Design de animações educacionais : recomendações de conteúdo, apresentação gráfica e motivação para aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Marcia Maria
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/27329
Resumo: Orientador: Prof. Dr. André L. Battaiola
id UFPR_81f250aa9e84533db1bba7cf131f1500
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/27329
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Alves, Marcia MariaSpinillo, Carla GalvãoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design2020-06-25T14:57:06Z2020-06-25T14:57:06Z2012https://hdl.handle.net/1884/27329Orientador: Prof. Dr. André L. BattaiolaCoorientadora: Profa. Dra. Carla Galvão SpinilloDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 2012Bibliografia: fls. 201-207Resumo:Esta dissertação tem como objetivo principal a proposição de recomendações para o design de animações educacionais com base na literatura da área e nas expectativas de seus stakeholders. As recomendações aqui propostas foram baseadas no fato da animação ter que atender a diferentes públicos (professores e alunos) e agregar diferentes objetivos (ensinar, ilustrar, facilitar o aprendizado, motivar e transmitir uma informação). Este estudo inicia com um levantamento teórico sobre a linguagem da animação e foca em 3 âmbitos (do conteúdo, de apresentação gráfica e de motivação para aprendizagem) que são analisados para o design da animação educacional. Após o levantamento teórico são adicionadas consultas realizadas com os próprios stakeholders acerca da produção das animações. O objetivo dessas consultas foi de conciliar expectativas e objetivos de alunos, professores e designers para melhor projetar as animações enquanto objetos de aprendizagem. Os métodos utilizados são de base descritiva, qualitativa e aplicada. Entrevistas, questionários, focus group e medidas de opinião são os procedimentos adotados para coleta de dados junto aos stakeholders. A pesquisa foi concluída com um conjunto de recomendações para auxiliar o designer na construção de animações que trabalham conteúdos voltados para a aprendizagem, com uma carga visual coerente e elaborados para motivar e atender as necessidades de professores e aprendizes. As recomendações abordam situações que são propícias à confecção de uma animação, motivos de conversão de um conteúdo escolar em animação e formas de como realizar essa conversão, assim como, vários elementos que podem ser levados em conta na criação da apresentação gráfica de um conteúdo animado.Abstract: This dissertation's main objective is to propose recommendations for the design of educational animations based on the literature area and expectations of its stakeholders. The recommendations proposed here are based on the fact of the animation have to answer to different audiences (teachers and students) and include different goals (teach, illustrate, facilitate learning, motivate and convey information). This study begins with a theoretical survey on the language of animation and focuses on three areas (content, presentation graphics and motivation for learning) that are analyzed for the design of educational entertainment. After the theoretical survey are added consultations with stakeholders about their own production of animations. The purpose of these consultations was to reconcile expectations and goals of students, teachers and designers to better design the animations as learning objects. The methods used are based on descriptive, qualitative and applied. Interviews, questionnaires, focus groups and measures of opinion are the procedures adopted for data collection with stakeholders. The research was completed with a set of recommendations to assist the designers in building animations that work focused content for learning, with a load visual coherent and well-designed to motivate and meet the needs of teachers and learners. The recommendations address situations that are conducive to making an animation, reasons for conversion of a school material in animation and ways of how to accomplish this conversion, as well as several elements that can be taken into account in the creation of a graphical display of animated content.239f. : grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - DesignTecnologia educacionalAnimação por computadorDesignDesign de animações educacionais : recomendações de conteúdo, apresentação gráfica e motivação para aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARCIA MARIA ALVES.pdfapplication/pdf20184850https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27329/1/R%20-%20D%20-%20MARCIA%20MARIA%20ALVES.pdf40fd76e807864c0636ab73a25e523109MD51open access1884/273292020-06-25 11:57:06.523open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/27329Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-25T14:57:06Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Design de animações educacionais : recomendações de conteúdo, apresentação gráfica e motivação para aprendizagem
title Design de animações educacionais : recomendações de conteúdo, apresentação gráfica e motivação para aprendizagem
spellingShingle Design de animações educacionais : recomendações de conteúdo, apresentação gráfica e motivação para aprendizagem
Alves, Marcia Maria
Dissertações - Design
Tecnologia educacional
Animação por computador
Design
title_short Design de animações educacionais : recomendações de conteúdo, apresentação gráfica e motivação para aprendizagem
title_full Design de animações educacionais : recomendações de conteúdo, apresentação gráfica e motivação para aprendizagem
title_fullStr Design de animações educacionais : recomendações de conteúdo, apresentação gráfica e motivação para aprendizagem
title_full_unstemmed Design de animações educacionais : recomendações de conteúdo, apresentação gráfica e motivação para aprendizagem
title_sort Design de animações educacionais : recomendações de conteúdo, apresentação gráfica e motivação para aprendizagem
author Alves, Marcia Maria
author_facet Alves, Marcia Maria
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Spinillo, Carla Galvão
Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Marcia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Design
Tecnologia educacional
Animação por computador
Design
topic Dissertações - Design
Tecnologia educacional
Animação por computador
Design
description Orientador: Prof. Dr. André L. Battaiola
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-25T14:57:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-25T14:57:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/27329
url https://hdl.handle.net/1884/27329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 239f. : grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27329/1/R%20-%20D%20-%20MARCIA%20MARIA%20ALVES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 40fd76e807864c0636ab73a25e523109
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898874594525184