Representações de crianças sobre a relação afetiva com seus professores : uma contribuição para a compreensão do desejo de aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Priscila Mossato Rodrigues
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/19416
Resumo: Orientadora: Helga Loos
id UFPR_672e08c04467cda6d21dd5edeeafc8d0
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/19416
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Barbosa, Priscila Mossato RodriguesLoos-Sant'Ana, Helga, 1967-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-08-17T19:52:22Z2020-08-17T19:52:22Z2009https://hdl.handle.net/1884/19416Orientadora: Helga LoosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/05/2009Inclui bibliografia e anexosResumo : A subjetividade e os afetos da relação professor-aluno se manifestam nos desejos de ensinar e de aprender. É através também do fenômeno da transferência, segundo a abordagem psicanalítica, que tais desejos se sustentam, contribuindo para efetivar os processos de aprendizagem. Assim, este estudo pretendeu abordar as representações construídas por doze crianças da quarta série do Ensino Fundamental (idade média de 10 anos), de uma escola da rede municipal de Curitiba (Pr/Brasil), sobre a relação afetiva com seus professores, e também sobre como percebem as implicações destes aspectos afetivos em sua aprendizagem. A coleta de dados se caracterizou pela interação direta com os participantes por meio verbal, associado à representação gráfica (desenhos). Para tanto foram utilizados três instrumentos: (1) desenhos com histórias, sendo que cada participante confeccionou quatro desenhos envolvendo a si mesmo, sua professora e sua sala de aula, criando histórias para seus desenhos; (2) histórias para completar, tendo sido apresentadas sete pequenos inícios de histórias, versando sobre o tema em estudo, que foram completados livremente pelas crianças; e (3) entrevista, com nove perguntas, também sobre o tema do estudo. Os dados foram tratados de forma qualitativa, basicamente por meio de análises de conteúdo, buscando-se identificar significantes e representações predominantes nos discursos das crianças. Cinco principais categorias de representações relativas à relação com o professor foram detectadas: (1) atenção, conversa e ajuda; (2) afeto, carinho e estima; (3) momentos divertidos e de proximidade; (4) desejo de aprender; e (5) desejo de ensinar, investimento por parte da professora, indicações de que ela se importa com os alunos. Apresentou-se um diagrama no qual se pode visualizar a freqüência em que tais categorias apareceram ao longo da coleta de dados. Foram realizados, também, estudos individualizados com cada um dos doze participantes, buscando-se demonstrar como cada criança, em seu percurso particular com os instrumentos de pesquisa, manifestou suas representações no que diz respeito à articulação entre afeto e aprendizagem. O que se pode concluir, a partir deste estudo, é que as crianças constroem representações sobre esse processo, manifestado na relação afetiva entre elas e seus professores. E o desejo de ensinar do professor, somado à sua capacidade afetiva de reconhecer seu aluno como sujeito único, suportando as transferências, sustenta o desejo de aprender do aluno, possibilitando os processos de aprendizagem.Abstract : The subjectivity and the emotional aspects of the relation between teacher and student become apparent with the desires of teaching and learning. And, according to psychoanalysis, it is the phenomenon of transference that sustains such desires, contributing to the learning process. As such, this study analyzed representations created by twelve fourth grade children (ca. 10 years old) of a public school in Curitiba (Pr/Brazil). These representations projected their affective relation with their teachers, as well as their perception of how these relations influenced their learning process. The data collection was done by direct interaction with the participants, with talking associated to graphical representations (drawings). To accomplish such purpose, three instruments were used: (1) drawings with stories, for which each participant created four drawings involving themselves, their teacher and their classroom; (2) stories to be finished, by showing the children seven small incomplete stories about the studied theme, to be finished; and (3) interview, with nine questions, also about the studied theme. The data were analyzed qualitatively, mainly by content analyses, focusing on the identification of significances and predominant representations in the children’s input. Five main representation categories about the relation with the teacher were detected: (1) attention, talk and help; (2) affect and esteem; (3) fun moments and proximity; (4) desire of learning; and (5) desire of teaching, an indication that the teacher cares about the students. It is presented a diagram to picture the frequency of appearance of such categories along the data collection process. It was also made case studies with each of the twelve participants, attempting to show how each child, in their own particular path with the study, manifested their representations about the relation between affect and the learning process. Based on this study, the conclusion is that children build representations about this process, manifested in the affective relation between them and their teachers. And the teachers’ desire to teach, combined with their capacity of recognizing each students as unique, sustains the students’ desire to learn, enhancing the learning process.216 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalProfessores e alunosDissertações - EducaçãoProcesso de aprendizagemEducaçãoRepresentações de crianças sobre a relação afetiva com seus professores : uma contribuição para a compreensão do desejo de aprenderinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDISSERTACAO_PRI.pdfapplication/pdf17430332https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/19416/1/DISSERTACAO_PRI.pdf728c4870d3953f97f7bc893e4616ee9cMD51open accessTEXTDISSERTACAO_PRI.pdf.txtExtracted Texttext/plain382343https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/19416/2/DISSERTACAO_PRI.pdf.txta18c95aeb62aaad1c02b9a12000733daMD52open accessTHUMBNAILDISSERTACAO_PRI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1275https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/19416/3/DISSERTACAO_PRI.pdf.jpg5dfa7229134d8b6592b3d50eefdc28efMD53open access1884/194162020-08-17 16:52:22.26open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/19416Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-17T19:52:22Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representações de crianças sobre a relação afetiva com seus professores : uma contribuição para a compreensão do desejo de aprender
title Representações de crianças sobre a relação afetiva com seus professores : uma contribuição para a compreensão do desejo de aprender
spellingShingle Representações de crianças sobre a relação afetiva com seus professores : uma contribuição para a compreensão do desejo de aprender
Barbosa, Priscila Mossato Rodrigues
Professores e alunos
Dissertações - Educação
Processo de aprendizagem
Educação
title_short Representações de crianças sobre a relação afetiva com seus professores : uma contribuição para a compreensão do desejo de aprender
title_full Representações de crianças sobre a relação afetiva com seus professores : uma contribuição para a compreensão do desejo de aprender
title_fullStr Representações de crianças sobre a relação afetiva com seus professores : uma contribuição para a compreensão do desejo de aprender
title_full_unstemmed Representações de crianças sobre a relação afetiva com seus professores : uma contribuição para a compreensão do desejo de aprender
title_sort Representações de crianças sobre a relação afetiva com seus professores : uma contribuição para a compreensão do desejo de aprender
author Barbosa, Priscila Mossato Rodrigues
author_facet Barbosa, Priscila Mossato Rodrigues
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Loos-Sant'Ana, Helga, 1967-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Priscila Mossato Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Professores e alunos
Dissertações - Educação
Processo de aprendizagem
Educação
topic Professores e alunos
Dissertações - Educação
Processo de aprendizagem
Educação
description Orientadora: Helga Loos
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-17T19:52:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-17T19:52:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/19416
url https://hdl.handle.net/1884/19416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 216 f. : il. algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/19416/1/DISSERTACAO_PRI.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/19416/2/DISSERTACAO_PRI.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/19416/3/DISSERTACAO_PRI.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 728c4870d3953f97f7bc893e4616ee9c
a18c95aeb62aaad1c02b9a12000733da
5dfa7229134d8b6592b3d50eefdc28ef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898715994259456