Planejamento familiar : investigação do conhecimento e proposta de ação educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zagonel, Ivete Palmira Sanson, 1953-
Data de Publicação: 1985
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/68295
Resumo: Orientadora: Zélia Milléo Pavão
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spelling Zagonel, Ivete Palmira Sanson, 1953-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPavão, Zelia Milleo, 1928-20212022-10-24T17:47:53Z2022-10-24T17:47:53Z1985https://hdl.handle.net/1884/68295Orientadora: Zélia Milléo PavãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 231-238Resumo: O planejamento familiar não representa novidade no Brasil. Os casais, e especificamente as mulheres, de classes sociais média e alta têm planejado conscientemente e desde há muito a dimensão de sua família e o espaçamento entre os filhos desejados, com vistas apropiciar-se uma vida de maior qualidade em todos os níveis e instâncias da existência humana. Para isso, têm exercido o planejamento familiar como um direito legítimo e inalienável e, em decorrência, se servido de métodos contraceptivos temporários e/ou definitivos. O acesso a esse direito pelas camadas de baixa renda das populações do País tem, em contrapartida, sido bastante difícil, às vezes ocasional e, na maioria delas, impossível. No Brasil, a população de baixa renda e as próprias políticas demográficas vigentes em várias épocas da história nacional têm negado o planejamento familiar e se resignado ao que, diante da multiplicação populacional inevitável, se poderia chamar de "vontade de Deus". O presente trabalho desenvolve pesquisa em dois serviços de assistência pré-natal de Curitiba, Estado do Paraná, sobre o conhecimento que as suas clientes têm do planejamento familiar, os fatores que facilitam, negam e/ou justificam sua adoção, e o nível de informação manifesto sobre os métodos contraceptivos disponíveis. Conclui pelo total desconhecimento da maioria dos métodos anticoncepcionais e, antes disso, até mesmo da própria existência do planejamento familiar como recurso social destinado à melhoria da qualidade de vida no País. Conclui, também, pela evidência de que a adolescente brasileira de classe de baixo poder aquisitivo, em sua maior parte de baixa escolaridade ou analfabeta, cliente de serviços de assistência pré-natal, desconhece os mecanismos da reprodução e sequer tem consciência de seus direitos ao planejamento familiar. Finalmente, propõe a realização de programas de ação educativa no sentido de capacitar trabalhadores em saúde, professores e trabalhadores sociais em planejamento familiar. Propõe, também, a ampliação das responsabilidades da enfermagem nesse setor, o debate aberto da população sobre a questão, tanto através dos meios de comunicação de massas quanto nas associações de classe e de bairros, através de movimentos sociais, trabalhistas e religiosos. Propõe, ainda, programas de educação sexual intencional e sistemática através dos sistemas regulares e formais de ensino, assim como programas imediatos de educação informal nos postos de saúde, igrejas, associações e escolas. Finalmente, sugere a formação urgente de uma mentalidade nacional ampla sobre a importância e necessidade política de um planejamento familiar adequado.Abstract: The familiar planning is not a newness in Brazil. The couples, and specially the women from the medium and high classes have been consciously and since a long time ago planned the size of their families and even the spacing between the desired children, with the aim of giving to their children a life with the best qualities in all levels and circumstance of human existence. In order to it, they have practiced the familiar planning as a legitimate and inalienable right and consequently using temporary or permanent anti conceptional methods. Therefore, the access to this right by the people of lower income has been too difficult, sometimes occasional and most of the times impossible. In Brazil, the lower income populations and the own demographic policies in force in several times of the national history have not allowed the familiar planning and resigned themselves with what we could call "The will of God". The present thesis develops researches in two places of pre-natal assistance in Curitiba, the capital city of the state of Parana, about the knowledge that their users have about the familiar planning, the agents that make it easier, deny or justify its use and the level of information known about the anti conceptional methods available. The main conclusion is that such methods are in the majority of the cases unknown and we can notice lack of information and knowledge even about the familiar planning existence as a social resource related to the improvement of life quality in the country. It is also concluded that the Brazilian female adolescents of low acquisition power, in most of the cases of low schooling or even illiterate, user of pre-natal assistance services, ignores the reproduction mechanisms and besides that is not conscious of their rights to the familiar planning. Finally, the author proposes effectiveness of programmes of educative action directed to enable health workers in familiar planning. Proposes also the ampliation of the nursery responsabilities in this sector, the open discussion of the population about the problem, not only through mass communication media but through syndicates and districts associations as well made with social, labor and religious activities. It is also proposed intentional and systematic sex education programmes through the regular and formal teaching systems, as well as immediate informal education programmes in health care units, churches, associations and schools. Finally, it is suggested the urgent national conscienscialization about the relevance and political needs of an adequate familiar planning.254 f. : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoPlanejamento familiar - BrasilRedação acadêmicaEducaçãoPlanejamento familiar : investigação do conhecimento e proposta de ação educativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - IVETE PALMIRA SANSON ZAGONEL.pdfapplication/pdf7599537https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68295/1/D%20-%20IVETE%20PALMIRA%20SANSON%20ZAGONEL.pdf7bbefe658fe9e00b97e9d8c5b46733c6MD51open access1884/682952022-10-24 14:47:53.072open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68295Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-24T17:47:53Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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