Educação permanente e recursos humanos : fatores de melhoria da qualidade de ensino numa proposta de escola aberta, em Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tânia Brandt
Data de Publicação: 1987
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/65110
Resumo: Orientadora: Heloísa Lück
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spelling Santos, Tânia BrandtUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoLück, Heloisa2022-09-02T16:46:17Z2022-09-02T16:46:17Z1987https://hdl.handle.net/1884/65110Orientadora: Heloísa LückDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 172-185Resumo: Este estudo analisa aspectos que envolvem o desenvolvimento de recursos humanos para a educação numa perspectiva de Educação Permanente, para uma "Escola Aberta", como fatores de melhoria da qualidade de ensino. O documento motivador desse estudo foi a Proposta de uma Politica de Educação para uma "Escola Aberta", implantada pela Rede Municipal de Ensino de Curitiba e incluso no Plano Municipal de Educação, período 1983-1986. "Escola Aberta" e uma proposta de educação que visa à interação entre professor, aluno, comunidade; e a escola que assume o compromisso com os interesses das camadas populares, a partir da dimensão politica da educação e seu processo de democratização. A dimensão politica da educação e analisada sob o enfoque dos intervenientes históricos, econômicos e sociais que determinam o processo de democratização do ensino, no Brasil, nos dias de hoje. São questionados aspectos relativos ao acesso e permanência, na escola, das crianças oriundas das camadas populares, e a garantia de que essas crianças se apropriem do saber elaborado pelas classes dominantes. Esses aspectos estão ligados ao problema da competência do sistema escolar que enfrenta o desafio do fracasso e da evasão das crianças das camadas populares, e que reclamam, dos responsáveis pela educação, um novo posicionamento no sentido de produzir a democratização do ensino. A necessidade e exigências de transformação da sociedade supõem a presença significativa do professor, cuja ação pedagógica exige uma instrumentalização teórico-prática para que promova um ensino com competência. Esse novo projeto do fazer-pedagógico deve acontecer no âmbito da escola, da qual se procura definir o próprio papel na sociedade brasileira, a sua função social e politica, sem esquecer o ponto de partida que são as experiências e a real idade dos educandos. A necessidade de uma nova relação entre educadores e educandos leva à redefinição da ação pedagógica do professor, uma pratica exercida com competência técnica e politica, que permita realizar, da maneira mais satisfatória, a escola brasileira de hoje. A competência é a base que permite ao professor adquirir uma visão do magistério mais integrada e politicamente mais comprometida com os interesses das camadas populares. Se a competência não existe, e preciso cria-la, partindo de condições existentes, discernindo-se onde e como atuar junto ao professor, a fim de ajudá-lo a preparar-se para uma melhor atuação na real idade da escola. O aperfeiçoamento do professor transforma-se num processo continuo de formação, desenvolvido sob o enfoque de educação permanente. Fundamentando-se em autores como GADOTTI e FURTER, procura-se demonstrar que a necessidade de preparação de recursos humanos na educação e parte de um processo de educação continua, implementado a partir de projetos de aperfeiçoamento de recursos humanos. 0 projeto de aperfeiçoamento de recursos humanos desenvolvido pela Rede Municipal de Ensino de Curitiba esta consubstanciado na proposta de uma " Escola Aberta", com o perfil de um educador voltado aos interesses e necessidades das camadas populares; que exercita a critica como forma de rever e repensar a função sócio-político da escola e que coloca, na pratica, a sua concepção de educação. O presente estudo identifica aspectos que devem ser enfatizados no processo de desenvolvimento de recursos humanos na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, num contexto de "Escola Aberta". Tais aspectos devem possibilitar o aperfeiçoamento continuo do educador, levando-o a um compromisso politico com as camadas populares, destacando a recuperação da competência técnica do educador e conscientizando esse educador de que a educação e algo permanente, e que cada um e responsável pelo seu auto aperfeiçoamento.Abstract: This study analyses aspects related to the development of human resources for an education in a perspective of permanent education for a "Escola Aberta", as factors to improve the quality of teaching. This study was inspired on the Proposal for Policy of Education for a "Escola Aberta" implanted by the "Rede Municipal de Ensino de Curitiba" and included in the Municipal Plan of Education for 1983-1986. "Escola Aberta" is an educational proposal that aims the interaction among teachers, students and community; the school associates its assumes interists with those of the popular classes, based in a policy dimension of education and its democratization process. The political dimension of education is analyzed under evidences of historic, economic and social interferences which determine the democratization process of teaching in Brazil nowadays. A discussion is presented regarding aspects of the school entrance and permanence by children from popular classes as well as the guarantee for these children that they learn the knowledge made up by a dominant class. These aspects are related to the problem of competence of teaching system which faces the challenge of failure, and the issue of children from the popular class. This class asks to those responsible for education that they demonstrate a new position in order to produce the democratization of the teaching process. The needs, and demands of a society transformation presupposes the significant presence of teacher, whose pedagogical actions demand a conceptual and practical instrumentalization in order to promote a teaching with competence. This new project of pedagogical action must come about in the school, which attempts to define its own role in the Brazilian society, and its social function and policy, holding as base line the experiences and reality of students.. The need for a new relation between teachers and students demands a new definition about pedagogical action, an exerted practice with a technical and political competence with permits the fulfillment in a satisfactory manner of the actual Brazilian school. Competence is the basis that allows the teacher to develop a more complex view of teaching and politically more involved with the interests of the popular class. If there isn't a competence, it's necessary to create it, beginning from old conditions, discerning where and how to act, in order to act well according to the reality of school. The teacher improvement transforms itself into a continuous process of development under the principle of a permanent education. Based in authors like GADOTTI and FURTER, it is attempted to demonstrate that the need for a preparation of human resources in education is part of a continuous process of education, complemented through projects of improvement of human resources.. The project of improvement developed by "Rede Municipal de Ensino de Curitiba" is identified in the proposal about "Escola Aberta", with the profile of an educator concerned with interests and needs of the popular class; a school that exercises the criticism as a way of reviewing and re-thinking social and political function of the school; a school that puts into practice its conception of education. The present study identifies aspects that must be emphasized in the process of improvement of human resources at the "Rede Municipal de Ensino de Curitiba" in a context of "Escola Aberta". Such aspects must give possibilities to a continuous development of the educators, leading him to a continuous political involvement towards popular class, emphasizing the recuperation of technical competence of educator and giving him conscience that the education is something permanent and each individual is responsible by his own improvement.185 f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalPlanejamento educacionalRedação acadêmicaEducaçãoEducação permanente e recursos humanos : fatores de melhoria da qualidade de ensino numa proposta de escola aberta, em Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - TANIA BRANDT SANTOS.pdfapplication/pdf131992050https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65110/1/D%20-%20TANIA%20BRANDT%20SANTOS.pdfbc55f3ea26d5fb0ffe1eb93567814f41MD51open access1884/651102022-09-02 13:46:17.85open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/65110Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-02T16:46:17Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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