OS PROCESSOS QUÍMICOS E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: PERSPECTIVAS EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2121 |
Resumo: | A discussão sobre o meio ambiente é hoje um dos assuntos mais importantes para o ensino, com alertas constantes voltados aos problemas ambientais e a relação com o homem.O conteúdo sobre mudanças climáticas deve ser trabalhado no Ensino Médio (EM), como um tema incluído dentro dos livros didáticos, contribuindo para que o estudante tenha uma visão crítica sobre os impactos ambientais difundidos atualmente. Contudo, este trabalho teve o objetivo de analisar os livros didáticos de Química dos autores Usberco e Kauffman – 3ª edição do ano de 2016, em relação à temática das mudanças climáticas e à sua relevância no Ensino Médio. A questão que norteia este trabalho é como a relação entre os processos químicos e as mudanças climáticas se apresentam nos livros didáticos de Química e o objetivo principal foi analisar como a relação entre os processos químicos e as mudanças climáticas apresentam-se nos livros investigados. Para direcionar a pesquisa nos pontos relevantes para o conhecimento químico a ser trabalhado em sala de aula, a ênfase foi dada para os termos efeito estufa e aquecimento global. De acordo com a análise, observou-se que os livros didáticos de Química são adequados para abordagem sobre questões ambientais com algumas sugestões de inserções como forma de ampliar as discussões sobre a temática. |
id |
IFCE-1_cae155f5d2b88db631b4b58979084c99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2121 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
OS PROCESSOS QUÍMICOS E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: PERSPECTIVAS EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICAMudanças Climáticas. Análise de Livros Didáticos. Ensino MédioA discussão sobre o meio ambiente é hoje um dos assuntos mais importantes para o ensino, com alertas constantes voltados aos problemas ambientais e a relação com o homem.O conteúdo sobre mudanças climáticas deve ser trabalhado no Ensino Médio (EM), como um tema incluído dentro dos livros didáticos, contribuindo para que o estudante tenha uma visão crítica sobre os impactos ambientais difundidos atualmente. Contudo, este trabalho teve o objetivo de analisar os livros didáticos de Química dos autores Usberco e Kauffman – 3ª edição do ano de 2016, em relação à temática das mudanças climáticas e à sua relevância no Ensino Médio. A questão que norteia este trabalho é como a relação entre os processos químicos e as mudanças climáticas se apresentam nos livros didáticos de Química e o objetivo principal foi analisar como a relação entre os processos químicos e as mudanças climáticas apresentam-se nos livros investigados. Para direcionar a pesquisa nos pontos relevantes para o conhecimento químico a ser trabalhado em sala de aula, a ênfase foi dada para os termos efeito estufa e aquecimento global. De acordo com a análise, observou-se que os livros didáticos de Química são adequados para abordagem sobre questões ambientais com algumas sugestões de inserções como forma de ampliar as discussões sobre a temática.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)2022-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise documentalapplication/pdfhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/212110.21439/conexoes.v16i0.2121Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 16 (2022); e022001Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022001Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022001Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 16 (2022); e022001Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022001Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 16 (2022); e0220012176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttps://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2121/1587Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Brenno Ramy TeodósioVasconcelos, Ana Karine Portelade Moura, Francisco Marcôncio Targino2022-12-06T16:08:22Zoai:ojs2.conexoesnew.acessoacademico.com.br:article/2121Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2022-12-06T16:08:22Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS PROCESSOS QUÍMICOS E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: PERSPECTIVAS EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA |
title |
OS PROCESSOS QUÍMICOS E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: PERSPECTIVAS EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA |
spellingShingle |
OS PROCESSOS QUÍMICOS E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: PERSPECTIVAS EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA da Silva, Brenno Ramy Teodósio Mudanças Climáticas. Análise de Livros Didáticos. Ensino Médio |
title_short |
OS PROCESSOS QUÍMICOS E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: PERSPECTIVAS EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA |
title_full |
OS PROCESSOS QUÍMICOS E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: PERSPECTIVAS EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA |
title_fullStr |
OS PROCESSOS QUÍMICOS E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: PERSPECTIVAS EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA |
title_full_unstemmed |
OS PROCESSOS QUÍMICOS E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: PERSPECTIVAS EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA |
title_sort |
OS PROCESSOS QUÍMICOS E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: PERSPECTIVAS EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA |
author |
da Silva, Brenno Ramy Teodósio |
author_facet |
da Silva, Brenno Ramy Teodósio Vasconcelos, Ana Karine Portela de Moura, Francisco Marcôncio Targino |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcelos, Ana Karine Portela de Moura, Francisco Marcôncio Targino |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Brenno Ramy Teodósio Vasconcelos, Ana Karine Portela de Moura, Francisco Marcôncio Targino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mudanças Climáticas. Análise de Livros Didáticos. Ensino Médio |
topic |
Mudanças Climáticas. Análise de Livros Didáticos. Ensino Médio |
description |
A discussão sobre o meio ambiente é hoje um dos assuntos mais importantes para o ensino, com alertas constantes voltados aos problemas ambientais e a relação com o homem.O conteúdo sobre mudanças climáticas deve ser trabalhado no Ensino Médio (EM), como um tema incluído dentro dos livros didáticos, contribuindo para que o estudante tenha uma visão crítica sobre os impactos ambientais difundidos atualmente. Contudo, este trabalho teve o objetivo de analisar os livros didáticos de Química dos autores Usberco e Kauffman – 3ª edição do ano de 2016, em relação à temática das mudanças climáticas e à sua relevância no Ensino Médio. A questão que norteia este trabalho é como a relação entre os processos químicos e as mudanças climáticas se apresentam nos livros didáticos de Química e o objetivo principal foi analisar como a relação entre os processos químicos e as mudanças climáticas apresentam-se nos livros investigados. Para direcionar a pesquisa nos pontos relevantes para o conhecimento químico a ser trabalhado em sala de aula, a ênfase foi dada para os termos efeito estufa e aquecimento global. De acordo com a análise, observou-se que os livros didáticos de Química são adequados para abordagem sobre questões ambientais com algumas sugestões de inserções como forma de ampliar as discussões sobre a temática. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Análise documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2121 10.21439/conexoes.v16i0.2121 |
url |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2121 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v16i0.2121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/2121/1587 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Conexões – Ciência e Tecnologia of IFCE; Vol. 16 (2022); e022001 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022001 Conexões - Ciência e Tecnologia; Vol. 16 (2022); e022001 Conexões - Ciência e Tecnologia; V. 16 (2022); e022001 Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 16 (2022); e022001 Conexões 杂志 – IFCE 科技; 卷 16 (2022); e022001 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1797042066200461312 |