Funk e escola : performance, teatralidade e discurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Reinaldo Kovalski de, 1986-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/71545
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalves
id UFPR_923a95986e2f8b73aef0d77bb9d56eb7
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/71545
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Araujo, Reinaldo Kovalski de, 1986-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGonçalves, Jean Carlos, 1980-2021-07-29T19:17:19Z2021-07-29T19:17:19Z2021https://hdl.handle.net/1884/71545Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos GonçalvesTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 17/03/2021Inclui referências: p. 140-149Resumo: Discutimos os sentidos de funk no contexto escolar a partir de enunciados de estudantes do Ensino Médio, participantes de um projeto realizado durante as aulas de arte; denominado "Julieta do Futuro". O projeto é constituído por experimentações cênicas a partir de performances funk de artistas, entre eles, curitibanos. O estudo foi realizado em uma escola pública da região metropolitana de Curitiba e tem como mirante analítico os estudos de Bakhtin e o Círculo e os Estudos da Performance na Educação (Pedagogia crítico-performativa). Os resultados apontam para um revozeamento de sentidos para as performances funk na escola, apresentando reapropriações no/do/sobre o corpo funkeiro por meio de processos de escolarização que excluem e ressignificam práticas discursivo-performáticas, quando estas adentram a esfera escolar. O presente estudo também aponta para uma tentativa do ocultamento das vozes do funk realizada pela cultura da escola. Ainda, trata do seu não acolhimento como cultura popular, muitas vezes tratado como algo vil e perverso, que corromperia os corpos escolares. Ao colocarmos em diálogo: performance, funk e escola, foi possível identificar as múltiplas temáticas abordadas e problematizadas na experimentação. Questões como sexualidade, pobreza, desigualdade, machismo, sexismo, família, drogadição e identidade, foram relidas, perpassadas e questionadas a partir das vivências cênicas e performáticas realizadas pelos participantes da pesquisa. Palavras-Chaves: Funk. Escola. Performance. Discurso.Abstract: We discussed Brazilian funk in the school context taken out of precepts of high school students, who took part in a project held during art classes called "Julieta do Futuro" (Juliet of the Future). The project consists of scenic experiments from artists performing the Brazilian funk, in which amongst them were artists born in Curitiba. The study was conducted in a public school in the metropolitan region of Curitiba, and its analytical lookout is based on the study of the Bakhtin Circle and the Performing Arts in Education (Critical performative pedagogy). The results point out to a revival of the senses for funk performances in schools, presenting re-appropriations in/of/about the body of funk artists through schooling processes that exclude and re-signify discursive-performative practices in the school sphere. The following study also points to an attempt by the school's culture to silence the voices of Brazilian funk. Besides, it deals with its nonreception as popular culture, often treated as something vile and perverse that corrupts school bodies. By putting in dialogue performance, funk, and school, it was possible to identify multiple themes addressed and problematized in this experiment. Topics such as sexuality, poverty, inequality, chauvinism, sexism, family, drug addiction, and identity, were derived from the scenic and performative experiences of the participants of this research. Key-words: Funk. School. Performance. Speech.1 arquivo (156 p.) : il. (algumas color.).application/pdfEducaçao e culturaFunk (Música)Teatro na educaçãoCultura popularPerformance (Arte)EducaçãoFunk e escola : performance, teatralidade e discursoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - REINALDO KOVALSKI DE ARAUJO.pdfapplication/pdf2731206https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71545/1/R%20-%20T%20-%20REINALDO%20KOVALSKI%20DE%20ARAUJO.pdfa48a7f3c853af9500a8dfc60e7588d8fMD51open access1884/715452021-07-29 16:17:19.901open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71545Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-07-29T19:17:19Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Funk e escola : performance, teatralidade e discurso
title Funk e escola : performance, teatralidade e discurso
spellingShingle Funk e escola : performance, teatralidade e discurso
Araujo, Reinaldo Kovalski de, 1986-
Educaçao e cultura
Funk (Música)
Teatro na educação
Cultura popular
Performance (Arte)
Educação
title_short Funk e escola : performance, teatralidade e discurso
title_full Funk e escola : performance, teatralidade e discurso
title_fullStr Funk e escola : performance, teatralidade e discurso
title_full_unstemmed Funk e escola : performance, teatralidade e discurso
title_sort Funk e escola : performance, teatralidade e discurso
author Araujo, Reinaldo Kovalski de, 1986-
author_facet Araujo, Reinaldo Kovalski de, 1986-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Reinaldo Kovalski de, 1986-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Jean Carlos, 1980-
contributor_str_mv Gonçalves, Jean Carlos, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Educaçao e cultura
Funk (Música)
Teatro na educação
Cultura popular
Performance (Arte)
Educação
topic Educaçao e cultura
Funk (Música)
Teatro na educação
Cultura popular
Performance (Arte)
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalves
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-29T19:17:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-29T19:17:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/71545
url https://hdl.handle.net/1884/71545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (156 p.) : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71545/1/R%20-%20T%20-%20REINALDO%20KOVALSKI%20DE%20ARAUJO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a48a7f3c853af9500a8dfc60e7588d8f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860620484608000