Educação, saúde e ética : o agir comunicativo entre professor e aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Benjamin Perez
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/27694
Resumo: Orientador: Gelson Joao Tesser
id UFPR_d8fe72d71baeab9fe35129bc9e648f36
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/27694
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Maia, Benjamin PerezUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTesser, Gelson João, 1955-2020-10-27T13:07:53Z2020-10-27T13:07:53Z2005https://hdl.handle.net/1884/27694Orientador: Gelson Joao TesserDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005Inclui bibliografiaResumo: O ensino-aprendizagem, no Colégio Estadual Professor Algacyr Munhoz Maêder, tomada pela perspectiva de desenvolvimento da "ação comunicativa", no universo escolar, implica uma situação de ações verbais dos atores (professores e alunos), dirigidas ao "agir comunicativo" de um ator na sua relação ao outro. Nessa perspectiva são fundamentais as contradições da interação, bem como a consolidação do conhecimento. O objetivo deste trabalho é explorar o conceito de ação comunicativa, baseando-se nas teorias e concepções de Jürgen Habermas, especialista no assunto, para descrever as contradições e relações entre alguns professores e alunos do Ensino Médio em sua comunicação em sala de aula. Tomando por base esse referencial teórico, foi utilizado como instrumento de pesquisa, um questionário, contendo cinco questões voltadas à ação dialógica na escola. Os dados analisados através das respostas dessa pesquisa, contribuíram para caracterizar a comunicação no ambiente escolar desta instituição de ensino, ou seja, forneceram uma pequena amostragem do "agir comunicativo" entre professores e alunos. Foram abordadas cada uma das falas ou depoimentos, sua influência e importância para a interação entre os atores envolvidos e as contradições decorrentes das mesmas. Nesta pesquisa foi possível traçar o perfil da dinâmica do "agir comunicativo" na sala-de-aula, que através de sucessivas interações e contradições, comuns, num debate dialético, revelaram a necessidade de buscar soluções para que haja a reestruturação do campo semântico da ação dos atores, numa retomada consciente de mudança na prática educativa do professor, no sentido de estabelecer um "agir comunicativo" no ensino aprendizagem. Palavras-chave: "agir comunicativo"; educação; relação professor-aluno.Abstract: A teaching-learning process under a perspective of "communicative-action" in a classroom of the public high school PA MM, replies a situation of considering verbal actions between the actors, teachers and pupils, aimed as a communicative acting relates to another person. For this approach, the contradictions of the interaction seem essential, together with the consolidation of the knowledge. The aim of the present study is to explore the concept of communicative action based on the theories and conceptions of Jurgen Habermas , as specialist author in the subject, meaning the description of the contradictions and relationships between teachers and pupils of the high school their communication. Such a theoretical reference was used as a research fool, submitted as questionnaire with five questions in order to check up the dialogical action in the classroom actions in the school environment as a small sample of communicative acting between teachers and pupils and the communicative actions were approached in their influence and importance, and their contradictions coming out. By means of this research a frame of dynamics of communicative action in the classroom through successive interaction and contradictions in build up as usual in dialectic debates - and disclosed a need to look for solutions in order to organize again a new semantic field, where the actions base up their action. The consequent chance in the educative practice of the teacher comes out resuming awareness of the teacher teaching - learning process from a new communicative act is been Key-words: communicative act; education; relation teacher-pupil.viii, 112 f. : grafs.application/pdfDisponível em formato digitalProfessores e alunos - RelaçõesEducação - EticaComunicação na educaçãoDissertações - EducaçãoEducaçãoEducação, saúde e ética : o agir comunicativo entre professor e alunoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - MAIA, BENJAMIN PEREZ.pdfapplication/pdf5103421https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27694/1/D%20-%20MAIA%2c%20BENJAMIN%20PEREZ.pdf4af1b4e06dcb0bec72097380e044744cMD51open accessTEXTD - MAIA, BENJAMIN PEREZ.pdf.txtExtracted Texttext/plain281749https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27694/2/D%20-%20MAIA%2c%20BENJAMIN%20PEREZ.pdf.txt508071d869cfb6a757e34293e34f330aMD52open accessTHUMBNAILD - MAIA, BENJAMIN PEREZ.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1183https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27694/3/D%20-%20MAIA%2c%20BENJAMIN%20PEREZ.pdf.jpgf07152d525f1973d9832fcab82e25b99MD53open access1884/276942020-10-27 10:07:53.585open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/27694Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-27T13:07:53Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação, saúde e ética : o agir comunicativo entre professor e aluno
title Educação, saúde e ética : o agir comunicativo entre professor e aluno
spellingShingle Educação, saúde e ética : o agir comunicativo entre professor e aluno
Maia, Benjamin Perez
Professores e alunos - Relações
Educação - Etica
Comunicação na educação
Dissertações - Educação
Educação
title_short Educação, saúde e ética : o agir comunicativo entre professor e aluno
title_full Educação, saúde e ética : o agir comunicativo entre professor e aluno
title_fullStr Educação, saúde e ética : o agir comunicativo entre professor e aluno
title_full_unstemmed Educação, saúde e ética : o agir comunicativo entre professor e aluno
title_sort Educação, saúde e ética : o agir comunicativo entre professor e aluno
author Maia, Benjamin Perez
author_facet Maia, Benjamin Perez
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Benjamin Perez
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tesser, Gelson João, 1955-
contributor_str_mv Tesser, Gelson João, 1955-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores e alunos - Relações
Educação - Etica
Comunicação na educação
Dissertações - Educação
Educação
topic Professores e alunos - Relações
Educação - Etica
Comunicação na educação
Dissertações - Educação
Educação
description Orientador: Gelson Joao Tesser
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-27T13:07:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-27T13:07:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/27694
url https://hdl.handle.net/1884/27694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv viii, 112 f. : grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27694/1/D%20-%20MAIA%2c%20BENJAMIN%20PEREZ.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27694/2/D%20-%20MAIA%2c%20BENJAMIN%20PEREZ.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27694/3/D%20-%20MAIA%2c%20BENJAMIN%20PEREZ.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4af1b4e06dcb0bec72097380e044744c
508071d869cfb6a757e34293e34f330a
f07152d525f1973d9832fcab82e25b99
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898878256152576