Formação inicial e disposições para a docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/80153 |
Resumo: | Orientador: Profa. Drª Adriane Knoblauch. |
id |
UFPR_7655bc3ea26c8429e2f3818837767401 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80153 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em PedagogiaKnoblauch, Adriane, 1975-Mondardo, Giselly Cristini2022-11-21T19:28:21Z2022-11-21T19:28:21Z2013https://hdl.handle.net/1884/80153Orientador: Profa. Drª Adriane Knoblauch.Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em PedagogiaInclui referências: p. 39-40Resumo : Esta pesquisa teve como objetivo identificar quem são os estudantes de pedagogia da UFPR que ingressaram em 2012, mapear as disposições para a docência que já foram incorporadas por eles na trajetória anterior à formação inicial, e entender deque forma essas disposições interferem no processo da aprendizagem docente. A partir do conceito de habitus e dos diferentes capitais indicados por Pierre Bourdieu, foram construídos e aplicados em diferentes momentos dois questionários, além da realização de entrevistas com algumas alunas. A análise dos dados indica que o curso é majoritariamente composto por mulheres jovens, provenientes de famílias numerosas, com baixa aquisição de capital cultural e econômico. Quanto às disposições, foram identificados três grupos com olhares distintos sobre os fins da educação, sendo os extremos alunos com visão utópica e visão afetiva. As análises aqui presentes reforçam que a aprendizagem da docência tem início na educação básica. Ainda, indica que o habitus de origem articula-se à formação inicial, sugerindo que a aprendizagem da docência resulta de fatos, normalmente escolares, ocorridos durante a infância1 recurso online : PDF.application/pdfUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em PedagogiaEstudantes universitariosFormação profissionalEducaçãoFormação inicial e disposições para a docênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALGISELLY CRISTINI MONDARDO.pdfapplication/pdf586753https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80153/1/GISELLY%20CRISTINI%20MONDARDO.pdfd9822a6e6f5331083d5f72344e2908f9MD51open access1884/801532022-11-21 16:28:21.231open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80153Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-21T19:28:21Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação inicial e disposições para a docência |
title |
Formação inicial e disposições para a docência |
spellingShingle |
Formação inicial e disposições para a docência Mondardo, Giselly Cristini Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia Estudantes universitarios Formação profissional Educação |
title_short |
Formação inicial e disposições para a docência |
title_full |
Formação inicial e disposições para a docência |
title_fullStr |
Formação inicial e disposições para a docência |
title_full_unstemmed |
Formação inicial e disposições para a docência |
title_sort |
Formação inicial e disposições para a docência |
author |
Mondardo, Giselly Cristini |
author_facet |
Mondardo, Giselly Cristini |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Knoblauch, Adriane, 1975- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mondardo, Giselly Cristini |
contributor_str_mv |
Knoblauch, Adriane, 1975- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia Estudantes universitarios Formação profissional Educação |
topic |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia Estudantes universitarios Formação profissional Educação |
description |
Orientador: Profa. Drª Adriane Knoblauch. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-21T19:28:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-21T19:28:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/80153 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/80153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80153/1/GISELLY%20CRISTINI%20MONDARDO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d9822a6e6f5331083d5f72344e2908f9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860529077092352 |