O desafio da Libras para ouvintes na Escola Graciela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belo, Jocimar Alves do Carmo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/79709
Resumo: Orientadora: Édina Mayer Vergara
id UFPR_8385f162416e8d487d41d811acf2f3ba
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/79709
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Belo, Jocimar Alves do CarmoUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e InclusãoVergara, Édina Mayer, 1962-2022-10-20T23:25:01Z2022-10-20T23:25:01Z2018https://hdl.handle.net/1884/79709Orientadora: Édina Mayer VergaraMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos Educacionais, Diversidade e InclusãoInclui referênciasEste trabalho tem por finalidade problematizar a importância da Libras no contato do ouvinte com o surdo e os desafios a prática pedagógica em sala de aula a fim de diminuir as barreiras entre o sujeito surdo e o sujeito ouvinte. Visa ainda observar as possibilidades ainda observar as possibilidades de aprendizagem que são dinamizadas quando da presença do intérprete. A igualdade, oportunidade, respeito a diversidade e valorização das diferenças, são os princípios que vêm sustentando os processos inclusivos. A Libras apesar da sua grande importância para os sujeitos surdos e seus convívios ainda não é direito plenamente. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, e observações realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental, no Município de Paranaguá onde são ofertadas aulas de libras para crianças ouvintes. Cabe ressaltar que deseja-se apresentar formas de como auxiliar os professores das escolas regulares perante a inclusão do aluno com deficiência auditiva em sala de aula. Com a pesquisa pode-se notar que na comunidade escolar são poucos os que se interessam para conhecer a Libras. A pesquisa comprova a importância da Libras para expansão das relações interpessoais com a comunidade escolar e a sociedade.1 recurso online : PDF.application/pdfSurdos - Meios de comunicaçãointerpretes para surdosLíngua de sinaisO desafio da Libras para ouvintes na Escola Gracielainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - JOCIMAR ALVES DO CARMO BELO.pdfapplication/pdf985719https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79709/1/R%20-%20E%20-%20JOCIMAR%20ALVES%20DO%20CARMO%20BELO.pdf528a796a75331fa35f8bb18e5a422912MD51open access1884/797092022-10-20 20:25:01.231open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79709Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-20T23:25:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O desafio da Libras para ouvintes na Escola Graciela
title O desafio da Libras para ouvintes na Escola Graciela
spellingShingle O desafio da Libras para ouvintes na Escola Graciela
Belo, Jocimar Alves do Carmo
Surdos - Meios de comunicação
interpretes para surdos
Língua de sinais
title_short O desafio da Libras para ouvintes na Escola Graciela
title_full O desafio da Libras para ouvintes na Escola Graciela
title_fullStr O desafio da Libras para ouvintes na Escola Graciela
title_full_unstemmed O desafio da Libras para ouvintes na Escola Graciela
title_sort O desafio da Libras para ouvintes na Escola Graciela
author Belo, Jocimar Alves do Carmo
author_facet Belo, Jocimar Alves do Carmo
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão
dc.contributor.author.fl_str_mv Belo, Jocimar Alves do Carmo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vergara, Édina Mayer, 1962-
contributor_str_mv Vergara, Édina Mayer, 1962-
dc.subject.por.fl_str_mv Surdos - Meios de comunicação
interpretes para surdos
Língua de sinais
topic Surdos - Meios de comunicação
interpretes para surdos
Língua de sinais
description Orientadora: Édina Mayer Vergara
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-20T23:25:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-20T23:25:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/79709
url https://hdl.handle.net/1884/79709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79709/1/R%20-%20E%20-%20JOCIMAR%20ALVES%20DO%20CARMO%20BELO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 528a796a75331fa35f8bb18e5a422912
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860269925728256