O vínculo afetivo na relação professor-aluno e seus efeitos no processo de aprendizagem em biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Pâmela Pelissoli
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180458
Resumo: Sendo o humano um ser social e afetivo necessitamos de aspectos que envolvam emoções e sentimentos tanto quanto que envolvam inteligência e conhecimentos para a constituição do sujeito. Nas salas de aulas, onde dá-se grande parte do desenvolvimento cognitivo das crianças, a presença de um vínculo afetivo nas relações professor-aluno se faz de suma importância, pois para que aprenda, o aluno necessita de um ambiente que propicie possibilidade de interação, de confiança e motivação. Estas características do ambiente de sala de aula são conquistadas por meio das relações estabelecidas entre os pares professor e aluno. O objetivo desta pesquisa é verificar a presença ou ausência de afetividade nestas relações e se estas influenciam nas aprendizagens dos estudantes, tendo como hipótese a confirmação desta influência. A metodologia aqui utilizada consta da formulação de questionário direcionado aos alunos de segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual Professor Nicolau Chiavaro Neto, situado em Gravataí-RS. Sendo esta uma pesquisa de viés qualitativo e com uso do método de análise de conteúdo. A técnica de análise de conteúdo aqui utilizada foi a análise temática, e os dados foram analisados por meio da formação de categorias. De acordo com os resultados obtidos pode-se observar que os afetos nas relações de sala de aula têm efeito sobre a aprendizagem dos estudantes. De forma que os alunos dão maior ênfase a afetividade nas relações com seus professores e no processo de suas aprendizagens.
id UFRGS-2_b9cf5568369cc17b6330b1788a784984
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180458
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Camargo, Pâmela PelissoliJunqueira, Heloisa2018-07-13T02:24:26Z2017http://hdl.handle.net/10183/180458001063419Sendo o humano um ser social e afetivo necessitamos de aspectos que envolvam emoções e sentimentos tanto quanto que envolvam inteligência e conhecimentos para a constituição do sujeito. Nas salas de aulas, onde dá-se grande parte do desenvolvimento cognitivo das crianças, a presença de um vínculo afetivo nas relações professor-aluno se faz de suma importância, pois para que aprenda, o aluno necessita de um ambiente que propicie possibilidade de interação, de confiança e motivação. Estas características do ambiente de sala de aula são conquistadas por meio das relações estabelecidas entre os pares professor e aluno. O objetivo desta pesquisa é verificar a presença ou ausência de afetividade nestas relações e se estas influenciam nas aprendizagens dos estudantes, tendo como hipótese a confirmação desta influência. A metodologia aqui utilizada consta da formulação de questionário direcionado aos alunos de segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual Professor Nicolau Chiavaro Neto, situado em Gravataí-RS. Sendo esta uma pesquisa de viés qualitativo e com uso do método de análise de conteúdo. A técnica de análise de conteúdo aqui utilizada foi a análise temática, e os dados foram analisados por meio da formação de categorias. De acordo com os resultados obtidos pode-se observar que os afetos nas relações de sala de aula têm efeito sobre a aprendizagem dos estudantes. De forma que os alunos dão maior ênfase a afetividade nas relações com seus professores e no processo de suas aprendizagens.application/pdfporRelação professor-alunoAfetividadeAprendizagemCogniçãoO vínculo afetivo na relação professor-aluno e seus efeitos no processo de aprendizagem em biologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2017Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001063419.pdf001063419.pdfTexto completoapplication/pdf888314http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180458/1/001063419.pdfd1547f613b5163ceea71f1683b7dcedfMD51TEXT001063419.pdf.txt001063419.pdf.txtExtracted Texttext/plain94179http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180458/2/001063419.pdf.txt07a8a6d52f0ac13fc6753903d08dec86MD5210183/1804582018-07-14 03:04:08.802501oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180458Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-07-14T06:04:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O vínculo afetivo na relação professor-aluno e seus efeitos no processo de aprendizagem em biologia
title O vínculo afetivo na relação professor-aluno e seus efeitos no processo de aprendizagem em biologia
spellingShingle O vínculo afetivo na relação professor-aluno e seus efeitos no processo de aprendizagem em biologia
Camargo, Pâmela Pelissoli
Relação professor-aluno
Afetividade
Aprendizagem
Cognição
title_short O vínculo afetivo na relação professor-aluno e seus efeitos no processo de aprendizagem em biologia
title_full O vínculo afetivo na relação professor-aluno e seus efeitos no processo de aprendizagem em biologia
title_fullStr O vínculo afetivo na relação professor-aluno e seus efeitos no processo de aprendizagem em biologia
title_full_unstemmed O vínculo afetivo na relação professor-aluno e seus efeitos no processo de aprendizagem em biologia
title_sort O vínculo afetivo na relação professor-aluno e seus efeitos no processo de aprendizagem em biologia
author Camargo, Pâmela Pelissoli
author_facet Camargo, Pâmela Pelissoli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Pâmela Pelissoli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Junqueira, Heloisa
contributor_str_mv Junqueira, Heloisa
dc.subject.por.fl_str_mv Relação professor-aluno
Afetividade
Aprendizagem
Cognição
topic Relação professor-aluno
Afetividade
Aprendizagem
Cognição
description Sendo o humano um ser social e afetivo necessitamos de aspectos que envolvam emoções e sentimentos tanto quanto que envolvam inteligência e conhecimentos para a constituição do sujeito. Nas salas de aulas, onde dá-se grande parte do desenvolvimento cognitivo das crianças, a presença de um vínculo afetivo nas relações professor-aluno se faz de suma importância, pois para que aprenda, o aluno necessita de um ambiente que propicie possibilidade de interação, de confiança e motivação. Estas características do ambiente de sala de aula são conquistadas por meio das relações estabelecidas entre os pares professor e aluno. O objetivo desta pesquisa é verificar a presença ou ausência de afetividade nestas relações e se estas influenciam nas aprendizagens dos estudantes, tendo como hipótese a confirmação desta influência. A metodologia aqui utilizada consta da formulação de questionário direcionado aos alunos de segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual Professor Nicolau Chiavaro Neto, situado em Gravataí-RS. Sendo esta uma pesquisa de viés qualitativo e com uso do método de análise de conteúdo. A técnica de análise de conteúdo aqui utilizada foi a análise temática, e os dados foram analisados por meio da formação de categorias. De acordo com os resultados obtidos pode-se observar que os afetos nas relações de sala de aula têm efeito sobre a aprendizagem dos estudantes. De forma que os alunos dão maior ênfase a afetividade nas relações com seus professores e no processo de suas aprendizagens.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-13T02:24:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/180458
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001063419
url http://hdl.handle.net/10183/180458
identifier_str_mv 001063419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180458/1/001063419.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180458/2/001063419.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d1547f613b5163ceea71f1683b7dcedf
07a8a6d52f0ac13fc6753903d08dec86
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224554796810240