Implantando a realidade aumentada em instruções de uso sobre um novo produto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/32561 |
Resumo: | Orientadora: Profª Dra. Maria Lucia Leite Ribeiro Okimoto |
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Ferreira, Marcelo Gitirana GomesUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em DesignOkimoto, Maria Lúcia Leite Ribeiro, 1960-Gonçalves, Deise Albertazzi2024-08-01T13:57:15Z2024-08-01T13:57:15Z2012https://hdl.handle.net/1884/32561Orientadora: Profª Dra. Maria Lucia Leite Ribeiro OkimotoCoorientador: Prof. Dr. Marcelo Gitirana Gomes FerreiraAcompanha CD-ROM. Solicitar no Balcão de Empréstimo.Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 07/02/2012Bibliografia: fls. 82-85Resumo: Ao utilizar um produto pela primeira vez, o usuário dispõe de vários métodos para aprender a utilizá-lo. Sugere-se uma nova alternativa através de um jogo sério em realidade aumentada. A realidade aumentada é uma tecnologia que permite a visualização simultânea de elementos reais e virtuais, enquanto o jogo sério é uma categoria de jogos em que a instrução, e não a diversão, constitui o principal objetivo. Propõe-se que o usuário interaja com o produto através da realidade aumentada, beneficiando-se do contato direto com o produto e da instrução guiada e interativa. A fundamentação teórica é nas áreas de jogos e realidade aumentada. Foram realizados testes de usabilidade, com aplicação de questionários pós-tarefa e observação das gravações dos testes, avaliando-se seis métricas: learnability, facilidade de uso, satisfação, tempo da tarefa, sucesso da tarefa e erros. Aplicou-se a análise de variância para a comparação entre os resultados do grupo que aprendeu pelo jogo sério em realidade aumentada e os resultados dos grupos que aprenderam por manipulação direta do produto, manual de instruções e vídeo. O jogo sério em realidade aumentada obteve melhores resultados nas métricas analisadas, com um melhor desempenho dos participantes deste grupo em relação aos demais.Abstract: When using a product for the first time, the user might choose from many methods to learn how to use the product. It is suggested a new possibility that uses an augmented reality serious game. The augmented reality is a technology that allows the simultaneous visualization of both real and virtual elements; the serious game is a kind of game that has the instruction - and not the fun - as its main objective. It is proposed that the user interacts with the product by using augmented reality, with the benefits of direct manipulating the product and using a guided and interactive instruction. The theoretical basis comes from the games and augmented reality areas. Six metrics were evaluated in the usability tests: learnability, ease of use, satisfaction, task-time, task-success and errors. A questionnaire was answered by each participant after performing the tasks, and the tests were recorded. It was performed an analysis of variance to compare the results between the augmented reality serious game and other three groups that learned by direct manipulation, instructions manual and video. The analyzed metrics showed that the augmented reality serious game provided better results than the others groups. The performance of people that learned by the developed method was better than from people that learned by the other methods.95f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesJogos eletronicosRealidade aumentadaSatisfação do consumidorProdutos novosDesignImplantando a realidade aumentada em instruções de uso sobre um novo produtoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DEISE ALBERTAZZI GONCALVES.pdfapplication/pdf5437567https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32561/1/R%20-%20D%20-%20DEISE%20ALBERTAZZI%20GONCALVES.pdf4e85ff3b6c561dbf59940383c2f74ef6MD51open accessTEXTR - D - DEISE ALBERTAZZI GONCALVES.pdf.txtExtracted Texttext/plain133371https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32561/2/R%20-%20D%20-%20DEISE%20ALBERTAZZI%20GONCALVES.pdf.txt39e3838e0f2ab4c41d52626eaac5d1c3MD52open accessTHUMBNAILR - D - DEISE ALBERTAZZI GONCALVES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1122https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32561/3/R%20-%20D%20-%20DEISE%20ALBERTAZZI%20GONCALVES.pdf.jpg4c16b8333cc9d04376f95917eb968bfdMD53open access1884/325612024-08-01 10:57:15.138open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/32561Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-08-01T13:57:15Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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