As práticas dos professores universitários e o uso de ambiente virtual de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petris, Juliana Patrícia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/35827
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá
id UFPR_644f96a44f66ab0b80b51582a95eb3c6
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/35827
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Petris, Juliana PatríciaSá, Ricardo Antunes de, 1962-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-06-10T21:25:51Z2020-06-10T21:25:51Z2014https://hdl.handle.net/1884/35827Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de SáDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 15/05/2014Inclui referênciasLinha de pesquisa: Cultura, escolaResumo: O presente estudo teve como tema a prática do professor universitário e o uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A investigação procurou responder: de que forma a utilização do AVA vem reconfigurando a prática dos professores universitários em um curso de graduação, na modalidade presencial de uma Instituição de Ensino Superior? Para isso, objetivou-se analisar e compreender a prática dos professores universitários e a utilização de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-Moodle). A pesquisa com abordagem qualitativa foi realizada a partir de três etapas vivenciadas entre os meses de ago./out. de 2012 e set./out: de 2013. Para tanto se utilizou entrevistas e questionários com 12 (doze) professores e 103 (cento e três) alunos do curso de Moda - Bacharelado de uma instituição de Ensino Superior (IES) privada situada no estado de Santa Catarina. Outra ação foi a análise dos dados, registrados pela IES em questão, no que diz respeito aos processos vivenciados por professores e alunos em 4 (quatro) turmas por meio de 2 (duas) disciplinas dentre as 32 (trinta e duas) elencadas inicialmente que mais utilizaram o AVA entre os anos de 2009 e 2012, primeiro semestre. O curso foi escolhido por apresentar um maior número de professores utilizando o AVA em suas práticas docentes. Autores que tratam do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação, da prática do professor universitário, dos paradigmas educacionais e da construção da cultura, como por exemplo, Almeida e Valente (2011), Behrens (1990, 2000, 2007, 2008, 2010, 2011), Capra (1996), Demo (1996), Forquin (1993), Kenski (2008, 2012a/b), Lopes (1999), Lemos (2013), Lévy (1993, 1999, 2011), Moraes (2011), Moran (2000, 2012), Morin (2000, 2003, 2005), Masetto (1998, 2003, 2011), Pimenta e Anastasiou (2010), Santaella (2003, 2008, 2012), Silva, Sá e Bahia (2012), Tardif (2000) entre outros, foram consultados visando o aprofundamento teórico e a reflexão em relação à problemática de pesquisa. Observou-se por meio do estudo realizado que a utilização das TICs, no caso do AVA-Moodle, reconfigura a prática docente. Esse fato é evidenciado quando os professores expõem sobre como planejam suas aulas a partir da inserção das tecnologias, sobre as contribuições delas para sua prática e o aprendizado do aluno, entre outros fatos. Contudo, embora o AVA seja utilizado por professores e alunos, evidenciou-se que é preciso avançar na construção de uma cultura digital, em que o professor possa efetivamente se apropriar e integrar as TICs para que se supere do uso "técnico" desses recursos tecnológicos digitais nas práticas docentes. Um dos caminhos que se aponta como possibilidade para que essa ação seja alcançada e que merece mais estudos é a formação continuada, tomando-se como referência as contribuições do Paradigma Inovador (Complexidade) à docência universitária.Abstract: The present study elected as its theme the practice of university teachers and the use of Virtual Learning Environment (VLE). The research sought to investigate in which way the use of AVA reconfigures the practice of university teachers in a graduate course, developed in a classroom mode, in a higher education institution. In order to do this, it was aimed at analyzing and understanding the practice of university teachers and the use of Virtual Learning Environment (VLE - Moodle). The research qualitative approach was developed in three stages experienced within August to October, 2012 and September to October, 2013. Interviews and questionnaires were applied to twelve (12) teachers and 103 (one hundred and three) students at Fashion - Bachelors in a private higher education institution (HEI) located in the state of Santa Catarina. Besides, data recorded by the HEI in question was analyzed, in regard to the processes experienced by teachers and students in four (4) groups during the development of two (2) school subjects among the 32 (thirty-two) which were originally listed as the ones which most used the VEL between the years 2009 and the first semester of 2012. The course was chosen because it has a larger number of teachers using the VLE in their teaching practices. Authors dealing with the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in education , the practice of university teachers , educational paradigms and the construction of culture , for example , Almeida and Valente (2011) , Behrens (1990, 2000 , 2007 , 2008 , 2010 , 2011) , Capra (1996) , Demo (1996) , Forquin (1993) , Kenski (2008 , 2012a/b) , Lopes (1999) , Lemos (2013) , Levy (1993 , 1999 , 2011) , Moraes (2011) , Moran (2000, 2012) , Morin (2000 , 2003, 2005) , Masetto (1998, 2003 , 2011) , Pepper and Anastasiou (2010) , Santaella (2003 , 2008, 2012) , Silva Sá and Bahia (2012) , Tardif (2000) among others were consulted, targeting the theoretical study and reflection in relation to the issue of this research. It was observed – through the study - that the use of ICTs in the case of Moodle VLE - reconfigures teaching practice. This fact is highlighted when teachers expose on how they plan their lessons from the integration of technologies, on the contributions to their practice and student learning, among other facts. However, although the VLE is used both by teachers and students, it became clear that we must move forward building a digital culture, through which the teacher can effectively appropriate and integrate ICTs to overcome that "technical" use of these technological resources digital teaching practices. One of the alternatives that points to the possibility that this action can be achieved and that it deserves further study is the continuing education, taking as reference the contributions of Innovative Paradigm (Complexity) to the university teaching.138f. : il. algumas color., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertaçõesProfessores universitáriosPratica de ensinoAprendizagem - Tecnologia da informaçaoEnsino auxiliado por computadorMoodle (Programa de computador)EducaçãoAs práticas dos professores universitários e o uso de ambiente virtual de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JULIANA PATRICIA PETRIS.pdfapplication/pdf1591359https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35827/1/R%20-%20D%20-%20JULIANA%20PATRICIA%20PETRIS.pdf12d523cdf1b26f092b0023d36e2c889cMD51open accessTEXTR - D - JULIANA PATRICIA PETRIS.pdf.txtExtracted Texttext/plain272505https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35827/2/R%20-%20D%20-%20JULIANA%20PATRICIA%20PETRIS.pdf.txtda51eef9f10e0c397fa7ea3e5e0952ecMD52open accessTHUMBNAILR - D - JULIANA PATRICIA PETRIS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1153https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35827/3/R%20-%20D%20-%20JULIANA%20PATRICIA%20PETRIS.pdf.jpgc379f18419f1538d848be4fe8ff57ca4MD53open access1884/358272020-06-10 18:25:51.74open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/35827Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-10T21:25:51Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As práticas dos professores universitários e o uso de ambiente virtual de aprendizagem
title As práticas dos professores universitários e o uso de ambiente virtual de aprendizagem
spellingShingle As práticas dos professores universitários e o uso de ambiente virtual de aprendizagem
Petris, Juliana Patrícia
Dissertações
Professores universitários
Pratica de ensino
Aprendizagem - Tecnologia da informaçao
Ensino auxiliado por computador
Moodle (Programa de computador)
Educação
title_short As práticas dos professores universitários e o uso de ambiente virtual de aprendizagem
title_full As práticas dos professores universitários e o uso de ambiente virtual de aprendizagem
title_fullStr As práticas dos professores universitários e o uso de ambiente virtual de aprendizagem
title_full_unstemmed As práticas dos professores universitários e o uso de ambiente virtual de aprendizagem
title_sort As práticas dos professores universitários e o uso de ambiente virtual de aprendizagem
author Petris, Juliana Patrícia
author_facet Petris, Juliana Patrícia
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Sá, Ricardo Antunes de, 1962-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Petris, Juliana Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações
Professores universitários
Pratica de ensino
Aprendizagem - Tecnologia da informaçao
Ensino auxiliado por computador
Moodle (Programa de computador)
Educação
topic Dissertações
Professores universitários
Pratica de ensino
Aprendizagem - Tecnologia da informaçao
Ensino auxiliado por computador
Moodle (Programa de computador)
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Ricardo Antunes de Sá
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-10T21:25:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-10T21:25:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/35827
url https://hdl.handle.net/1884/35827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 138f. : il. algumas color., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35827/1/R%20-%20D%20-%20JULIANA%20PATRICIA%20PETRIS.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35827/2/R%20-%20D%20-%20JULIANA%20PATRICIA%20PETRIS.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35827/3/R%20-%20D%20-%20JULIANA%20PATRICIA%20PETRIS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 12d523cdf1b26f092b0023d36e2c889c
da51eef9f10e0c397fa7ea3e5e0952ec
c379f18419f1538d848be4fe8ff57ca4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860482779316224