Uma revista de tipo europeu : educação e civilização na galeria illustrada (Curitiba 1888-1889)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vezzani, Iriana Nunes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/78017
Resumo: Orientadora: Profª Drª Dulce Regina Baggio Osinski
id UFPR_5db2fe11b2284c71692307a59c08aa1f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/78017
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Vezzani, Iriana NunesUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoOsinski, Dulce Regina Baggio, 1962-2022-09-05T18:15:14Z2022-09-05T18:15:14Z2013https://hdl.handle.net/1884/78017Orientadora: Profª Drª Dulce Regina Baggio OsinskiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 19/03/2013Bibliografia: f.357-381Área de concentração: EducaçãoResumo: Esta pesquisa se propõe a investigar as ideias relacionadas à educação, civilização e modernidade, mediadas pela litografia e pelos discursos dos colaboradores da revista A Galeria Illustrada, que circulou de 20 de novembro de 1888 a 29 de setembro de 1889. O periódico se apresentava aos seus leitores como um veículo do processo civilizatório da capital da Província do Paraná e assumiu a função de operacionalizar a ideia do moderno, "instruindo"seus leitores como agente da cultura e potencializando a relação entre ilustração e educação. Além disso, buscou se estabelecer como veículo mediador na constituição da visualidade e sensibilidade de seus leitores. Narciso Figueras atuou como idealizador, proprietário, editor e ilustrador do periódico que se insere num processo de renovação gráfica da imprensa paranaense, tendo circulado em um período da história do Brasil marcado por manifestações políticas, culturais e debates entre monarquistas e republicanos, intelectuais, artistas, escritores e educadores de diversas áreas. Desta forma, a revista constitui-se como uma fonte na qual é possível se observar como eram elaboradas as mensagens textuais e imagéticas dentro deste veículo de comunicação com a população e como se fazia uso das funções pedagógicas da imprensa ilustrada naquele contexto. Ao partir do princípio de que as imagens são agentes de socialização, é possível tratá-las também como agentes sociais da educação em sua dimensão formal e informal. O referencial teórico de Chartier, Pesavento e Pallares Burke foi importante instrumental para a compreensão das estratégias da revista em se constituir como veículo de civilização e para a reflexão sobre o potencial educativo de seus textos e imagens, situando-os no sistema ao qual estavam conectados, em um tempo e num espaço históricos: seu contexto de produção, seus leitores, seu suporte e materialidade. As teorias de Santaella e Joly sobre leitura da imagem forneceram subsísios para pensar a imagem como leitura possível dentro de suas páginas. Berman nos auxilia a pensar a noção de modernidade abordada pela revista que oscila entre o desejo de mudança e nostalgia da antiguidade. Como fontes foram utilizados jornais e revistas entre 1878 e 1900, documentos oficiais, livros e dicionários do período, fotografias e obras de arte. A Galeria Illustrada é um exemplo das tensões e articulações entre palavra e imagem e também uma chave para a compreensão dos conceitos de educação do período, pois estava imbuída de um propósito civilizatório e na constituição da visualidade e sensibilidade de seus leitores. Sua dimensão educativa e a crença de sua capacidade de instruir a sociedade pela difusão da palavra impressa e das imagens nela contidas, fez com que abordasse os mais diversos assuntos: política e economia, saúde e educação, a organização e eficiência da instrução, artes, entre outros.Abstract: This research proposes to investigate ideas related to public education, civilization and modernity, mediated through lithography and the discourses of the contributors to the magazine A Galeria Illustrada, which was published from November 20, 1888 to September 29, 1889. The periodical was presented to its readers as a vehicle of the civilizing process of the capital of the Province of Paraná and took on the function of operationalizing the idea of the modern, "instructing" as an agent of culture, and catalysing the relationship between illustration and education. In addition, the periodical sought to establish itself as a mediating vehicle in the formation of the visual and sensibility of its readers. Narciso Figueras served as the mastermind, owner, editor, and illustrator of the periodical that was part of a process of graphical renewal in the Press in Parana, and circulated in a period of Brazilian history marked by political and cultural demonstrations and debates between monarchists, republicans, intellectuals, artists and educators of various areas. The magazine thus constitutes a source in which one may observe how textual and image-based messages were elaborated in this vehicle for communicating with the population, and how the magazine made use of the illustrated press's pedagogic functions in that context. Based on the principle that images are agents of socialization, it is also possible to treat them as social agents of education in formal and informal dimensions. The theoretical framework of Chartier, Pesavento and Pallares Burke constituted an important tool for understanding the strategies of the magazine as a vehicle of civilization, and for reflecting on the educational potential of its texts and images, situating them in the system to which they were connected, in historical time and space: the context in which it was produced, who it was that contemplated them, their supporters and its substance. Santaella's and Joly's theories about image reading were the basis for considering the image as possible reading within the pages of the magazine. Berman helps us ponder the notion of modernity addressed by the magazine, which oscillates between the desire for change and nostalgia for the past. Between 1878 and 1900, common sources were newspapers and magazines, official documents, books and current dictionaries, photos and art. The Galeria Illustrada is an example of the tensions and links between word and image, and is also a key for understanding the period's educational concepts, as it was infused with a civilizing purpose and had a role in developing its readers' visuality and sensibility. Its educational dimension, and the belief in its capacity to instruct society through spreading the printed word and the images contained therein led it to address a wide range of subjects: politics and economics, health and education, the organization and efficiency of instruction, and the arts, among others.393 f. : il. (algumas color.).application/pdfDisponível em formato digitalRedação acadêmicaEducação - HistóriaCivilização - HistóriaImprensa - Paraná - HistóriaLitografiaEducaçãoUma revista de tipo europeu : educação e civilização na galeria illustrada (Curitiba 1888-1889)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - IRIANA NUNES VEZZANI.pdfapplication/pdf53520668https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78017/1/R%20-%20D%20-%20IRIANA%20NUNES%20VEZZANI.pdf101bcbd995c672033907f54c92955373MD51open access1884/780172023-01-24 16:22:02.109open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78017Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-01-24T19:22:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma revista de tipo europeu : educação e civilização na galeria illustrada (Curitiba 1888-1889)
title Uma revista de tipo europeu : educação e civilização na galeria illustrada (Curitiba 1888-1889)
spellingShingle Uma revista de tipo europeu : educação e civilização na galeria illustrada (Curitiba 1888-1889)
Vezzani, Iriana Nunes
Redação acadêmica
Educação - História
Civilização - História
Imprensa - Paraná - História
Litografia
Educação
title_short Uma revista de tipo europeu : educação e civilização na galeria illustrada (Curitiba 1888-1889)
title_full Uma revista de tipo europeu : educação e civilização na galeria illustrada (Curitiba 1888-1889)
title_fullStr Uma revista de tipo europeu : educação e civilização na galeria illustrada (Curitiba 1888-1889)
title_full_unstemmed Uma revista de tipo europeu : educação e civilização na galeria illustrada (Curitiba 1888-1889)
title_sort Uma revista de tipo europeu : educação e civilização na galeria illustrada (Curitiba 1888-1889)
author Vezzani, Iriana Nunes
author_facet Vezzani, Iriana Nunes
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Vezzani, Iriana Nunes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Osinski, Dulce Regina Baggio, 1962-
contributor_str_mv Osinski, Dulce Regina Baggio, 1962-
dc.subject.por.fl_str_mv Redação acadêmica
Educação - História
Civilização - História
Imprensa - Paraná - História
Litografia
Educação
topic Redação acadêmica
Educação - História
Civilização - História
Imprensa - Paraná - História
Litografia
Educação
description Orientadora: Profª Drª Dulce Regina Baggio Osinski
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-05T18:15:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-05T18:15:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/78017
url https://hdl.handle.net/1884/78017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 393 f. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78017/1/R%20-%20D%20-%20IRIANA%20NUNES%20VEZZANI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 101bcbd995c672033907f54c92955373
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860309945679872