O professor mediador na ótica dos alunos do Ensino Médio
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/17419 |
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Meier, MarcosUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoRomanelli, Egídio José, 1938-2020-11-25T18:41:54Z2020-11-25T18:41:54Z2004https://hdl.handle.net/1884/17419AnexosOrientador: Egídio José RomanelliDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2004Inclui bibliografia e notas bibliográficasÁrea de concentração: Educação, Cultura e TecnologiaResumo : A construção do conhecimento realizada pelo aluno, especialmente em sala de aula, tem a participação direta da mediação exercida pelo professor. Essa forma especial de interação professor-aluno é caracterizada por alguns aspectos fundamentais diretamente relacionados à qualidade do processo de aprendizagem. Um dos teóricos mais significativos na análise da Experiência de Aprendizagem Mediada tem sido o psicólogo e doutor em Psicologia do Desenvolvimento Reuven Feuerstein. Ex-colaborador de Piaget, Feuerstein desenvolveu um corpo de conhecimentos relativos ao desenvolvimento das funções cognitivas do sujeito. Esse trabalho foi por ele denominado de Teoria da Modificabilidade Estrutural Cognitiva e tem como base a mediação da aprendizagem. Estudando os aspectos particulares da mediação, Feuerstein evidencia a existência de doze características especiais denominadas por "Critérios de Mediação". O presente trabalho propõe a investigação da percepção que o aluno do Ensino Médio tem a respeito da forma de mediação exercida por seus professores, e como esses aspectos o auxiliam em sua aprendizagem. Tais resultados serão analisados em relação à proposta de Feuerstein objetivando encontrar semelhanças e diferenças que possam ser significativas na compreensão do processo de interação professor-aluno no contexto da aprendizagem. Segundo esse pesquisador, o principal fator que interfere no desenvolvimento cognitivo de uma criança é a qualidade e quantidade de experiências de aprendizagem mediada que essa criança tenha recebido em sua vida. Entretanto, apesar de uma pessoa estar com funções cognitivas não plenamente desenvolvidas, ainda é possível por meio de uma intervenção cognitiva apropriada permeada pela mediação, conseguir avanços no desenvolvimento, modificações significativas em suas estruturas cognitivas. A essa possibilidade, o autor denomina "Modificabilidade" e propõe que esse termo seja substituto da limitada concepção de "Inteligência".Abstract : The knowledge’s construction of the student, especially in classroom, has the direct participation of the mediation from the teacher. This special form of interaction teacherstudent is characterized by some basic aspects directly related to the quality of the learning process. One of the most significant theoreticians in the analysis of the Mediated Learning Experience has been the psychologist and doctor in Psychology of the Development, Reuven Feuerstein. Ex-collaborator of Piaget, Feuerstein developed a body of knowledges relatives to the development of the cognitive functions of the person. This work Feuerstein called as "Theories of Structural Cognitive Modifiability" and its base is the Mediated Learning. Studying the particular aspects of the mediation, Feuerstein evidences the existence of twelve special characteristics called by "Criteria of Mediated Learning Experience". The present work considers the perception that the students of High School has about the form of mediation of its teachers, and how these aspects are in its learning. Such results will be analyzed in relation to the proposal of Feuerstein objectifying to find similarities and differences that can be significant in the understanding of the interaction process teacherstudent in the context of the learning. According to this researcher, the main factor that intervenes with the cognitive development of a child is the quality and amount of mediated learning experiences that this child has received in its life. However, although the cognitive functions of a person are not fully developed, is possible, through an appropriate cognitive intervention (through mediation), to obtain significant advances in the development, modifications in its cognitive structures. To this possibility, the author calls "modifiability" and considers this term as a substitute of the limited conception of "Inteligence".xiii, 165 f. : il., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalAprendizagemCogniçãoProfessores e alunosDissertações - EducaçãoEducaçãoO professor mediador na ótica dos alunos do Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALmarcos.PDFapplication/pdf1848051https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/17419/1/marcos.PDFda44c6a87c7186529b2bd31713e28ffeMD51open accessTEXTmarcos.PDF.txtExtracted Texttext/plain223219https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/17419/2/marcos.PDF.txt24edd3f1720385a427aaaf686914f782MD52open accessTHUMBNAILmarcos.PDF.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1338https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/17419/3/marcos.PDF.jpg93af33336c34e5d5d3d513309127a3beMD53open access1884/174192020-11-25 15:41:54.596open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/17419Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-11-25T18:41:54Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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