A abordagem da mudança climática contemporânea nos livros didáticos de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lilliam Rosa Prado dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/49335
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Naina Pierri Estades
id UFPR_80b1641e13e1fc5a9345f6fce2e1a112
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/49335
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Santos, Lilliam Rosa Prado dosLimberger, LeilaUniversidade Federal do Paraná. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e DesenvolvimentoPierri Estades, Naína2022-08-12T20:03:46Z2022-08-12T20:03:46Z2017https://hdl.handle.net/1884/49335Orientadora: Profª. Drª. Naina Pierri EstadesCoorientadora: Profª. Drª. Leila LimbergerTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduaçao em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Defesa: Curitiba, 29/06/2017Inclui referências : f. 199-221Resumo: Essa pesquisa se insere no debate da mudança climática contemporânea (MCC) enquanto um tema ambiental, controverso e discutível. O tema é amplamente divulgado no mundo e chama a atenção devido aos impactos catastróficos envolvendo a sociedade e a natureza. Essas informações no âmbito da Ciência apresentam, contudo, controvérsias e incertezas que demandam discussões contextualizadas, sobretudo nas escolas. Considerando a importância desse tema, o objetivo dessa pesquisa consiste em analisar qual é a abordagem da MCC nos livros didáticos. Para tanto, delimita como universo de análise os livros didáticos de Geografia destinados ao Ensino Fundamental II e aprovados em 2014 pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) distribuídos nas escolas públicas do Brasil. A escolha do componente curricular de Geografia (CCG) deve-se à relevância dos fundamentos da ciência geográfica ao tratar da relação entre a sociedade e a natureza, relações espaço-tempo e escala e que são compatíveis e necessários à abordagem dos temas ambientais em que se insere a MCC. A Teoria da Transposição Didática (TTD) consiste em um suporte estrutural para analisar o trâmite do conhecimento do âmbito da pesquisa para o ensino, estabelecendo esferas de atuação dos agentes sociais. Também são realizadas aproximações com as Teorias Crítica e Pós-Critica do Currículo com o intuito de exaltar a disputa de poder e controle na definição da ordem social, histórica e cultural na determinação dos currículos e dos livros didáticos. Os procedimentos metodológicos descrevem as etapas da pesquisa aliados ao referencial teórico e dados obtidos no decorrer da análise. O resultado expõe um conjunto de fatores, elementos e agentes que atuam na abordagem da MCC, revelando predomínios e exclusividades e, por outro lado, ausências e insuficiências diante da diversidade e das potencialidades na abordagem da MCC. Palavras-chave: mudança climática; controvérsias, incertezas, ciência; Geografia; transposição didática; currículo; livro didático.Abstract: This research fits into the contemporary climate change debate (MCC) as an environmental, controversial and debatable issue. The theme is widely publicized in the world and draws attention due to the catastrophic impacts involving society and nature. However, this information in the field of science presents controversies and uncertainties that require contextualized discussions, especially in schools. Considering the importance of this theme, the objective of this research is to analyze the MCC approach in textbooks. To do so, it delimits an universe of analysis the textbooks of Geography destined to Elementary School II and approved in 2014 by the National Plan of the Textbooks (PNLD) distributed in the Brazilian public schools.The choice of the curricular component of Geography (CCG) is due to the relevance of the foundations of geographic science when dealing with the relation between society and nature, plus the scale and space-time that are compatible and necessary to approach the environmental themes in which Inserts the MCC. The Didactic Transposition Theory (TTD) enters to structure and analyze the Knowledge process from the scope of research to teaching, establishing spheres of social agents actions and approaches are made with the Critical and Post Critical Theories of the Curriculum in order to exalt the dispute of power and control in the definition of social, historical and cultural order in the determination of curricula and textbooks. The methodological procedures describe the stages of the research allied to the theoretical reference and data obtained during the analysis. The result exposes a set of factors, elements and agents that act in the approach of the MCC, revealing predominance and exclusivity and, on the other hand, absences and insufficiencies in face of the diversity and the potentialities in the MCC approach. Keywords: climate change; controversies, uncertainties, science; geography; didactic transposition; curriculum; textbooks.221 p. : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalCiências AmbientaisMudanças climáticasGeografia - Livros didaticosA abordagem da mudança climática contemporânea nos livros didáticos de geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - LILLIAM ROSA PRADO DOS SANTOS.pdfapplication/pdf6506265https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/49335/1/R%20-%20T%20-%20LILLIAM%20ROSA%20PRADO%20DOS%20SANTOS.pdfaa076e21bb5de7356ed91bb567ce4b2fMD51open access1884/493352022-08-12 17:03:46.395open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/49335Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-12T20:03:46Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A abordagem da mudança climática contemporânea nos livros didáticos de geografia
title A abordagem da mudança climática contemporânea nos livros didáticos de geografia
spellingShingle A abordagem da mudança climática contemporânea nos livros didáticos de geografia
Santos, Lilliam Rosa Prado dos
Ciências Ambientais
Mudanças climáticas
Geografia - Livros didaticos
title_short A abordagem da mudança climática contemporânea nos livros didáticos de geografia
title_full A abordagem da mudança climática contemporânea nos livros didáticos de geografia
title_fullStr A abordagem da mudança climática contemporânea nos livros didáticos de geografia
title_full_unstemmed A abordagem da mudança climática contemporânea nos livros didáticos de geografia
title_sort A abordagem da mudança climática contemporânea nos livros didáticos de geografia
author Santos, Lilliam Rosa Prado dos
author_facet Santos, Lilliam Rosa Prado dos
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Limberger, Leila
Universidade Federal do Paraná. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lilliam Rosa Prado dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pierri Estades, Naína
contributor_str_mv Pierri Estades, Naína
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Ambientais
Mudanças climáticas
Geografia - Livros didaticos
topic Ciências Ambientais
Mudanças climáticas
Geografia - Livros didaticos
description Orientadora: Profª. Drª. Naina Pierri Estades
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-12T20:03:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-12T20:03:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/49335
url https://hdl.handle.net/1884/49335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 221 p. : il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/49335/1/R%20-%20T%20-%20LILLIAM%20ROSA%20PRADO%20DOS%20SANTOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aa076e21bb5de7356ed91bb567ce4b2f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860590824587264