Uma investigação sobre o conhecimento, o interesse e a atitude de administradores e coordenadores de escolas públicas de Curitiba frente r utilização do computador na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gremski, Lillian Cathy
Data de Publicação: 1989
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/61743
Resumo: Orientador: Karl Michael Lorenz
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoLorenz, Karl MichaelGremski, Lillian Cathy2022-12-02T16:22:36Z2022-12-02T16:22:36Z1989https://hdl.handle.net/1884/61743Orientador: Karl Michael LorenzDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 59-64Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar qual a atitude de diretores e coordenadores de escolas de 2º grau de Curitiba, da Rede Estadual de Ensino, frente à utilização instrucional do computador e saber o quanto estes administradores conhecem a respeito dos computadores. A pesquisa procurou também saber se tais administradores têm ou não interesse em utilizar o computador em suas escolas e finalmente, detectar as diferenças existentes entre o nível de conhecimento, de interesse e as atitudes de diretores e coordenadores. Fundamentado em tais propósitos, foram colocadas quatro questões de pesquisa, através das quais procurou-se detectar qual o nível de conhecimento, de interesse e a atitude de administradores de escolas de 2º grau da Rede Estadual de Ensino . Uma amostra de escolas públicas estaduais de 2º grau foi escolhida. Os administradores de ensino de cada escola foram convidados a preencher um questionário (anexo 1); 123 administradores, entre diretores e coordenadores de escola aten deram integralmente à solicitação. Os dados coletados através do instrumento, forneceram subsídios para o cálculo percentual e o tratamento estatístico das quatro questões de pesquisa e das três hipóteses decorrentes. A análise estatística foi realizada, utilizando o desvio padrão e a razão t. A conclusão encontrada para estas questões é de que o nível de conhecimento sobre computadores, dentre os administradores da Rede Estadual de Ensino de 2º grau, é baixo. O escore médio foi de 2,39 e o escore mais alto foi 11. Tal constatação confirma os resultados encontrados na literatura compulsada. Quanto ao interesse em utilizar o computador no processo de ensino, o resultado obtido demonstra que ele é grande: o escore médio foi de 7,03 e o mais alto escore possível foi 10. Enquanto isso, a atitude dos administradores de escola em relação ao computador é francamente positiva: 78% deles tiveram escores que indicaram respostas positivas nos itens que se referiam à atitudes. O escore médio foi de 87,81; o escore mais alto possível foi 120. Confrontando-se tais resultados com aqueles existentes na literatura, é possível perceber uma confirmação dos mesmos. Concluiu-se ainda que não existe diferença significativa entre o nível de conhecimento, o interesse e a atitude de diretores e coordenadores frente à utilização instrucional do computador.Abstract: The objective of this study was to investigate the attitude of state secondary school directors and principals about the instructional use of computers and to discover how much knowledge the administrators have about the computers. The study also attempted to discover if the administrators were interested in using computers in their schools and, finally, detect any differences in knowledge, interest and attitudes between the directors and the principals. Based on this idea, four research questions were formulated wich guided the study in detecting the degree of knowledge, interest and attitude of the administrators of the secondary schools of the state system of education. A sample of public secondary schools was selected and administrators from each of the schools were asked to answer a questionnaire (annex 1); 123 administrators, both directors and principals, responded and returned the questionnaires. The data that was collected from the instrument permitted the calculation of percents and statistical treatments for each of the four research questions and the three resulting hypothesis. The test T of Student was used in the statistical analysis. The conclusion reached was that the level of knowledge about computers was low for the administrators as a group. A mean score of 2.39 was obtained, with the highest possible score being 11. These results confirmed the expectations resulting from the literature review. With respect to the interest of the administrators in using the computers, the results show that the level of interest is great: the mean score was 7.03 and the highest score possible was 10. Also, the attitudes of the administrators about computers was positive: 78% of the administrators had positive scores on the attitude scale. The average score was 87.81, with the highest score possible being 120. These results confirmed the findings of the literature review. It was also concluded that there was no significant difference between directors and principals with respect to their knowledge, interest and attitude towards using the computers for instructional purposes.72 f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTecnologia educacionalRedação acadêmicaEducaçãoUma investigação sobre o conhecimento, o interesse e a atitude de administradores e coordenadores de escolas públicas de Curitiba frente r utilização do computador na educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - LILLIAN CATHY GREMSKI.pdfapplication/pdf57650562https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/61743/1/D%20-%20LILLIAN%20CATHY%20GREMSKI.pdf5a29ad80933d317d99c4ab6c22226cdaMD51open access1884/617432022-12-02 13:22:36.803open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/61743Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-02T16:22:36Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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