Mudança climática e o livro didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Odylio Denys Soares
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/8031
Resumo: Do ponto de vista da Física, as variações climáticas, ou mudanças climáticas, como a maioria dos autores costuma tratar, não é apenas com relação a períodos de aquecimento, mas também com eras de resfriamento ou glaciais. A nossa preocupação com o clima ou mudança climática, à primeira vista, é uma questão da nossa própria preservação ecológica do planeta Terra. A pergunta inicial é se os livros didáticos de física do ensino médio têm material suficiente, ao longo dos três anos de estudos, para uma boa formação dos alunos no tópico em questão? Como pode o professor escolher, entre textos e exercícios dos livros, quais irão contribuir para essa formação? E quando o livro não tem informação suficiente, deve o professor encontrar outras fontes de pesquisa e passar um resumo para os seus alunos? Adicionalmente, este é também o objetivo desta monografia: relacionar os problemas e complementar os dados colocando em evidência os tópicos necessários para que o aluno, ao término dos três anos de estudo, tenha adquirido conhecimento suficiente para inferir sobre as questões climáticas.
id UFRJ_b3177c7dacb957dcc8c6f6aa7539e139
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/8031
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Mudança climática e o livro didáticoMudança climáticaEnsino de físicaEnsino médioLivro didáticoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALDo ponto de vista da Física, as variações climáticas, ou mudanças climáticas, como a maioria dos autores costuma tratar, não é apenas com relação a períodos de aquecimento, mas também com eras de resfriamento ou glaciais. A nossa preocupação com o clima ou mudança climática, à primeira vista, é uma questão da nossa própria preservação ecológica do planeta Terra. A pergunta inicial é se os livros didáticos de física do ensino médio têm material suficiente, ao longo dos três anos de estudos, para uma boa formação dos alunos no tópico em questão? Como pode o professor escolher, entre textos e exercícios dos livros, quais irão contribuir para essa formação? E quando o livro não tem informação suficiente, deve o professor encontrar outras fontes de pesquisa e passar um resumo para os seus alunos? Adicionalmente, este é também o objetivo desta monografia: relacionar os problemas e complementar os dados colocando em evidência os tópicos necessários para que o aluno, ao término dos três anos de estudo, tenha adquirido conhecimento suficiente para inferir sobre as questões climáticas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de FísicaUFRJBarros, Fernando de SouzaChaves, Francisco Arthur BraunSoares, VitorvaniSantos, Antônio Carlos Fontes dosMarques, Odylio Denys Soares2019-05-21T21:00:09Z2023-12-21T03:02:09Z2012-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/8031porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:09Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/8031Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:09Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Mudança climática e o livro didático
title Mudança climática e o livro didático
spellingShingle Mudança climática e o livro didático
Marques, Odylio Denys Soares
Mudança climática
Ensino de física
Ensino médio
Livro didático
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
title_short Mudança climática e o livro didático
title_full Mudança climática e o livro didático
title_fullStr Mudança climática e o livro didático
title_full_unstemmed Mudança climática e o livro didático
title_sort Mudança climática e o livro didático
author Marques, Odylio Denys Soares
author_facet Marques, Odylio Denys Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Fernando de Souza
Chaves, Francisco Arthur Braun
Soares, Vitorvani
Santos, Antônio Carlos Fontes dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Odylio Denys Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Mudança climática
Ensino de física
Ensino médio
Livro didático
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
topic Mudança climática
Ensino de física
Ensino médio
Livro didático
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
description Do ponto de vista da Física, as variações climáticas, ou mudanças climáticas, como a maioria dos autores costuma tratar, não é apenas com relação a períodos de aquecimento, mas também com eras de resfriamento ou glaciais. A nossa preocupação com o clima ou mudança climática, à primeira vista, é uma questão da nossa própria preservação ecológica do planeta Terra. A pergunta inicial é se os livros didáticos de física do ensino médio têm material suficiente, ao longo dos três anos de estudos, para uma boa formação dos alunos no tópico em questão? Como pode o professor escolher, entre textos e exercícios dos livros, quais irão contribuir para essa formação? E quando o livro não tem informação suficiente, deve o professor encontrar outras fontes de pesquisa e passar um resumo para os seus alunos? Adicionalmente, este é também o objetivo desta monografia: relacionar os problemas e complementar os dados colocando em evidência os tópicos necessários para que o aluno, ao término dos três anos de estudo, tenha adquirido conhecimento suficiente para inferir sobre as questões climáticas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-05
2019-05-21T21:00:09Z
2023-12-21T03:02:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/8031
url http://hdl.handle.net/11422/8031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Física
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Física
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455989259829248