O livro didático é um objeto científico em disputa no campo do ensino de física?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/79383 |
Resumo: | Orientadora: Professora Doutora Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia |
id |
UFPR_8bde8dde969dbc70d073688e609ee193 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/79383 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Lous, Bruno Henrique Cersosimo, 1998-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGarcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950-2022-10-19T17:30:51Z2022-10-19T17:30:51Z2022https://hdl.handle.net/1884/79383Orientadora: Professora Doutora Tânia Maria Figueiredo Braga GarciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 08/03/2022Inclui referênciasResumo: O livro didático, no Brasil, foi valorizado nas últimas décadas como tema e objeto de pesquisa. Sua produção, sua aquisição, seu uso e sua apropriação envolvem desde as instâncias institucionais, caracterizadas pelo Programa Nacional do Livro Didático, que investe grande volume de recursos públicos anualmente (em 2020 foram R$1.390.201.035,55), as editoras que produzem e vendem livros para o governo, os autores e também os agentes escolares, como os professores que escolhem os livros e os alunos que os utilizam. A cada ano, são distribuídos cerca de 150 milhões de livros para as escolas brasileiras, o que justifica a realização de pesquisas sobre este objeto da cultura escolar (VIÑAO FRAGO, 2006), que também é uma mercadoria (APPLE, 1985). Estudos realizados no Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas/UFPR têm enfatizado a relevância de estudar os manuais escolares levando-se em consideração sua estreita relação com as disciplinas escolares, na perspectiva de Chervel (1990) e outros autores. A Física é um campo do conhecimento e uma disciplina escolar que tem sua constituição e sua história registradas e reconhecidas em diferentes trabalhos acadêmicos. As dificuldades encontradas por professores e alunos para ensinar e aprender Física na Educação Básica estimularam, a partir da década de 1970, a constituição de um campo acadêmico específico voltado à discussão e à produção de conhecimento sobre o Ensino de Física; o período coincide com a expansão da pós-graduação no país e a criação de cursos de mestrado e doutorado em Educação. Os manuais escolares usados para o ensino da Física em diferentes períodos históricos têm sido estudados nesse campo; mas apenas a partir de 2009 o PNLD passou a distribuir gratuitamente os livros para as escolas públicas, produzidos a partir dos documentos curriculares nacionais, o que produziu um aumento de interesse de pesquisadores pelo tema. A partir desse contexto e com apoio em instrumentos conceituais da sociologia de Pierre Bourdieu, foram formuladas as perguntas orientadoras desta pesquisa: Qual é o espaço ocupado pelos livros didáticos nesse campo acadêmico específico? Quem são os autores de livros didáticos que circulam no campo? Como objeto científico, ele é disputado pelos agentes desse campo? Para responder a essas perguntas, foram definidos estes objetivos específicos: a) elaboração de uma revisão sistemática para localizar papers sobre os manuais escolares apresentados no Simpósio Nacional de Ensino de Física (1970-2021) e no Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (1986-2020), identificando pesquisadores dedicados ao tema; b) levantamento de autores e livros didáticos aprovados no PNLD (2009-2021); c) análise da posição desses autores no campo acadêmico do ensino de Física, situando sua produção bibliográfica e sua produção técnica, especialmente sua participação em comissões e associações científicas de relevância no campo, publicizadas em seus currículos. A pesquisa, de natureza documental, reafirma a consolidação de um campo acadêmico de Ensino de Física no Brasil; sustenta o livro didático de Física como um objeto de pesquisa relativamente estudado nesse campo, mas especialmente por pesquisadores iniciantes; e explora elementos que permitem identificar e caracterizar os poucos agentes de maior posição que efetivamente disputam o objeto, neste campo acadêmico.Abstract: The textbook in Brazil has been valued in recent decades as a theme and object of research. Its production, acquisition, use and appropriation involve institutional instances, characterized by the National Textbook Program, which invests a large amount of public resources annually (BRL 1.2 million in 2020). It also involves publishers that sell textbooks to the government and school agents, such as the teachers who choose the books and the students who use them. Every year, approximately 150 million books are distributed to Brazilian schools, which justifies research being done on this object of school culture (VIÑAO FRAGO, 2006), which is also a commodity (APPLE, 1985). Studies carried out at the Research Center for Didactic Publications/UFPR have emphasized the relevance of studying textbooks taking into account their close relationship with school subjects, from the perspective of Chervel (1990) and other authors. Physics is a scientific field and a school subject and its constitution and history are registered and recognized in different academic works. The difficulties teachers and students meet to teach and learn Physics in Basic Education have stimulated a specific academic field to aim at the discussion and production of knowledge about the Teaching of Physics from the 1970s onwards. This period coincides with the expansion of postgraduate studies in the country and the creation of graduate programs in Education. The textbooks used for teaching Physics in different historical periods have been studied in this field. It was only in 2009, however, that the PNLD began to distribute textbooks free of charge to publics chools. These books were produced based on the national curriculum documents, which caused researchers to be more interested in the subject. From this context and with the support of conceptual instruments from Pierre Bourdieu's sociology (2004), the following questions were formulated to guide the research: What is the space occupied by textbooks in this specific academic field? Who are the authors of the textbooks circulating in the field? As a scientific object, is it disputed by the agents of this field? To answer these questions, the objectives were: a) the elaboration of a systematic review to locate papers on textbooks presented at the National Symposium on Physics Education (1970-2021) and at the Research Meeting on Physics Education (1986-2020), identifying researchers dedicated to this topic; b) a survey of authors and textbooks approved by the PNLD (2009-2021); c) analysis of the position of these authors in the academic field of Physics teaching, situating their bibliographic production and their technical production, especially their participation in relevant scientific committees and associations in the field, recorded in their curricula vitae. This documental research reaffirms the consolidation of an academic field of Physics Education in Brazil; it sustains the Physics textbook as a research object that has been studied in this field by new researchers; and it explores elements to identify the few high-leveled agents that effectively dispute the object in this academic field.1 recurso online : PDF.application/pdfLivros didáticosFísica - Estudo e ensinoEducaçãoO livro didático é um objeto científico em disputa no campo do ensino de física?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - BRUNO HENRIQUE CERSOSIMO LOUS.pdfapplication/pdf2187131https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79383/1/R%20-%20D%20-%20BRUNO%20HENRIQUE%20CERSOSIMO%20LOUS.pdfcef6ba33948a7b156d5182f6f9d6189bMD51open access1884/793832022-10-19 14:30:51.738open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79383Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-19T17:30:51Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O livro didático é um objeto científico em disputa no campo do ensino de física? |
title |
O livro didático é um objeto científico em disputa no campo do ensino de física? |
spellingShingle |
O livro didático é um objeto científico em disputa no campo do ensino de física? Lous, Bruno Henrique Cersosimo, 1998- Livros didáticos Física - Estudo e ensino Educação |
title_short |
O livro didático é um objeto científico em disputa no campo do ensino de física? |
title_full |
O livro didático é um objeto científico em disputa no campo do ensino de física? |
title_fullStr |
O livro didático é um objeto científico em disputa no campo do ensino de física? |
title_full_unstemmed |
O livro didático é um objeto científico em disputa no campo do ensino de física? |
title_sort |
O livro didático é um objeto científico em disputa no campo do ensino de física? |
author |
Lous, Bruno Henrique Cersosimo, 1998- |
author_facet |
Lous, Bruno Henrique Cersosimo, 1998- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lous, Bruno Henrique Cersosimo, 1998- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Garcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950- |
contributor_str_mv |
Garcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros didáticos Física - Estudo e ensino Educação |
topic |
Livros didáticos Física - Estudo e ensino Educação |
description |
Orientadora: Professora Doutora Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-19T17:30:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-19T17:30:51Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/79383 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/79383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79383/1/R%20-%20D%20-%20BRUNO%20HENRIQUE%20CERSOSIMO%20LOUS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cef6ba33948a7b156d5182f6f9d6189b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860299174707200 |