A formação de psicólogo escolar, egresso da Universidade Federal do Paraná : o estudo do currículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Versalli, Aurelia
Data de Publicação: 1989
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/74196
Resumo: Orientadora: Heloisa Luck
id UFPR_913d58f477edcf183c812a3cff7f30ca
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74196
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Versalli, AureliaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoLück, Heloisa2022-08-19T18:43:54Z2022-08-19T18:43:54Z1989https://hdl.handle.net/1884/74196Orientadora: Heloisa LuckDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 99-103Resumo: O objetivo principal deste trabalho foi detectar como o currículo do curso de Psicologia da Universidade Federal do Paraná contribui para a formação do Psicólogo Escolar, segundo a opinião deste profissional. O pressuposto básico do estudo é de que essa formação acadêmica deve favorecer o desenvolvimento da capacidade pessoal e profissional do Psicólogo Escolar, preparando-o para assumir a diversidade de funções exigidas pela comunidade escolar. O estudo fundamenta-se numa pesquisa bibliográfica sobre a evolução da Psicologia Escolar no Brasil enfocando a prática e a formação do Psicólogo Escolar, associando-a aos currículos dos cursos de Psicologia, relacionando-os com o histórico e currículo do curso de Psicologia da Universidade Federal do Paraná. Fundamentou-se também numa pesquisa de campo, onde os dados foram coletados através de um questionário elaborado a partir da revisão de literatura e de depoimentos dos Psicólogos Escolares que atuam na área. Levantou-se dados que possibilitaram uma visão global sobre a formação do Psicólogo Escolar, os aspectos considerados positivos e negativos para a formação teórico-prática recebida, e sua aplicabilidade no desenvolvimento da prática profissional. Os dados foram obtidos junto a vinte e um Psicólogos Escolares, egressos do curso de Psicologia da Universidade Federal do Paraná, no período de dezembro de 1984 a dezembro de 1988, e que atuam em escolas do Estado do Paraná. A análise quantitativa e qualitativa dos dados e a interpretação dos resultados permitiu chegar à conclusão de que os Psicólogos Escolares estão insatisfeitos, com os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos no curso de Psicologia da Universidade Federal do Paraná para atuarem na área de Psicologia Escolar. Ficou comprovado através da prática profissional do Psicólogo Escolar que o currículo, devido a sua estruturação e aos modelos profissionais representados pela maioria dos próprios docentes, oferece uma formação limitada e restrita, o que os impedem de ter uma melhor compreensão dos processos educacionais, fato este, que vem prejudicar a atividade profissional que tem de ser implementada cotidianamente nas escolas. Com base na literatura pesquisada e nos dados obtidos com a pesquisa de campo, infere-se que para levar o Psicólogo Escolar a uma prática profissional mais efetiva, torna-se necessário pro­ mover algumas mudanças no currículo do curso de formação do Psicólogo da Universidade Federal do Paraná, no sentido de reorientar o ensino para atender as necessidades da comunidade escolar.Abstract: The main purpose of the work has been to investigate how the curriculum of the course of Psychology of the Federal University of Paraná contributes to the formation of the School Psychologyst. The basic presupposition of the research has been that such academic formation will propitiate the development of both personal and professional capacities of the School Psychologist, and thus prepare him to take over the diversity of tasks required by the school community. The research is based on a bibliographic survey on the evolution of School Psychology in Brazil, focusing on the practice and formation of the School Psychologist, linking it to the curricula of the Psychology courses, and relating them to the history and curriculum of the course of Psychology of the Federal University of Paraná. The work was also based on a field research in wich data were collected by means of a questionnaire derived from the literature revision and statements of practising School Psychologists. Data were collected to allow a general view on the formation of the School Psychologist, considering the positive and negative aspects of their theoretical and practical training, and its application to the professional practice. Data were obtained from twenty one School Psychologists of the Federal university of Paraná, in the period December 1934 to December 1988, working in state schools. Quantitative and qualitative analysis of the data and the interpretation of the results led to the conclusion that these professionals are displeased with the training received in the course of Psychology of the Federal University of Paraná. Through the professional practice of the School Psychologist, it was evidenced that the curriculum, for its structure and the professional models represented by the majority of the teaching staff provide a limited and restricted training, preventing trainees from getting a better understanding of the educational processes, a fact which hinders the professional activity to be daily implemented in schools. Based on the literatured researched and on the data obtained from the field research, it is concluded that in order to lead the School Psychologist to a more effective professional practice, a number of alterations must be introduced to the curriculum of the course of Psychology of the Federal University of Paraná, in the sense of gearing teaching to satisfy the needs of the school community.xiv, 171 f. : il., tabs. ; 30 cm.application/pdfDisponível em formato digitalPsicologos escolares - Curitiba (PR)Psicologia - Curitiba (PR) - CurriculosRedação acadêmicaEducaçãoA formação de psicólogo escolar, egresso da Universidade Federal do Paraná : o estudo do currículoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - AURELIA VERSALLI.pdfapplication/pdf7346400https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74196/1/D%20-%20D%20-%20AURELIA%20VERSALLI.pdfbbb48f1a2130d5cc7fa43a342d31280cMD51open access1884/741962022-08-19 15:43:54.994open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74196Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-19T18:43:54Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação de psicólogo escolar, egresso da Universidade Federal do Paraná : o estudo do currículo
title A formação de psicólogo escolar, egresso da Universidade Federal do Paraná : o estudo do currículo
spellingShingle A formação de psicólogo escolar, egresso da Universidade Federal do Paraná : o estudo do currículo
Versalli, Aurelia
Psicologos escolares - Curitiba (PR)
Psicologia - Curitiba (PR) - Curriculos
Redação acadêmica
Educação
title_short A formação de psicólogo escolar, egresso da Universidade Federal do Paraná : o estudo do currículo
title_full A formação de psicólogo escolar, egresso da Universidade Federal do Paraná : o estudo do currículo
title_fullStr A formação de psicólogo escolar, egresso da Universidade Federal do Paraná : o estudo do currículo
title_full_unstemmed A formação de psicólogo escolar, egresso da Universidade Federal do Paraná : o estudo do currículo
title_sort A formação de psicólogo escolar, egresso da Universidade Federal do Paraná : o estudo do currículo
author Versalli, Aurelia
author_facet Versalli, Aurelia
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Versalli, Aurelia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lück, Heloisa
contributor_str_mv Lück, Heloisa
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologos escolares - Curitiba (PR)
Psicologia - Curitiba (PR) - Curriculos
Redação acadêmica
Educação
topic Psicologos escolares - Curitiba (PR)
Psicologia - Curitiba (PR) - Curriculos
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Heloisa Luck
publishDate 1989
dc.date.issued.fl_str_mv 1989
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-19T18:43:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-19T18:43:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/74196
url https://hdl.handle.net/1884/74196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xiv, 171 f. : il., tabs. ; 30 cm.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74196/1/D%20-%20D%20-%20AURELIA%20VERSALLI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bbb48f1a2130d5cc7fa43a342d31280c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898893972209664