualização do conteúdo de coloides
title_full_unstemmed Utilização do método Jigsaw de ensino com a temática nanociência e nanotecnologia para a contextualização do conteúdo de coloides
title_sort Utilização do método Jigsaw de ensino com a temática nanociência e nanotecnologia para a contextualização do conteúdo de coloides
author Borsato, Giovanni de Oliveira, 1992-
author_facet Borsato, Giovanni de Oliveira, 1992-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Sakae, George Hideki, 1987-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional
dc.contributor.author.fl_str_mv Borsato, Giovanni de Oliveira, 1992-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias Junior, Lauro Camargo, 1967-
contributor_str_mv Dias Junior, Lauro Camargo, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Química - Estudo e ensino
Nanotecnologia
Coloides
Química
topic Química - Estudo e ensino
Nanotecnologia
Coloides
Química
description Orientador: Prof. Dr. Lauro Camargo Dias Júnior
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-18T18:35:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-18T18:35:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/73450
url https://hdl.handle.net/1884/73450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso eletronico : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73450/1/R%20-%20D%20-%20GIOVANNI%20DE%20OLIVEIRA%20BORSATO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 58fc7b984ff56fb205745ae4a2e3a9cc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860694703865856