Formação inicial e disposições para a docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mondardo, Giselly Cristini
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80153
Resumo: Orientador: Profa. Drª Adriane Knoblauch.
id UFPR_7655bc3ea26c8429e2f3818837767401
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80153
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em PedagogiaKnoblauch, Adriane, 1975-Mondardo, Giselly Cristini2022-11-21T19:28:21Z2022-11-21T19:28:21Z2013https://hdl.handle.net/1884/80153Orientador: Profa. Drª Adriane Knoblauch.Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em PedagogiaInclui referências: p. 39-40Resumo : Esta pesquisa teve como objetivo identificar quem são os estudantes de pedagogia da UFPR que ingressaram em 2012, mapear as disposições para a docência que já foram incorporadas por eles na trajetória anterior à formação inicial, e entender deque forma essas disposições interferem no processo da aprendizagem docente. A partir do conceito de habitus e dos diferentes capitais indicados por Pierre Bourdieu, foram construídos e aplicados em diferentes momentos dois questionários, além da realização de entrevistas com algumas alunas. A análise dos dados indica que o curso é majoritariamente composto por mulheres jovens, provenientes de famílias numerosas, com baixa aquisição de capital cultural e econômico. Quanto às disposições, foram identificados três grupos com olhares distintos sobre os fins da educação, sendo os extremos alunos com visão utópica e visão afetiva. As análises aqui presentes reforçam que a aprendizagem da docência tem início na educação básica. Ainda, indica que o habitus de origem articula-se à formação inicial, sugerindo que a aprendizagem da docência resulta de fatos, normalmente escolares, ocorridos durante a infância1 recurso online : PDF.application/pdfUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em PedagogiaEstudantes universitariosFormação profissionalEducaçãoFormação inicial e disposições para a docênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALGISELLY CRISTINI MONDARDO.pdfapplication/pdf586753https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80153/1/GISELLY%20CRISTINI%20MONDARDO.pdfd9822a6e6f5331083d5f72344e2908f9MD51open access1884/801532022-11-21 16:28:21.231open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80153Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-21T19:28:21Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação inicial e disposições para a docência
title Formação inicial e disposições para a docência
spellingShingle Formação inicial e disposições para a docência
Mondardo, Giselly Cristini
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia
Estudantes universitarios
Formação profissional
Educação
title_short Formação inicial e disposições para a docência
title_full Formação inicial e disposições para a docência
title_fullStr Formação inicial e disposições para a docência
title_full_unstemmed Formação inicial e disposições para a docência
title_sort Formação inicial e disposições para a docência
author Mondardo, Giselly Cristini
author_facet Mondardo, Giselly Cristini
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Knoblauch, Adriane, 1975-
dc.contributor.author.fl_str_mv Mondardo, Giselly Cristini
contributor_str_mv Knoblauch, Adriane, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia
Estudantes universitarios
Formação profissional
Educação
topic Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia
Estudantes universitarios
Formação profissional
Educação
description Orientador: Profa. Drª Adriane Knoblauch.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-21T19:28:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-21T19:28:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/80153
url https://hdl.handle.net/1884/80153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80153/1/GISELLY%20CRISTINI%20MONDARDO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d9822a6e6f5331083d5f72344e2908f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860529077092352