Utilização do método Jigsaw de ensino com a temática nanociência e nanotecnologia para a contextualização do conteúdo de coloides
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/73450 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Lauro Camargo Dias Júnior |
id |
UFPR_5afcbd318ea31f72c05c725448600bd2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/73450 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Borsato, Giovanni de Oliveira, 1992-Sakae, George Hideki, 1987-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede NacionalDias Junior, Lauro Camargo, 1967-2022-04-18T18:35:54Z2022-04-18T18:35:54Z2021https://hdl.handle.net/1884/73450Orientador: Prof. Dr. Lauro Camargo Dias JúniorCoorientador: Prof. Dr. George Hideki SakaeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 19/08/2021Inclui referênciasResumo: Na literatura são descritas diferentes metodologias de ensino para despertar no aluno a curiosidade, motivação e o pensamento crítico, tornando as aulas mais atrativas e interessantes. Dentre esses métodos destaca-se o método cooperativo Jigsaw como uma alternativa para o ensino de Química. Considerando tal fato esse trabalho propõe a aplicação desse método para analisar o uso da temática Nanociência e Nanotecnologia a fim de contextualizar o ensino do conteúdo de Coloides em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio. Analisando-se os dados coletados por meio de questionários concluiu-se que os alunos avaliaram positivamente o método aplicado. Além disso observou-se uma maior compreensão do tema em comparação com o método tradicional de ensino (mesmo tendo sido o método aplicado de forma remota).Abstract: In literature different teaching methodologies are described to awaken the student's curiosity, motivation, and critical thinking, making the classes more attractive and interesting. Among these methodologies the Jigsaw cooperative method stands out as an alternative for teaching Chemistry. Considering such a fact this work applies this method in order to verify the contributions of Nanoscience and Nanotechnology in order to contextualize the teaching of Colloids content in the third year of high school. By analysing the data collected through questionnaires it was concluded that the students positively evaluated the applied method. Moreover, it was observed a greater comprehension of the contents in comparison with the traditional teaching method (even though the method was virtually applied).1 recurso eletronico : PDF.application/pdfQuímica - Estudo e ensinoNanotecnologiaColoidesQuímicaUtilização do método Jigsaw de ensino com a temática nanociência e nanotecnologia para a contextualização do conteúdo de coloidesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - GIOVANNI DE OLIVEIRA BORSATO.pdfapplication/pdf1807808https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73450/1/R%20-%20D%20-%20GIOVANNI%20DE%20OLIVEIRA%20BORSATO.pdf58fc7b984ff56fb205745ae4a2e3a9ccMD51open access1884/734502022-04-18 15:35:54.371open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73450Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-04-18T18:35:54Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Utilização do método Jigsaw de ensino com a temática nanociência e nanotecnologia para a contextualização do conteúdo de coloides |
title |
Utilização do método Jigsaw de ensino com a temática nanociência e nanotecnologia para a contextualização do conteúdo de coloides |
spellingShingle |
Utilização do método Jigsaw de ensino com a temática nanociência e nanotecnologia para a contextualização do conteúdo de coloides Borsato, Giovanni de Oliveira, 1992- Química - Estudo e ensino Nanotecnologia Coloides Química |
title_short |
Utilização do método Jigsaw de ensino com a temática nanociência e nanotecnologia para a contextualização do conteúdo de coloides |
title_full |
Utilização do método Jigsaw de ensino com a temática nanociência e nanotecnologia para a contextualização do conteúdo de coloides |
title_fullStr |
Utilização do método Jigsaw de ensino com a temática nanociência e nanotecnologia para a contextualização do conteúdo de coloides |
title_full_unstemmed |
Utilização do método Jigsaw de ensino com a temática nanociência e nanotecnologia para a contextualização do conteúdo de coloides |
title_sort |
Utilização do método Jigsaw de ensino com a temática nanociência e nanotecnologia para a contextualização do conteúdo de coloides |
author |
Borsato, Giovanni de Oliveira, 1992- |
author_facet |
Borsato, Giovanni de Oliveira, 1992- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Sakae, George Hideki, 1987- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borsato, Giovanni de Oliveira, 1992- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dias Junior, Lauro Camargo, 1967- |
contributor_str_mv |
Dias Junior, Lauro Camargo, 1967- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química - Estudo e ensino Nanotecnologia Coloides Química |
topic |
Química - Estudo e ensino Nanotecnologia Coloides Química |
description |
Orientador: Prof. Dr. Lauro Camargo Dias Júnior |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-18T18:35:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-04-18T18:35:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/73450 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/73450 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso eletronico : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73450/1/R%20-%20D%20-%20GIOVANNI%20DE%20OLIVEIRA%20BORSATO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
58fc7b984ff56fb205745ae4a2e3a9cc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898834845106176 |