A utilização da metodologia de Peer Instruction no ensino do sistema respiratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/73980 |
Resumo: | Orientador : Roberta Chiesa Bartelmebs |
id |
UFPR_8e92337a62f8adc8721c4293de72b21c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/73980 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Santos, Thiago Ailton dos, 1998-Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências BiológicasBartelmebs, Roberta Chiesa, 1987-2022-03-14T13:51:28Z2022-03-14T13:51:28Z2020https://hdl.handle.net/1884/73980Orientador : Roberta Chiesa BartelmebsMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas.Inclui referênciasResumo : O presente trabalho é fruto de uma pesquisa da abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Buscamos analisar a eficácia da metodologia Peer Instruction no ensino de Ciências através de uma pesquisa realizada com o oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do munícipio de Palotina-PR. O estudo busca compreender como a utilização da metodologia Peer Instruction pode potencializar o ensino e aprendizagem de Ciências de forma significativa. Através de uma atividade utilizando cartões resposta, intitulados na teoria como flashcards foi possível perceber que o Peer Instruction. Além de permitir uma aprendizagem eficaz, motiva os alunos a participarem da aula. Por permitir a interação social e a discussão do conteúdo por parte dos alunos, podendo sanar dúvidas utilizando uma linguagem com a qual os mesmos estão habituados, além de constituir um método avaliativo que não gera problemas como a tensão emocional, estímulo a competitividade e clima individualista, também possui uma simples e prática aplicação podendo facilmente ser incluso no sistema de ensino. Pode-se concluir que o Peer Instruction é uma metodologia efetiva para a aprendizagem pois permite a interação social, argumentação, exposição de ideias, além de possuir fácil aplicação.1 recurso online : PDF.application/pdfMetodologiaEnsinoAprendizagemA utilização da metodologia de Peer Instruction no ensino do sistema respiratórioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALThiago_Ailton_dos_Santos_TCC.pdfapplication/pdf1452495https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73980/1/Thiago_Ailton_dos_Santos_TCC.pdf9351dc5d4ab59d1ddccac963d743a053MD51open access1884/739802022-03-14 10:51:28.903open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73980Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-03-14T13:51:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A utilização da metodologia de Peer Instruction no ensino do sistema respiratório |
title |
A utilização da metodologia de Peer Instruction no ensino do sistema respiratório |
spellingShingle |
A utilização da metodologia de Peer Instruction no ensino do sistema respiratório Santos, Thiago Ailton dos, 1998- Metodologia Ensino Aprendizagem |
title_short |
A utilização da metodologia de Peer Instruction no ensino do sistema respiratório |
title_full |
A utilização da metodologia de Peer Instruction no ensino do sistema respiratório |
title_fullStr |
A utilização da metodologia de Peer Instruction no ensino do sistema respiratório |
title_full_unstemmed |
A utilização da metodologia de Peer Instruction no ensino do sistema respiratório |
title_sort |
A utilização da metodologia de Peer Instruction no ensino do sistema respiratório |
author |
Santos, Thiago Ailton dos, 1998- |
author_facet |
Santos, Thiago Ailton dos, 1998- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Thiago Ailton dos, 1998- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bartelmebs, Roberta Chiesa, 1987- |
contributor_str_mv |
Bartelmebs, Roberta Chiesa, 1987- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia Ensino Aprendizagem |
topic |
Metodologia Ensino Aprendizagem |
description |
Orientador : Roberta Chiesa Bartelmebs |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-14T13:51:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-14T13:51:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/73980 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/73980 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73980/1/Thiago_Ailton_dos_Santos_TCC.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9351dc5d4ab59d1ddccac963d743a053 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898772320616448 |