OS PROCESSOS QUÍMICOS E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: PERSPECTIVAS EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Brenno Ramy Teodósio
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vasconcelos, Ana Karine Portela, de Moura, Francisco Marcôncio Targino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2121
Resumo: A discussão sobre o meio ambiente é hoje um dos assuntos mais importantes para o ensino, com alertas constantes voltados aos problemas ambientais e a relação com o homem.O conteúdo sobre mudanças climáticas deve ser trabalhado no Ensino Médio (EM), como um tema incluído dentro dos livros didáticos, contribuindo para que o estudante tenha uma visão crítica sobre os impactos ambientais difundidos atualmente. Contudo, este trabalho teve o objetivo de analisar os livros didáticos de Química dos autores Usberco e Kauffman – 3ª edição do ano de 2016, em relação à temática das mudanças climáticas e à sua relevância no Ensino Médio. A questão que norteia este trabalho é como a relação entre os processos químicos e as mudanças climáticas se apresentam nos livros didáticos de Química e o objetivo principal foi analisar como a relação entre os processos químicos e as mudanças climáticas apresentam-se nos livros investigados. Para direcionar a pesquisa nos pontos relevantes para o conhecimento químico a ser trabalhado em sala de aula, a ênfase foi dada para os termos efeito estufa e aquecimento global. De acordo com a análise, observou-se que os livros didáticos de Química são adequados para abordagem sobre questões ambientais com algumas sugestões de inserções como forma de ampliar as discussões sobre a temática.
id IFCE-1_81c68dc97aba3bd4eb990886f62aeb52
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2121
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling OS PROCESSOS QUÍMICOS E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: PERSPECTIVAS EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICAQuímica; EnsinoMudanças Climáticas. Análise de Livros Didáticos. Ensino MédioA discussão sobre o meio ambiente é hoje um dos assuntos mais importantes para o ensino, com alertas constantes voltados aos problemas ambientais e a relação com o homem.O conteúdo sobre mudanças climáticas deve ser trabalhado no Ensino Médio (EM), como um tema incluído dentro dos livros didáticos, contribuindo para que o estudante tenha uma visão crítica sobre os impactos ambientais difundidos atualmente. Contudo, este trabalho teve o objetivo de analisar os livros didáticos de Química dos autores Usberco e Kauffman – 3ª edição do ano de 2016, em relação à temática das mudanças climáticas e à sua relevância no Ensino Médio. A questão que norteia este trabalho é como a relação entre os processos químicos e as mudanças climáticas se apresentam nos livros didáticos de Química e o objetivo principal foi analisar como a relação entre os processos químicos e as mudanças climáticas apresentam-se nos livros investigados. Para direcionar a pesquisa nos pontos relevantes para o conhecimento químico a ser trabalhado em sala de aula, a ênfase foi dada para os termos efeito estufa e aquecimento global. De acordo com a análise, observou-se que os livros didáticos de Química são adequados para abordagem sobre questões ambientais com algumas sugestões de inserções como forma de ampliar as discussões sobre a temática.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)da Silva, Brenno Ramy TeodósioVasconcelos, Ana Karine Portelade Moura, Francisco Marcôncio Targino2022-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise documentalapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/212110.21439/conexoes.v16i0.2121Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e0220012176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2121/1587Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-06T18:08:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2121Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-12-06T18:08:22Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv OS PROCESSOS QUÍMICOS E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: PERSPECTIVAS EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA
title OS PROCESSOS QUÍMICOS E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: PERSPECTIVAS EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA
spellingShingle OS PROCESSOS QUÍMICOS E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: PERSPECTIVAS EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA
da Silva, Brenno Ramy Teodósio
Química; Ensino
Mudanças Climáticas. Análise de Livros Didáticos. Ensino Médio
title_short OS PROCESSOS QUÍMICOS E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: PERSPECTIVAS EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA
title_full OS PROCESSOS QUÍMICOS E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: PERSPECTIVAS EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA
title_fullStr OS PROCESSOS QUÍMICOS E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: PERSPECTIVAS EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA
title_full_unstemmed OS PROCESSOS QUÍMICOS E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: PERSPECTIVAS EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA
title_sort OS PROCESSOS QUÍMICOS E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: PERSPECTIVAS EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA
author da Silva, Brenno Ramy Teodósio
author_facet da Silva, Brenno Ramy Teodósio
Vasconcelos, Ana Karine Portela
de Moura, Francisco Marcôncio Targino
author_role author
author2 Vasconcelos, Ana Karine Portela
de Moura, Francisco Marcôncio Targino
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Brenno Ramy Teodósio
Vasconcelos, Ana Karine Portela
de Moura, Francisco Marcôncio Targino
dc.subject.por.fl_str_mv Química; Ensino
Mudanças Climáticas. Análise de Livros Didáticos. Ensino Médio
topic Química; Ensino
Mudanças Climáticas. Análise de Livros Didáticos. Ensino Médio
description A discussão sobre o meio ambiente é hoje um dos assuntos mais importantes para o ensino, com alertas constantes voltados aos problemas ambientais e a relação com o homem.O conteúdo sobre mudanças climáticas deve ser trabalhado no Ensino Médio (EM), como um tema incluído dentro dos livros didáticos, contribuindo para que o estudante tenha uma visão crítica sobre os impactos ambientais difundidos atualmente. Contudo, este trabalho teve o objetivo de analisar os livros didáticos de Química dos autores Usberco e Kauffman – 3ª edição do ano de 2016, em relação à temática das mudanças climáticas e à sua relevância no Ensino Médio. A questão que norteia este trabalho é como a relação entre os processos químicos e as mudanças climáticas se apresentam nos livros didáticos de Química e o objetivo principal foi analisar como a relação entre os processos químicos e as mudanças climáticas apresentam-se nos livros investigados. Para direcionar a pesquisa nos pontos relevantes para o conhecimento químico a ser trabalhado em sala de aula, a ênfase foi dada para os termos efeito estufa e aquecimento global. De acordo com a análise, observou-se que os livros didáticos de Química são adequados para abordagem sobre questões ambientais com algumas sugestões de inserções como forma de ampliar as discussões sobre a temática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Análise documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2121
10.21439/conexoes.v16i0.2121
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2121
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v16i0.2121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2121/1587
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022001
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994111196987392