Tambores emoldurados e o ensino do pandeiro brasileiro por meio de materiais didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schettini, Marcos Vinicius Lacerda
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/89193
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Ana Paula Peters
id UFPR_8b8b6b49c6fc94191f19560cc6e73797
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/89193
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em MúsicaPeters, Ana Paula, 1993-Schettini, Marcos Vinicius Lacerda2024-08-05T12:52:01Z2024-08-05T12:52:01Z2024https://hdl.handle.net/1884/89193Orientadora: Profa. Dra. Ana Paula PetersTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 05/06/2024Inclui referênciasÁrea de concentração: MúsicaResumo: Esta pesquisa volta-se à temática dos tambores emoldurados, com recorte específico sobre o ensino do pandeiro brasileiro. Em diálogo com a pesquisa histórica, documental e a educação musical, procurou-se, primeiramente, registrar os contextos e a diversidade de tambores emoldurados na música e na cultura de diferentes tradições do mundo e do Brasil. Entre a variedade de tambores emoldurados presentes na cultura brasileira, a pesquisa volta-se ao pandeiro brasileiro, destacado junto à música em fins de profissionalização no começo do século XX. Reconhecido como instrumento símbolo da música e da percussão nacional (Vidili, 2021), sua forma de execução e estética vêm sendo estabelecidas pela práxis do pandeiro "de couro", "de choro", "de samba", "estilo brasileiro" (D'Anunciação, 1992), "moderno" (Aguiar e Potts, 2020) e "grave" (Brandão, 2023). Para além de seu uso proeminente na música popular do país, a partir da década de 1990 o instrumento passa a ocupar múltiplos espaços musicais, da música comercial à música pop, da música de câmara à instrumento solista frente a obras orquestrais. Ao mesmo tempo, o crescente interesse pelo instrumento reflete-se por meio de um corpus documental substancial, tipificado por publicações de caráter instrutivo, estruturadas em formato de material didático, método, cursos e/ou videoaulas. Depositárias de saberes singulares, tais propostas didático-pedagógicas são catalogadas e analisadas na pesquisa no intuito de compreender um conjunto de conhecimentos relevantes ao ensino e à práxis do pandeiro brasileiro.Abstract: This research focuses on frame drums, more specifically, on the teaching of the Brazilian pandeiro. In dialog with historical and documentary research, as well as with works of music education, this study examines the different contexts and types of frame drums in various music and cultural traditions in Brazil and the world. Amidst the variety of frame drums present in Brazilian culture, this research analyzes the Brazilian pandeiro, highlighted alongside the professionalization of music in the early 20th Century. Known as the symbol of Brazilian music and percussion (Vidili, 2021), the pandeiro’s execution and aesthetics are being established by the praxis of "pandeiro de couro," "pandeiro de choro," "pandeiro de samba," "Brazilian style" (D'Anunciação, 1992), "modern" (Aguiar and Potts, 2020), and "grave" (Brandão, 2023). In addition to its prominent use in Brazilian popular music, from the 1990s onwards this instrument became integral to various musical spaces, including commercial and pop music, chamber music, and as a solo instrument accompanied by orchestral ensembles. Simultaneously, the increasing interest in the pandeiro is evidenced by a substantial body of scholarship, characterized by the publication of instructional materials, structured as didactic content, teaching methods, courses, and/or video lessons. In this research, such didactic-pedagogical approaches, being repositories of unique knowledge, are cataloged and analyzed to understand a set of relevant knowledge for teaching and practicing the Brazilian pandeiro.??1 recurso online : PDF.application/pdfMúsicaTambor (Instrumento musical)PandeiroMúsica - Instrução e estudoMúsicaTambores emoldurados e o ensino do pandeiro brasileiro por meio de materiais didáticosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - MARCOS VINICIUS LACERDA SCHETTINI.pdfapplication/pdf5547650https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/89193/1/R%20-%20T%20-%20MARCOS%20VINICIUS%20LACERDA%20SCHETTINI.pdfdce762c14745575acba62b67170fd021MD51open access1884/891932024-08-05 09:52:01.197open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/89193Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-08-05T12:52:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tambores emoldurados e o ensino do pandeiro brasileiro por meio de materiais didáticos
title Tambores emoldurados e o ensino do pandeiro brasileiro por meio de materiais didáticos
spellingShingle Tambores emoldurados e o ensino do pandeiro brasileiro por meio de materiais didáticos
Schettini, Marcos Vinicius Lacerda
Música
Tambor (Instrumento musical)
Pandeiro
Música - Instrução e estudo
Música
title_short Tambores emoldurados e o ensino do pandeiro brasileiro por meio de materiais didáticos
title_full Tambores emoldurados e o ensino do pandeiro brasileiro por meio de materiais didáticos
title_fullStr Tambores emoldurados e o ensino do pandeiro brasileiro por meio de materiais didáticos
title_full_unstemmed Tambores emoldurados e o ensino do pandeiro brasileiro por meio de materiais didáticos
title_sort Tambores emoldurados e o ensino do pandeiro brasileiro por meio de materiais didáticos
author Schettini, Marcos Vinicius Lacerda
author_facet Schettini, Marcos Vinicius Lacerda
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Peters, Ana Paula, 1993-
dc.contributor.author.fl_str_mv Schettini, Marcos Vinicius Lacerda
contributor_str_mv Peters, Ana Paula, 1993-
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Tambor (Instrumento musical)
Pandeiro
Música - Instrução e estudo
Música
topic Música
Tambor (Instrumento musical)
Pandeiro
Música - Instrução e estudo
Música
description Orientadora: Profa. Dra. Ana Paula Peters
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-08-05T12:52:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-08-05T12:52:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/89193
url https://hdl.handle.net/1884/89193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/89193/1/R%20-%20T%20-%20MARCOS%20VINICIUS%20LACERDA%20SCHETTINI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dce762c14745575acba62b67170fd021
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898872356864000