A formação de uma cultura científica no ensino médio : o papel do livro didático de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coimbra, Sandra Gonçalves
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/5022
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2007.
id UNB_c9a506217775200ff6eea52a7ddaaba1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/5022
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A formação de uma cultura científica no ensino médio : o papel do livro didático de físicaCiências - estudo e ensinoFísica - estudo e ensinoLivros didáticos - físicaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2007.Este trabalho constitui uma reflexão acerca da formação de uma cultura científica no Ensino Médio e do papel dos livros didáticos de Física nesse processo. Tomando as idéias de Paulo Freire como referência pedagógica do processo educativo e as de Gaston Bachelard como referência epistemológica, buscamos a construção de um olhar que nos permitisse revisitar os textos didáticos de Física voltados para o Ensino Médio. Inicialmente é discutida a relação entre a formação de uma cultura científica e o ensino de ciências, considerando o grande desafio que é desenvolver um ensino de Física que se aproprie do discurso científico bem como da crítica desse discurso, que vincule a formação científica a um contexto social, histórico, a um produto humano. Considerando o livro didático como elemento de grande influência no ensino de Física e a implantação do Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio (PNLEM) que ampliará o acesso a esse recurso, é relevante identificar como o livro didático de Física tem contribuído para a formação científico-cultural do aluno do ensino médio. Nesse sentido é proposto, a partir de uma análise dos livros didáticos de física aprovados pelo PNLEM, um conjunto de categorias analíticas que, constituindo-se enquanto um novo olhar aos referidos livros, procuram avaliar o seu potencial formativo de uma cultura científica na escola. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis dissertation is a reflection about the formation of a scientific culture in High School and the role of didactic books in Physics in it. With Paulo Freire´s ideas as a pedagogic reference of the educating process and those of Gaston Bachelard as an epistemological reference, we searched to build a vision that would let us revisit the didactic books in Physics used in High school. Initially, we discuss the relations between the formation of a scientific culture and science teaching, considering that developing the teaching of physics which suits the scientific discourse is a challenge, as well as doing a reasonable critique of that discourse that links a scientific formation to a social, historic and social context. Considering the didactic book as an element of great influence in the teaching of physics and that with the implementation of the National Didactic Book Program in High School (PNLEM) the access to it will be widened, it is relevant to identify how the didactic book in Physics has contributed to the scientific and cultural formation of high school students. Hence and starting from an analysis of the didactic books in physics approved in the PNLEM, a set of analytical categories are proposed to evaluate their formative potential of a scientific culture in high school.Laranjeiras, Cássio CostaCoimbra, Sandra Gonçalves2010-06-17T12:41:54Z2010-06-17T12:41:54Z2010-06-172007-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOIMBRA, Sandra Gonçalves. A formação de uma cultura científica no ensino médio: o papel do livro didático de física. 187 f. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/5022info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T23:02:29Zoai:repositorio.unb.br:10482/5022Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T23:02:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de uma cultura científica no ensino médio : o papel do livro didático de física
title A formação de uma cultura científica no ensino médio : o papel do livro didático de física
spellingShingle A formação de uma cultura científica no ensino médio : o papel do livro didático de física
Coimbra, Sandra Gonçalves
Ciências - estudo e ensino
Física - estudo e ensino
Livros didáticos - física
title_short A formação de uma cultura científica no ensino médio : o papel do livro didático de física
title_full A formação de uma cultura científica no ensino médio : o papel do livro didático de física
title_fullStr A formação de uma cultura científica no ensino médio : o papel do livro didático de física
title_full_unstemmed A formação de uma cultura científica no ensino médio : o papel do livro didático de física
title_sort A formação de uma cultura científica no ensino médio : o papel do livro didático de física
author Coimbra, Sandra Gonçalves
author_facet Coimbra, Sandra Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laranjeiras, Cássio Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Coimbra, Sandra Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências - estudo e ensino
Física - estudo e ensino
Livros didáticos - física
topic Ciências - estudo e ensino
Física - estudo e ensino
Livros didáticos - física
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Física, Instituto de Química, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-14
2010-06-17T12:41:54Z
2010-06-17T12:41:54Z
2010-06-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COIMBRA, Sandra Gonçalves. A formação de uma cultura científica no ensino médio: o papel do livro didático de física. 187 f. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/5022
identifier_str_mv COIMBRA, Sandra Gonçalves. A formação de uma cultura científica no ensino médio: o papel do livro didático de física. 187 f. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/5022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580852058357760