O ensino de filosofia e as realidades dos sujeitos do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/56989 |
Resumo: | Orientador : Prof. Me. Rondinelly Gomes Medeiros |
id |
UFPR_853879ea9dd3ccd841e8a8c88af7f1b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/56989 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Ricardo, Manoel Joaquim ModestoUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino MédioMedeiros, Rondinelly Gomes2021-06-25T19:06:52Z2021-06-25T19:06:52Z2018https://hdl.handle.net/1884/56989Orientador : Prof. Me. Rondinelly Gomes MedeirosMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino MédioInclui referênciasResumo : Este artigo tem como finalidade refletir sobre a diversidade cultural da comunidade escolar e mostrar caminhos para os profissionais da educação alcançarem bons resultados num ambiente tão diversificado de hábitos, crenças e verdades absolutas pré-estabelecidas. As pessoas agem tendo em vista a expectativa gerada por padrões culturais e papeis sociais; a diversidade cultural dos sujeitos que são oriundos de vários lugares vêm crescendo a cada dia em nossas escolas. Com o ambiente precário de muitas delas, o professor necessita ser criativo em suas aulas para ganhar a atenção de seus alunos e também precisa estimular a criticidade destes, levando-os a pensar além da simples memorização ou informação, para que venham a superar um conhecimento de tipo ingênuo. Supomos, que, para que haja progresso intelectual por parte do aluno, o educador não pode apenas repetir ensinamentos, nem olhar seus alunos de cima para baixo mas sim ser responsável por criar um ambiente onde ele e os alunos aprendam uns com as experiências dos outros para pensar soluções referentes às necessidades reais por eles vivida1 arquivo (29 p.) : PDF.application/pdfDiversidade culturalEnsino médioEducaçãoO ensino de filosofia e as realidades dos sujeitos do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MANOEL JOAQUIM MODESTO RICARDO.pdfapplication/pdf511601https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56989/1/R%20-%20E%20-%20MANOEL%20JOAQUIM%20MODESTO%20RICARDO.pdfb9a97ef9f055ca9c7edb24c621314c74MD51open access1884/569892021-06-25 16:06:52.669open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56989Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-06-25T19:06:52Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de filosofia e as realidades dos sujeitos do ensino médio |
title |
O ensino de filosofia e as realidades dos sujeitos do ensino médio |
spellingShingle |
O ensino de filosofia e as realidades dos sujeitos do ensino médio Ricardo, Manoel Joaquim Modesto Diversidade cultural Ensino médio Educação |
title_short |
O ensino de filosofia e as realidades dos sujeitos do ensino médio |
title_full |
O ensino de filosofia e as realidades dos sujeitos do ensino médio |
title_fullStr |
O ensino de filosofia e as realidades dos sujeitos do ensino médio |
title_full_unstemmed |
O ensino de filosofia e as realidades dos sujeitos do ensino médio |
title_sort |
O ensino de filosofia e as realidades dos sujeitos do ensino médio |
author |
Ricardo, Manoel Joaquim Modesto |
author_facet |
Ricardo, Manoel Joaquim Modesto |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ricardo, Manoel Joaquim Modesto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Medeiros, Rondinelly Gomes |
contributor_str_mv |
Medeiros, Rondinelly Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diversidade cultural Ensino médio Educação |
topic |
Diversidade cultural Ensino médio Educação |
description |
Orientador : Prof. Me. Rondinelly Gomes Medeiros |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-25T19:06:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-25T19:06:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/56989 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/56989 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (29 p.) : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56989/1/R%20-%20E%20-%20MANOEL%20JOAQUIM%20MODESTO%20RICARDO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b9a97ef9f055ca9c7edb24c621314c74 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860428891947008 |